Hora extra? Só se o chefe for homem

 

Um estudo da London Business School chegou a uma conclusão: funcionários reagem pior a pedidos de trabalho extra feitos por chefes mulheres – e tendem a negá-los com mais frequência do que quando são feitos por líderes homens. A pesquisa foi feita com dados de mais de 250 mil funcionários de startups fundadas em Portugal entre 2002 e 2012. A ideia era ver se, na prática, os trabalhadores de empresas lideradas por mulheres trabalhavam menos. Resultado: as jornadas de trabalho normais foram praticamente idênticas entre startups com líderes homens e mulheres, com uma diferença de apenas 1% de labuta a menos nas firmas encabeçadas por elas.

Quando a métrica foi hora extra, porém, as coisas mudaram. Os funcionários faziam, em média, 1,4 hora a menos por mês em empresas chefiadas por mulheres. Corresponde a um total de 7% a menos de oferta de trabalho nas startups delas – um percentual que, argumentam os autores, é suficiente para prejudicar o desempenho da empresa. Um novo estudo mostrou que funcionários tendem a negar mais pedidos de hora extra de líderes mulheres do que de homens – porque veem nelas menos autoridade. Para tentar entender de onde vinha essa diferença, os cientistas partiram para um experimento prático: criaram uma empresa fictícia e contrataram pessoas para “freelar” nela de forma online. Era uma tarefa simplória, que envolvia contar a quantidade de pessoas em fotos e escrever breves legendas. Não durava mais do que
alguns minutos.

Quando os participantes terminavam a missão, porém, eram convidados a trabalhar mais um pouquinho nas tarefas, sem pagamento adicional. Quando a empresa fictícia era comandada por mulheres, a taxa de rejeição à hora extra era maior – e, mesmo quando aceitavam, ficavam menos tempo no trabalho extra (em relação às situações em que o pedido era feito por líderes homens).

Depois do experimento, os participantes foram convidados a explicar suas decisões. Com isso, os pesquisadores concluíram: os “funcionários” viam menos autoridade nas mulheres e, portanto, se sentiam mais livres para negar trabalho extra, enquanto com homens se sentem pressionados a cumpri-lo, mesmo que não haja uma pressão de fato.

Olinda celebra 40 anos de Patrimônio Histórico Mundial e Cultural da Humanidade

 


Olinda celebra, neste mês de dezembro, quatro décadas do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Para marcar a data, a Prefeitura da dá início a uma série de atividades, com ponto de partida nesta segunda (12), por meio da Semana de Preservação – Olinda 40 Anos de Patrimônio Mundial. A iniciativa vai promover discussões e atrações, em diferentes pontos, abordando a conscientização. Haverá palestras, apresentações musicais e exposição . A agenda segue até a sexta(16), com feira típica.

O circuito especial vai contar também workshops gratuitos, promovidos por historiadores e pesquisadores, para discutir os avanços já conquistados e os desafios para manutenção do conjunto arquitetônico presente em Olinda. O público poderá se encantar, ainda, com apresentações teatrais; espetáculos de performance e dança; e exibições de vídeos ao ar livre. A Catedral Metropolitana, no Alto da Sé, também será palco de intervenções.

Orgulho para Pernambuco, o caminho para Olinda se tornar Patrimônio Mundial começou em 1937, quando os monumentos do Sítio Histórico foram tombados. A partir daí, uma série de ações foram implementadas para preservação do conjunto arquitetônico, histórico e cultural da cidade. Em 1980, o Congresso Nacional concedeu o registro de Monumento Nacional. Dois anos depois, em 1982, a Unesco conferiu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, tornando-se a segunda cidade brasileira a receber tal honraria. Desde a época, até os dias atuais, a Marim dos Caetés assinala refinamentos elaborados na decoração das suas principais estruturas urbanísticas e arquitetônicas, contrastando com a charmosa simplicidade do casario. São estruturas dotadas de cores vivas ou com as fachadas revestidas em azulejos, capazes de retratar uma ampla carga histórica. Suas ladeiras, famosas no mundo todo, carregam presente e passado de encantamento, uma infinidade de acontecimentos que vão bem além da graça do Carnaval. Os recortes trazem consigo a memória de pessoas que se dedicaram – e continuam a se dedicar – à manutenção daquilo que Olinda tem de mais precioso: seu povo, a cultura e a vida da cidade.


Natal Premiado chega para incentivar vendas do fim de ano

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife) lançou na última sexta-feira (09) o Natal Premiado 2022. É uma campanha de prêmios que movimenta o comércio de rua e as lojas dos shoppings da RMR, como o Shopping Recife, Plaza, Rio Mar, Boa Vista, Tacaruna, Guararapes, Costa Dourada, North Way, Igarassu, Patteo Olinda e Camará.

A ação está ativa do dia 09.12 até às 22h do dia 24.12, com o cadastramento de compras a partir do valor de 50 reais no mesmo cupom fiscal. O regulamento está disponível no site natalpremiado2022.com.br. Entre os prêmios, serão sorteados 1 Hyundai HB20 Sedan, 1 caminhão de prêmios e 3 TVs de 50”. Além dos consumidores, vendedores e gerentes também podem ganhar 10 vales-compras de R$1.000,00 cada. O sorteio acontecerá no dia 30.12, às 10h, na sede da CDL Recife, na Boa Vista. A promoção tem validade para Recife e Região Metropolitana.

“O Natal Premiado 2022 vem somar aos esforços que a CDL Recife vem fazendo para trazer oportunidades de recuperação de vendas para o nosso varejo. No esteio de grandes campanhas, que já estão consolidadas no nosso calendário, esta ação proporcionará um apelo ainda maior para as vendas de final de ano. É o momento de aproveitar, crescer e já começar 2023 com novas e melhores perspectivas”, diz o presidente da CDL Recife e também do Sindilojas, Fred Leal. Segundo ele, a expectativa da CDL Recife é que as vendas de final de ano cresçam entre 10% e 15%, na comparação com o mesmo período de 2021.

Como concorrer: Para participar, é preciso fazer compras no período da campanha (entre 09 e 24 de dezembro), em um dos estabelecimentos cadastrados na promoção. Cada R$ 50,00 em compras garante um cupom para concorrer aos prêmios. O consumidor que realizar o pagamento na maquininha da Rede, ao invés de um, vai receber três cupons e realizando o pagamento com cartão Mastercard, na maquininha da Rede, garantirá 5 cupons para participar do sorteio.

Este ano a troca de cupons poderá ser feita on-line e cadastradas no site natalpremiado2022.com.br, onde também é possível acessar o regulamento e outras informações. Ou ainda no ponto físico no Pátio do Livramento, durante o período da ação.

Prêmios para consumidores e vendedores: além da chance de concorrer a um automóvel HB20 Sedan e três televisores de 50 polegadas, os participantes que efetivarem sua participação no Natal Premiado 2022 podem ganhar um caminhão cheio de produtos, como cama box, fogão, batedeira, sofá, ferro de passar, espremedor, sanduicheira, geladeira e muitos outros itens.

Os vendedores das lojas participantes também concorrem a prêmios. O profissional que efetuou a venda para o cliente premiado ganhará um cartão pré-pago no valor de mil reais.

Atrações culturais: a campanha Natal Premiado 2022, além de presentear consumidores, lojista e também vendedores, promoverá ações culturais com mini orquestra itinerante e Papai Noel no Ponto de Troca, no Centro do Recife, trazendo a experiência do espírito natalino aos clientes.

 

Shopping Patteo Olinda tem horário especial em dezembro

 

 

Para garantir mais comodidade para os clientes neste período de final de ano, o Shopping Patteo Olinda vai funcionar em horário especial no mês de dezembro. No ultimo domingo, dia 11 , as operações do mall já começaram a operar a partir das 9h e a fechar às 21h. A partir da quinta-feira, 15 de dezembro, e até o sábado, dia 17 de dezembro, as operações funcionam das 9h às 23h.

No domingo, 18 de dezembro, o horário também será das 9h às 21h. Entre os dias 19 e 23 de dezembro, o funcionamento será das 9h às 23h. Nas vésperas de Natal (24/12) e Ano Novo (31/12), as operações funcionam das 9h às 18h. E nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, lojas e serviços estarão fechados. As operações de alimentação e lazer terão funcionamento facultativo das 12h às 21h. Confira o horário de dezembro:

• 11/12 (domingo) – 9h às 21h;
• 15, 16 e 17/12 (quinta-feira a sábado) – 9h às 23h;
• 18/12 (domingo) – 9h às 21h;
• 19, 20, 21, 22 e 23/12 (segunda a sexta-feira) – 9h às 23h;
• 24/12 e 31/12 (sábado) – 9h às 18h;
• 25/12 e 01/01 (domingo) – Lojas e Serviços fechados | Alimentação e Lazer – 12h às 21h (facultativo).

 

MDB, Mulher e Representatividade

 


“Desafios e perspectivas para a conquista da ODS5-Igualdade de Gênero , conforme a Agenda 2030 da ONU”. Com essa pauta o MDB quer discutir a importância das mulheres nos espaços sociopolíticos, ações de valorização e promoção de iniciativas que fomentem mais e mais discussões sobre políticas públicas previstas na legislação brasileira. E assim sendo o partido realiza encontro dia 16 , a partir das 14h, no Teatro Silogeu, do Instituto Histórico de Vitória de Santo Antão.

 

Em Paulista, 425 famílias recebem doação de eletrodomésticos

 


A iniciativa busca amenizar os impactos provocados pelas enchentes entre os meses de outubro e novembro deste ano de 2022. A Prefeitura Municipal do Paulista, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL) e Fundação Banco do Brasil, beneficiou 425 famílias do município, com a entrega de 427 equipamentos eletrodomésticos. No total, foram distribuídas 125 geladeiras e 302 fogões.

O trabalho faz parte do Programa Ajuda Humanitária, que é destinado ao apoio a ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em função de calamidades eventuais ou crônicas, e ainda, em situações de emergência. Além de Paulista, outros três municípios também foram contemplados com a iniciativa através do Governo do Estado, são eles: Moreno, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. O total de equipamentos distribuídos nessas cidades somam 1.747 (fogões e geladeiras) para atendimento a 1.747 famílias atingidas pelas chuvas.

Redação blogdellas com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar