Coluna Em Pauta: Inadimplência e endividamento atingem maiores valores em 12 anos

O percentual de famílias inadimplentes, aquelas com dívidas em atraso, atingiu 30% em setembro. É a primeira vez que o índice chega a esse percentual e, portanto, é o valor mais alto da série histórica da pesquisa iniciada em 2010 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em agosto, o número de inadimplentes subiu para 29,6%. Na comparação com setembro de 2021, o indicador cresceu 4,5 pontos, já que o percentual era de 25,5% na ocasião. A parcela de famílias endividadas, ou seja, com qualquer dívida (em atraso ou não) também bateu recorde no país em setembro: 79,3%. Em agosto, o percentual era de 79%. Em setembro do ano passado, 74%.

O endividamento das famílias mais pobres, ou seja, aquelas que ganham menos de dez salários mínimos, chegou a 80,3%. É a primeira vez que a parcela supera os 80%. “Embora os atrasos tenham crescido no mês e no ano entre os consumidores nas duas faixas de renda, as dificuldades de pagamento de todos os compromissos do mês são mais latentes entre as famílias de menor renda”, disse a economista da CNC Izis Ferreira. Entre as mulheres, o percentual de endividamento é maior (80,9%) do que entre os homens (78,2%). As famílias que não têm condições de pagar suas dívidas ficaram em 10,7%, abaixo dos 10,8% e agosto, mas acima dos 10,3% de setembro do ano passado. Entre os tipos de dívida que mais cresceram em relação a setembro do ano passado estão cartões de crédito (que subiu de 84,6% para 85,6% do total de dívidas), carnês de loja (de 18,8% para 19,4%) e cheque especial (de 4,6% para 5,2%).


Olinda: Cursos profissionalizantes começam segunda-feira, 17



A Prefeitura de Olinda está com inscrições abertas para diversos cursos profissionalizantes. São, ao todo, 1.080 vagas em diversas áreas: eletricista residencial, refrigeração, corte e costura, operador de caixa, garçom, encanador, camareira, atendimento e recepção, assistente administrativos, agente de saúde e cuidador de idosos. Os interessados precisam se cadastrar no site www.invar.org.br ou www.seteq.pe.gov.br e escolher a vaga. As aulas têm início na próxima segunda-feira (17). A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o Governo do Estado e Instituto de Educação e Tecnologia Vale Ribeira (Invar). Envio sugestão sobre o Fórum Sesc da Longevidade, que vai acontecer nesta quinta e sexta, para falar sobre envelhecimento e a qualidade de vida da pessoa idosa. A programação é gratuita e contará com nomes como o Alexandre Kalache, médico-gerontólogo e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, que vai palestrar sobre a década do envelhecimento saudável. Além deste tema, teremos “Feminização da velhice”, “Os efeitos do idadismo na saúde física e mental”, entre outros.


Recife sedia 4ª edição do Fórum Sesc da Longevidade


O Recife vai sediar a quarta edição do Fórum Sesc da Longevidade, nos próximos dias 13 e 14. O evento é gratuito e as inscrições acontecem no https://digital.sescpe.com.br. Alinhada com a OMS, que declarou a ‘Década do envelhecimento saudável’ para 2021 a 2030, o Sesc traz o tema como norteador da programação, que na Universidade Católica de Pernambuco, parceira na realização do evento, no bairro da Boa Vista. Durante os dois dias, cerca de 500 participantes, entre pessoas idosas, estudantes e profissionais que atuam com essa faixa etária, poderão participar de atividades, como palestras, oficinas e atividades culturais. Entre os convidados, está Alexandre Kalache, médico-gerontólogo e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil que fará a palestra de abertura, discutindo o tema central “Década do envelhecimento saudável”, às 14h30. Às 14h, o “Coral Cantar é Viver”, do Sesc Santo Amaro, dará as boas-vindas ao público. Encerrando a agenda da quinta, o Grupo Sedução, do Sesc Piedade, fará outra apresentação cultural.

Na sexta-feira (14), a agenda do Fórum começa pela manhã, com a recepção do Grupo Vitalidade, do Sesc Casa Amarela, às 8h20. Às 9h, nas salas do sétimo andar do Bloco G, acontecerão cinco debates: “Os efeitos do idadismo na saúde física e mental”, com a especialista em gerontologia e gerente de Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, Cora Cacilda; “Avosidade – relação avós e netos”, com a pesquisadora e doutora em psicologia, Cristina Brito; “Direitos da pessoa idosa”, com o presidente da Comissão de Direito da
Pessoa Idosa da OAB, José Maria; “Feminização da velhice”, com a pedagoga e especialista em gerontologia, Elba Sobral; e “Intergeracionalidade, seus desafios e oportunidades”, com a doutora em psicologia clínica e coordenadora da especialização em gerontologia da Unicap, Cirlene Francisca. Às 11h20, o Grupo Boa Esperança, do Sesc Ler São Lourenço da Mata, vai se apresentar no hall do Bloco G. Além dos debates, a sexta, nas salas: “Estimulação cognitiva x oficina de memória”, com a pesquisadora do Transtorno do Neurodesenvolvimento e Envelhecimento, Elizete Viana Maciel; “Inclusão digital”, com a instrutora de informática e técnica em redes de computadores, Maria Aparecida Francelino da Silva; “A sexualidade através da dança circular”, com Virgínia Costa Neves, especialista em gerontologia e focalizadora em dança circular; e “Proidoso – uma proposta de inclusão social da pessoa idosa”, com a mestre em enfermagem e doutora em nutrição, Anna Karla Tito Borba, e a mestre em gestão pública e assistente social, Marta Lopes Gomes. A palestra de encerramento será comandada pela presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco, Ana Karina Gurgel. Ela vai falar sobre “Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Velhice não é doença”. Por fim, o Grupo Vida, do Sesc Ler Goiana, fará a culminância com apresentação cultural no hall do Bloco G.

 

 

Última chance para se preparar para o ENEM 2022


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Até lá é hora de segurar a ansiedade e ir fundo nos estudos. Uma boa oportunidade de ampliar e testar os conhecimentos é o Simuladão ENEM Action, o último do ano, que acontece no dia 29 de outubro, a partir das 13h, de forma online. As inscrições para o simuladão são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de outubro, até ao meio-dia, no site:  https://simuladaodoenem.com.br. A prova, aplicada em parceria com a Estácio e a Wyden, contará com 60 questões objetivas, de todas as áreas do conhecimento e a redação. O método de correção será baseado na metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma usada pelo INEP e que permite ao candidato mapear, com mais de 90% de assertividade, a nota que tiraria no ENEM oficial. O resultado será divulgado na página do simuladão, no dia 7 de novembro, às 18h.

Sobre o ENEM Action – O ENEM Action é uma plataforma online e gratuita de preparação para o ENEM. A partir de um simples cadastro, o usuário tem acesso permanente a apostilas de todas as áreas do conhecimento, aulas comentadas em vídeo, correção de provas do ENEM de anos anteriores, workshop de redação, minissimulados e e-books que o permitem revisar o conteúdo programático previsto para o Exame Nacional do Ensino Médio.


Comércio do Centro será facultativo e shoppings abrem em horário especial




O movimento do final de semana aqueceu as vendas e animou a expectativa dos lojistas para os negócios com o Dia das Crianças. A estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) subiu de 10% para 15%, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Tivemos uma boa surpresa esse final de semana e percebemos um movimento acima do esperado, no Centro do Recife, principalmente no bairro de São José, e também nos shoppings”, avaliou o presidente da CDL Recife, Fred Leal. O representante do varejo recifense acredita que esses dois dias – hoje (10) e amanhã (11), que antecedem o feriado nacional da quarta-feira (12/10) – serão animadores. Nesta quarta-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e
também em comemoração ao Dia das Crianças, o funcionamento das lojas do Centro será facultativo, enquanto shoppings centers da Região Metropolitana do Recife abrirão as portas em horário especial na data.

Centro do Recife e bairros – o horário de funcionamento será facultativo, conforme convenção coletiva da categoria.

*Recife
Shopping Recife – das 12h às 21h.
RioMar Shopping – das 12h às 21h.
Shopping Boa Vista – das 11h às 19h.
Shopping Tacaruna – das 12h às 21h.
Plaza Shopping – das 12h às 21h.

*Olinda
Shopping Patteo Olinda – das 12h às 21h.

*Paulista
Paulista North Way Shopping – das 12h às 21h.

*Camaragibe
Camará Shopping – das 12h às 21h.

*Jaboatão
Shopping Guararapes – das 9h às 22h.

*Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada – das 10h às 22h.

*Igarassu
Shopping Igarassu – das 12h às 20h.

*Moreno
Recife Outlet – das 9h às 21h.


Dia Mundial da Saúde Mental

 

 

 

Nesta última segunda (10) foi comemorado em todo o planeta o Dia Mundial da Saúde Mental. Nesses tempos de quase pós-pandemia de covid-19, a doença continua afetando a saúde mental de grande número de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia criou uma crise global para
a saúde mental, alimentando estresses em curto e longo prazo, e minando o bem-estar emocional de milhares de pessoas ao redor do mundo. Nesse contexto, de acordo com especialistas, a manifestação dos efeitos da doença pode se tornar permanente tanto para pacientes e suas famílias, quanto para
profissionais da área da saúde.

Para o especialista em terceira idade e saúde mental Davi Fiuza Diniz, o papel das associações de pacientes e familiares nesse processo de reabilitação é muito importante. Ele cita o trabalho da Associação em Defesa
da Saúde Mental (ADSM) – organização não governamental (ONG) cearense -, que busca dar apoio aos pacientes por meio de terapias de grupo e de atendimento com familiares e cuidadores, e de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de saúde e de outras áreas. Diniz, que trabalha na ADMS, afirmou que muitos dos problemas mentais dos assistidos pela associação se agravaram durante a pandemia. Ele mesmo sentiu esse problema por ter na família duas pessoas com transtornos mentais. “Eu sei o que é essa dor”, afirmou. Hoje, seus parentes estão estabilizados depois de participar de terapias de grupo na ONG.

“A gente busca mostrar para pessoas e familiares que tenham alguém na família com problema emocional que, quando saírem do psiquiatra ou do psicólogo, eles têm suporte. Existe toda uma conduta para dar equilíbrio emocional. A Associação tem vários serviços com essa finalidade: dar suporte para as pessoas que apresentam algum problema e, também, para os familiares que estão acompanhando, porque também precisam de apoio”, disse Diniz.


Redação com veículos e assessoria – Fotos: Divulgação.

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar