Coluna Em Pauta: Lojas Pernambucanas retorna à Paulista

 

No marco da inauguração da loja número 500 no país, nesta terça-feira (13), às 10h, a Lojas Pernambucanas, empresa varejista de moda, se consolida como a maior do ramo em número de lojas próprias no Brasil. No estado de Pernambuco, já são mais de 150 empregos diretos e mais de 400 indiretos. A chegada da loja possibilita, em conjunto com a gestão atual do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, revitalizar o entorno entre as Ruas Braz Marques de Pinho Seabra e Francisco S. Costa, conhecidas pelas diversas atividades comerciais. Para isso, foi construído um acesso que facilitará o deslocamento dos moradores, valorizando a região. Além disso, em breve, no mesmo local, a população poderá contar com um centro comercial composto por lojas de diversos segmentos, na qual a Pernambucanas é a primeira delas.

A unidade de Paulista será a 35ª inaugurada pela empresa em 2022, somando assim 7 lojas em Pernambuco, e está situada na mesma localidade onde residia a família de Herman Theodor Lundgren, fundador da varejista há mais de 115 anos. Com uma área de 1.441 m², contará com um espaço dedicado à sua história – Espaço Nossa Casa – e tem o objetivo de replicar o Memorial Pernambucanas da sede localizada no estado de São Paulo. Nesta mesma unidade, os visitantes terão a oportunidade de apreciar a exposição permanente de objetos, imagens, e de uma linha do tempo em vídeos contando a história da empresa. Tanto a entrada do Espaço Nossa Casa quanto a da loja contarão com uma réplica do famoso Grilo, ícone que representa a marca, que se tornou conhecido na década de 30 por ser o guardião dos melhores preços.

No portfólio da Pernambucanas, estão produtos como vestuário feminino, masculino e infantil, além de itens de lar, como cama, mesa e banho, e ainda, eletroportáteis, telefonia e informática. A loja também reúne as demais categorias de produto como a linha esportiva, bijuterias, brinquedos, além do Espaço Beleza. Em conversa com a imprensa da Prefeitura de Paulista, o CEO da empresa, Sergio Borriello, expressou toda importância de voltar para onde a história das Lojas Pernambucanas teve início.

“Após 115 anos, é um orgulho estar presente na cidade onde tudo começou. Resgatar esse momento em Paulista, é respeitar a história. Quem respeita a história constrói o futuro”. Além disso, Borriello destacou ainda, três simbologias para esse marco. “A primeira delas é o número 500, onde temos a representatividade das Pernambucanas ser a maior rede de lojas do setor varejista do País. A segunda é estar de volta ao município de origem do nome que levamos (Pernambucanas), e finalmente, a terceira trata de coincidências ímpares, pois na Rua da Consolação, em nossa sede em São Paulo, nós temos a Estação da Linha Amarela do Metrô que se chama Paulista, em alusão ao estado e que tem a cor amarela de nossa marca, entretanto, compramos os direitos de imagem e nome da mesma para homenagear toda essa história e ao município de Paulista, passando a se chamar Paulista Pernambucanas. Voltar à cidade demonstra não só a solidez da companhia como a confiança na Região Nordeste, em Paulista e no Brasil”, concluiu o CEO da Pernambucanas.

 

Sesc PE abre inscrições para o ano letivo 2023

 

 

Estão abertas as inscrições para o ano letivo 2023 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Sesc/PE. São ofereceidas 565 vagas, em 12 unidades espalhadas pelo estado, da Alfabetização ao Ensino Médio. Para se inscrever, os interessados precisam ter idade mínima de 15 anos para Ensino Fundamental e 18 anos para Ensino Médio e visitar a Central de Relacionamento das unidades. A EJA é gratuita e as aulas estão previstas para dia 6 de fevereiro. As unidades Sesc que possuem EJA são Arcoverde, Araripina e Bodocó, no Sertão; Belo Jardim, Buíque, Caruaru, Garanhuns e Surubim, no Agreste; Goiana, na Zona da Mata Norte; Piedade, Santo Amaro e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Os documentos exigidos são RG, CPF, Histórico Escolar (caso já tenha estudado anteriormente), comprovante de residência e foto 3×4. Se o aluno é menor de idade, precisa estar acompanhado de um responsável.

A EJA do Sesc PE adota metodologia que visa o fortalecimento das ações educacionais, com foco na linha sociointeracionista. Por isso, trabalha um processo de ensino e aprendizagem que tem como pauta a realidade do aluno. “O Sesc vê a educação como um processo extremamente importante para a formação de cidadãos e, consequentemente, para a promoção da qualidade de vida”, afirma Ana Freire, gerente regional de Educação do Sesc PE. Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na RMR, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer os cursos e realizar a inscrição. Informações sobre o Sesc, www.sescpe.org.br.

 


Estado homologa concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco

 


O Governo de Pernambuco homologou o concurso para professor da Educação Básica. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara nesta segunda-feira (12.12). Com 2.907 vagas, o primeiro certame ofertou vagas para as diversas áreas de formação com o objetivo de atender os eixos temáticos e suas respectivas disciplinas. As provas foram aplicadas no dia 21 de agosto, em cidades atendidas por todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GRE).”Esse é mais um passo decisivo para fortalecer o nosso ensino público e assegurar a nossa permanência entre os estados com a melhor educação do país”, afirmou o governador. Além do concurso para Professor da Educação Básica, o Estado já realizou certames para Analista em Gestão Educacional e Assistente Administrativo Educacional. Nos próximos dias, a Secretaria de Educação e Esportes deve divulgar um terceiro edital, para Professor do Conservatório de Música, da Educação Profissional e Especial, totalizando 3.714 vagas.

“O concurso foi organizado para atender a necessidade da Secretaria de Educação, tanto em relação às disciplinas, já que serão ofertadas vagas para todas áreas, quanto para todo o território do Estado. Para isto, o Edital organizou as vagas considerando as disciplinas/localidade distribuídas em 13 polos que contemplam 16 Gerências Regionais da Educação”, explicou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.Os últimos certames promovidos pela SEE foram lançados em 2015, contemplando as áreas da Educação Básica, Profissional e Especial/Inclusiva, com vigência até 2019, após nomeação de mais de 4 mil candidatos aprovados. Naquela oportunidade, só foram ofertadas vagas para as disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Física, Matemática, Física, Química e Biologia.Confira a quantidade de vagas por disciplina do concurso para professores:

Português – 601
Matemática – 502
Biologia – 334
História – 285
Geografia – 221
Educação física – 218
Química – 199
Física – 192
Inglês – 134
Filosofia – 76
Artes – 63
Espanhol – 43
Sociologia – 39

Link para o pronunciamento do governador: https://we.tl/t-1nzg8fG4DM

 

1ª Cãominhada Dezembro Verde reúne vários animais e tutores em Caruaru

 


A manhã deste domingo ultimo (11), em Caruaru, foi marcada pela 1ª Cãominhada Dezembro Verde, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. O evento foi um sucesso e contou com a participação de diversos tutores com seus pets, num momento de confraternização e conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais. A iniciativa, realizada pelo vereador Anderson Correia (PP), contou com o apoio da Prefeitura de Caruaru, que disponibilizou, por meio da Secretaria de Saúde, vacinas antirrábicas para diversos cães que estiveram no evento. Criador do projeto, o vereador Anderson Correia ressaltou a importância da conscientização da população quanto ao Dezembro Verde. “A Cãominhada foi um sucesso graças a todos que apoiaram essa ideia. Foi um momento de confraternização e de alerta para algo que já fazemos o ano inteiro no nosso mandato, que é a luta contra os maus-tratos e o abandono de animais. Quero agradecer a todos que nos apoiaram, aos parceiros, ao Poder Executivo e a minha equipe por todo trabalho executado com êxito. Ano que vem tem mais, vamos seguir firmes em prol dos animais não-humanos do nosso município”, lembrou o vereador.

 

Estudantes apresentam projetos sociais para o Pilar

 


Desenvolver a comunidade do Pilar, no Recife, impulsionando negócios e capacitando pessoas, é a tônica das soluções pensadas e propostas por 30 estudantes da capital pernambucana. Eles integram a segunda turma do “Juventude Code: clube de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social”.O objetivo da iniciativa, idealizada e executada pelo Porto Digital e apoiada pelo Instituto MRV, por meio do programa Educar para Transformar, é ampliar as competências de estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, naquela localidade, e lançar ao mercado ideias prototipadas que possibilitem melhoria na vida dos moradores.

Nesta turma, divididos em três grupos, estudantes apresentaram propostas para formação profissionalizante e alfabetização de jovens e idosos e a criação de uma rádio comunitária para a divulgação dos serviços e comércios informais da região.“O Juventude Code é uma proposta do Porto Digital para integrar estudantes da ETE Porto Digital, que é uma escola pública de referência, com o próprio parque tecnológico e com a comunidade do Pilar, que fica aqui no coração do Bairro do Recife. O impacto que essa ação pode ter é não só com a apresentação de soluções que podem ajudar os moradores da região, mas apontar uma possibilidade de carreira na área de tecnologia para esses jovens”, indica o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Com a conclusão desta turma, que já é a segunda, o projeto contabiliza a formação de 60 jovens. Durante seis meses, cada grupo participa de imersões no Pilar para entender problemas da comunidade e são estimulados a pensar em soluções sob a ótica da programação. Ao final de cada semestre, eles apresentam os projetos finalizados e aptos para serem para o mercado.”É maravilhoso ver o empenho desses jovens para mudar o local onde moram. O objetivo do Educar para Transformar é exatamente esse, promover as transformações por meio da educação e potencializar as iniciativas dos nossos realizadores do futuro Brasil à fora. E, em Recife, o Porto Digital tem sido uma grande parceira para nos ajudar nesta missão. Essa ação em conjunto nos permite levar metodologia ativa para dentro das escolas, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos, sejam professores, estudantes e/ou comunidade”, afirma Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV, braço social da MRV&Co.

Sobre o Porto Digital: é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, eleito, por três vezes, o melhor parque tecnológico do País pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Instalado na área central do Recife, o polo abriga mais de 350 empresas, com quase 15 mil profissionais e empreendedores e faturamento anual de cerca de R$ 3,67 bilhões em 2021 com foco em produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Sobre o Instituto MRV: O MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Com 1% do lucro líquido da companhia destinado para essas ações, foi possível proporcionar um futuro melhor para mais de 1,1 milhão de pessoas em sete anos. Saiba mais em institutomrv.com.br

 

Programa Saúde na Escola faz balanço de 2022



O Programa Saúde na Escola (PSE) de Olinda fez um balanço do ano letivo de 2022. A coordenação registrou uma média de 60 escolas do ensino fundamental I e II da rede municipal e estadual que foram visitadas, bem como constatou aproximadamente cinco mil alunos com idades a partir de cinco anos foram contemplados com as ações de saúde. A iniciativa das ações é da Secretaria de Saúde do município, através da Diretoria de Atenção Básica, que conta com apoio de outras coordenações e funcionários das unidades da rede, bem como alunos da Faculdade de Medicina de Olinda, FACHO e FACOTTUR.No fundamental 1, a equipe do PSE realizou atividades com aplicação e orientação bucal,antropometria, vermífugo, atualização vacinal, prevenção ao covid, prevenção as arboviroses, combate ao bullying e outras violências.

Já as ações voltadas aos alunos do ensino fundamental II, aconteceram palestras sobre vários tipos de violências como: auto mutilação, preconceitos,abusos e exploração infantil, Bullying, além de orientação bucal, prevenção às arboviroses, nutrição e gravidez na adolescência. Aos alunos do ensino médio e Educação para Jovens e Adultos, foram ministradas palestras de combate às violências como: automutilação, abuso e exploração sexual, violência contra a mulher, preconceitos,Saúde da Mulher e do Homem, anticonceptivos, gravidez na adolescência, infecção sexualmente transmitida e atualização vacinal.

Olinda: 40 anos de Patrimônio Histórico Mundial

 


O prefeito Professor Lupércio participou, na manhã desta segunda-feira (12), da cerimônia de abertura da Semana de Preservação, em comemoração aos 40 anos do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O evento segue até sexta (16) . A abertura contou com a presença das Secretarias de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, de Educação, representantes da Condepe/Fidem, Iphan de Olinda, Fundarpe, Instituto Histórico de Olinda e Procuradoria de Olinda. Em 1980, o Congresso Nacional concedeu à cidade o registro de Monumento Nacional. Dois anos depois, em 1982, a Unesco conferiu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, tornando-se a segunda cidade brasileira a receber tal honraria. “Estamos comemorando uma data tão importante para a nossa cidade tão charmosa. Cidade essa que é conhecida mundialmente por ter também um povo hospitaleiro, além de ser uma das cidades mais visitadas do Estado de Pernambuco”, declara Lupércio.

“Nós estamos lançando na Semana de Preservação, o livro Patrimônios Mundiais do Brasil. Olinda é a segunda cidade patrimônio mundial tombada pela Unesco, no dia 14 de dezembro de 1982. A primeira foi Ouro Preto/MG, em 1980. Por isso afirmo como é prazeroso defender um patrimônio que não é meu, não é de ninguém e sim da humanidade, de Pernambuco, do Brasil”, destaca Odin Neves, secretário executivo de Patrimônio de Olinda.O circuito especial vai contar com workshops gratuitos, promovidos por historiadores e pesquisadores, para discutir os avanços já conquistados e os desafios para manutenção do conjunto arquitetônico presente em Olinda.

“Nós precisamos nos unir como país, como nação e o Patrimônio Mundial é primordial para favorecer isso. Olinda é uma das vitrines que nós temos nesse País, e está numa lista de bens no mundo que merecem o reconhecimento que conta uma realidade que ajuda a compreender o processo civilizatório da humanidade. Esse é o sentido do patrimônio mundial. É ajudar a contar algo para que, no futuro, os que vierem possam saber de onde vêm, o que aconteceu antes, porque somos assim”, declara Marcelo Brito, professor e palestrante da Semana de Preservação. Durante a semana de festividades, o público irá se encantar, ainda, com apresentações teatrais; espetáculos de performance e dança; e exibições de vídeos ao ar livre, abraçando toda a comunidade. A Catedral Metropolitana, no Alto da Sé, também será palco de intervenções. A programação segue até a sexta-feira (16), incluindo também uma feira típica, atraindo os olhares de moradores e visitantes.

 

Público lota a galeria do InstitutoRB para conferir o espetáculo Natal Encanto

 

 

Com ingressos esgotados, o Instituto Ricardo Brennand na Várzea movimentou, na tarde do último domingo (11), mais uma cantata natalina com a exibição do espetáculo Natal Encanto do Aria Social, que contou com a direção de Cecília Brennand. A belíssima apresentação foi aclamada pelo público e mostrou um repertório especial com músicas tradicionais natalinas e também com uma adaptação da Missa Armorial de Capiba.

 


As músicas foram entoadas por um coral de 38 vozes, um grupo de 22 violonistas e um coro infantil. Todos alunos do projeto Aria Social, além de uma uma orquestra de câmara foram convidados para participar do espetáculo que faz parte do calendário de atividades alusivas aos 30 anos do Aria Social. A direção musical foi de Rosemary Oliveira e a direção artística de Ana Emília Freire.

Blogdellas com assessorias e veículos. Fotos: Divulgação

Compartilhar