Coluna Em Pauta: Hoje (1º de Outubro) é Dia Internacional do Idoso. O Brasil está preparado para eles?

 

A população brasileira está cada vez mais idosa. Dados do IBGE mostram que nosso país tem 10% de sua população formada por idosos com 65 anos ou mais de idade. De acordo com o levantamento, no ano passado, a população brasileira foi estimada em 212,5 milhões de pessoas. Destas, 21,6 milhões tinham 65 anos ou mais de idade, o que representa 10,2%. Em 2012, ano em que teve início a série histórica da pesquisa, a população brasileira era estimada em 197,7 milhões de pessoas, das quais 15,2 milhões tinham 65 anos
ou mais de idade, o que representava 7,7% do total de habitantes.

A pergunta é se está o Brasil preparado para atender melhor os seus idosos. Existem políticas públicas nessa direção? O Brasil protege seus idosos. O país oferece oportunidades para eles? Em ano eleitoral devemos pesquisar que candidatos tem olhar para esse segmento. Que os idosos brasileiros vivam mais. E melhor. O blogdellas deseja vida longa e, boa qualidade de vida e saúde. Muita saúde para todas e todos.

Idosos descobrem o novo mundo, o da internet e se tornam vítimas de golpes

 

O recolhimento provocado pela pandemia de Covid-19 agilizou um universo novo para muitos que ainda relutavam entrar e aumentou o uso da internet, redes sociais e aplicativos pelo público com mais de 60 anos. É o que constatou pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos/Ipespe), com nada menos que 3 mil pessoas ouvidas das cinco regiões do País. Lamentável saber que os idosos ganham aprendizado, mas, sem maiores informações e proteção, tornam-se alvo crescente de golpes aplicados no mundo virtual.

As ferramentas digitais já fazem parte da rotina dos idosos, e a percepção geral é que esse público transita no ambiente on-line em várias frentes, como videochamadas, vídeos, filmes e séries por streaming, pesquisa de preços e promoções, além de utilizar serviços bancários digitais entre outras atividades. Reclamam para aprender, mas uma vez com o pé lá vivem dias de encantamento. A maioria dos entrevistados observa que os mais velhos ainda têm dificuldade de usar as ferramentas tecnológicas e creem que ainda têm pouco ou nenhum conhecimento e familiaridade com as ferramentas digitais. Outra percepção majoritária é que eles não confiam ou não se sentem seguros com as mesmas. Mas uma coisa é certa: A inclusão digital dos idosos, aqueles com 60 anos ou mais é real e crescente.

O levantamento investiga o assunto não apenas do ponto de vista do acesso desse público às novas ferramentas, mas também busca entender a distância entre os mais velhos e os mais jovens e as oportunidades para o desenvolvimento de competências digitais. Sete em cada dez entrevistados consideram que as ferramentas digitais são igualmente importantes para os mais jovens e para os mais velhos. Por outro lado, sentimentos conflitantes ainda perpassam essa relação. Questionados sobre o principal sentimento das pessoas de 60 anos e mais quando têm que lidar com a internet, as redes sociais e ferramentais digitais, os brasileiros citam medo e insegurança. Os resultados sinalizam a importância de políticas públicas de inclusão, a necessidade da maior participação das famílias e, ainda, a questão da segurança. A percepção de insegurança na web se apresenta como uma barreira importante à inclusão digital. Há uma ampla percepção de que os golpes e as fraudes contra idosos na internet aumentaram ou aumentaram muito nos últimos dois anos. A existência de iniciativas e políticas públicas voltadas à inclusão digital dos mais velhos é amplamente reconhecida como muito importante ou importante pelo público em geral (85%) e por esse segmento etário.


Quedas: crucial para as pessoas com mais de 65 anos



Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos caem ao menos uma vez por ano e, do total, 25% precisam ser hospitalizadas. As quedas são a terceira causa de mortalidade entre as pessoas idosas no Brasil e 70% acontecem dentro de casa. Mesmo que não provoque a morte, a queda pode trazer consequências graves para os idosos -fraturas, internações, redução da independência e depressão. – A fisioterapeuta e a professora do curso de Fisioterapia da Estácio, Ana Fraga, diz que o aumento de quedas nesta faixa etária se dá por conta das perdas de força e de massa muscular, além da mobilidade.

“Entre as mulheres, essas perdas começam mais cedo, a partir dos 45 anos por conta da menopausa, já nos homens têm início a partir dos 50 anos de idade. Fatores pré-existentes, como lesões antigas, ou comorbidades, como diabetes e problemas de visão, também podem contribuir com as quedas de idosos. Os primeiros sinais destas perdas podem ser percebidos com a falta de equilíbrio, quando a pessoa parece que já não caminha mais com a mesma firmeza, quando a pele aparenta flacidez demonstrando a perda de massa muscular. Tudo isso envolve o processo de envelhecimento, que é inevitável, mas precisamos avaliar como queremos envelhecer, e sim, podemos envelhecer com qualidade de vida”, destaca.

A profissional ressalta que alguns hábitos podem postergar esses sinais, como a boa alimentação e a prática de exercícios físicos. “O fator genético também influencia, mas, sem dúvida, manter um hábito alimentar saudável, com um bom suporte energético, fará muita diferença no processo de envelhecimento, assim com a prática de atividades físicas, que além de manter o coração em bom funcionamento, ajuda na questão de saúde mental. Sedentarismo não faz bem para mente e nem para o corpo, e descobrir uma atividade física que o idoso tenha prazer em fazer é muito importante, seja caminhada, pilates, musculação, e desde que tenha o acompanhamento de um profissional. Tudo isso irá ajudar na isposição, flexibilidade e na força desse idoso”, completa.

Como evitar queda de idosos dentro de casa: fisioterapeuta destaca que nesta fase da vida, doenças como a osteoporose também contribuem com as quedas de idosos. “Com os ossos mais porosos, é como se o idoso se quebrasse antes de cair no chão. E nestas quedas, os casos mais comuns são de fratura de fêmur, que são casos de difícil reabilitação, e que dependendo da gravidade ou da idade, pode levar a óbito”, explica Ana Fraga.

A professora da Estácio dá algumas dicas de como prevenir as quedas de idosos dentro de casa. “Escadas não foram feitas para idosos; tapetes são extremamente perigosos por serem escorregadios; ter muitos móveis espalhados pelos cômodos dificultam o caminhar do idoso, portanto é melhor mantê-los nos cantos para deixar livre a parte central do cômodo; e tentar proteger as quinas dos móveis, pois o idosos têm a pele muito fina e sensível a qualquer esbarrão, podendo causar lesões graves”, finaliza a profissional.

 

O empregado que trabalha no dia da eleição tem o direito de ir votar

 


Antônio Ribeiro Júnior, consultor jurídico, especialista em direito eleitoral, advogado na área de Direito Público, professor, autor de artigos jurídicos e sócio do escritório Herculano & Ribeiro Advocacia orienta: “No dia da eleição, o eleitor que estiver trabalhando em empresa privada tem direito a ir votar ou tem que justificar? Pode acontecer de a empresa não querer liberar e o colaborador ficar em dúvida se pode ou não ir votar, durante o expediente. Seja na área da saúde, varejo, alimentação, segurança ou outro segmento. Só que a lei eleitoral é clara e garante sim o direito ao voto. Mesmo de plantão, o colaborador tem o direito de ir votar. Inclusive, dificultar o direito ou o exercício ao voto pode resultar em crime eleitoral. Tem direito a votar ainda o eleitor que vota na cidade em que trabalha ou que trabalha em uma cidade e vota na outra”, destaca o consultor.


InstitutoRB fecha no domingo, 2, dia das eleições

 


Neste sábado, 1º de outubro, o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, funcionará normalmente das 13h às 17h, tendo a última entrada para visitantes às 16h30. Mas no domingo (2), devido às eleições, o centro cultural, assim como, o Castelus Restaurante, instalado nas suas dependências não irão abrir ao público. O Instituto voltará a abrir suas portas para agenda de visitação na terça após as eleições normalmente já que a manutenção daquele acervo é feita regularmente nas segundas-feiras.


Centro Universitário promove doação de brinquedos para creche no Recife

 


Com a proximidade do Dia das Crianças, o Laboratório de Práticas de Gestão do Centro Universitário UniFBV Wyden, sob coordenação da professora do departamento de economia Antônia Félix Lessa, organiza uma ação especial voltada aos pequenos. O núcleo promove campanha de arrecadação de brinquedos a serem doados às crianças atendidas pela Creche Lar de Paulo, no Recife. Qualquer pessoa pode se juntar à campanha, que segue até o próximo dia 4/10. Quem for aluno UniFBV e participar da ação, receberá certificado de horas complementares. Os brinquedos devem ser entregues na sala do LPG, na sede do centro universitário (Rua Jean Emile Favre, 422, Imbiribeira), após às 18h, e na recepção da coordenação, todos os dias no horário de funcionamento. Em Água Fria, a Creche Lar de Paulo foi fundada em 1992, por Luiza Barbosa, a Tia Zizi. É uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao acolhimento de crianças carentes, entre três e cinco anos de idade, e moradoras da comunidade. A creche vive exclusivamente de doações. Informações: (81) 3081.4444.


Estado investe em reforma de escadaria em Gravatá e na construção de creche no Cabo

 


O Governo de Pernambuco autorizou, na última quinta (29), as obras de revitalização da Escadaria da Felicidade, em Gravatá. Símbolo para a cidade, a escadaria foi construída em 1953 e facilita o acesso ao ponto mais alto e turístico de Gravatá, o mirante do Alto do Cruzeiro. Também foi assinada a ordem de serviço que dá início à construção de uma creche em Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana. Somadas as ações nos dois municípios, os investimentos são de R$ 5,3 milhões. Em Gravatá, o projeto garante a construção de um pórtico de acesso, pintura e melhoria na acessibilidade, com a instalação de corrimão e guarda-corpo, além do plantio de palmeiras e arbustos ao longo da escadaria. “Ações como essas vão ao encontro do que nós queremos, que é o desenvolvimento de todas as regiões do nosso Estado, cada uma com sua particularidade. E Gravatá é um exemplo de vocação turística em Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara, que assinou a ordem de serviço.


O município também será contemplado com a requalificação de equipamentos urbanos, como a construção de mirantes e de abrigos de mototáxis feitos de madeira de eucalipto tratado, o que confere maior durabilidade e resistência. “É um investimento muito importante do Governo para Gravatá. O empenho do governador e da prefeitura convergiu com o desejo da população”, completou o prefeito da cidade, padre Joselito Gomes. Após as ações que beneficiaram Gravatá, Paulo Câmara assinou a ordem de serviço para o Cabo de Santo Agostinho. A cidade terá uma nova creche em Vila Claudete, que atenderá crianças de 0 a 5 anos, com 224 vagas divididas nos turnos da manhã e tarde, e 112 no horário integral. Os serviços serão executados pela Companhia Estadual de Habitação e Obras, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh). “A construção dessa creche vai beneficiar centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social”, reforçou o prefeito do Cabo, Keko do Armazém.


Comércio funcionará normalmente neste domingo, 2, dia de votação

 


De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), lojas do Centro e dos bairros – que tradicionalmente já abrem as portas aos domingos – vão operar das 9h às 18h. Já os shoppings centers funcionarão normalmente com lojas, cinemas e praças de alimentação. “É importante ressaltar que os lojistas precisam determinar um horário para que os comerciários, que estiverem trabalhando, possam ir votar”, reforça o presidente da CDL Recife, Fred Leal. Confira os horários: Funcionamento do comércio domingo (eleições): Centro do Recife e bairros – das 9h às 18h.Recife: Shopping Recife: das 12h às 21h- RioMar Shopping: das 12h às 21h-Shopping Boa Vista: das 11h às 19h- Shopping Tacaruna : 12h às 21h-Plaza Shopping : das 12h às 21h. Olinda: Shopping Patteo Olinda : das 12h às 21h. Paulista: Paulista North Way Shopping : das 12h às 21h. Camaragibe: Camará Shopping – das 12h às 21h. Jaboatão: Shopping Guararapes – 12h às 21h: Cabo de Santo Agostinho; Shopping Costa Dourada – das 12h às 20h; Igarassu- Shopping Igarassu – das 12h às 20h. Moreno: Recife Outlet – das 12h às 21h


Pernambuco entre estados que mais geraram empregos em agosto passado



Pernambuco gerou um saldo de 15.119 empregos formais em agosto deste ano, uma variação relativa de 6,07%, o que deixou o Estado entre os cinco melhores resultados do País na admissão de trabalhadores e trabalhadoras. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), os números também deixam Pernambuco em segundo lugar no ranking da região Nordeste, depois da Bahia, que tem uma população com cerca de 6 milhões de habitantes a mais. O estoque de empregos é de 1.324.097, maior do que em agosto de 2021, quando chegou a 1.249.264. Isso mantém Pernambuco em segundo lugar no ranking regional. O resultado de agosto representa 6.055 postos de empregos a mais quando comparado ao mês de julho passado. Já no acumulado do ano, Pernambuco teve um saldo positivo de 31.207 vínculos celetistas. Ficou entre os que mais criaram empregos (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco).

“Os números refletem o esforço e a parceria dos setores públicos e privados, aliando a atração de novos empreendimentos para o Estado e nossos investimentos na área de infraestrutura, com mais de 40 obras concluídas, R$5 bilhões investidos até o fim do ano e a geração de cerca de 20 mil empregos diretos”, afirmou o governador Paulo Câmara. “Todo esse esforço fez com que a gente alcance esse resultado. Temos o segundo maior estoque de empregos do Nordeste, o segundo melhor saldo de postos de trabalho da nossa região e o quinto lugar no Brasil”, completou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Quando se fala nos números de capitais nordestinas, o Recife também ficou em segundo lugar no ranking do Nordeste, com destaque para o setor de serviços e um saldo de 3.217 contratações, enquanto Salvador (BA) alcançou 5.454. O terceiro lugar ficou com São Luís (MA), que teve um saldo de 2.711 admissões. Os setores que mais impactaram a economia pernambucana de forma positiva foram a indústria (5.350), a agropecuária (4.109), os serviços (3.364), o comércio (1.205) e a construção civil (1.091). Os municípios que mais geraram empregos foram Recife, Igarassu e Lagoa de Itaenga. BRASIL – De acordo com o Novo Caged, o emprego celetista no país cresceu em agosto de 2022, registrando saldo de 278.639 postos de trabalho. Esse resultado se deu por conta de 2.051.800 admissões e de 1.773.161 desligamentos. O estoque contabilizou 42.531.653 vínculos. O estoque é a quantidade total de vínculos celetistas ativos em agosto de 2022, o que representa uma variação de +0,66% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado do ano de 2022, foi registrado saldo de 1.853.298 empregos, decorrente de 15.653.839 admissões e de 13.800.541 desligamentos (com ajustes até agosto de 2022).

 

Comunidade da Charneca, no Cabo, ganha quadra poliesportiva colaborativa

 

No Brasil, a paixão pelo futebol começa nas ruas, dentro dos campinhos de terra batida e das pequenas quadras. Entretanto, muitas pessoas não têm oportunidade de desfrutar de algo que pode parecer simples para muitos: um lugar seguro para jogar. Buscando proporcionar isso para a comunidade de Charneca, no Cabo de Santo Agostinho, o projeto “Arena Charneca”, patrocinado pela Solar Coca-Cola, com apoio da Amazon, em parceria com a ONG love.fútbol, inaugurou sua mais nova quadra poliesportiva em Pernambuco.

A love.fputbol já atendeu mais 68 mil pessoas e está presente em 55 comunidades, de 14 países, em 5 continentes. Em Pernambuco existem projetos no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, São Lourenço e Olinda.

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na inauguração que contou com apresentações culturais de grupos da comunidade, falas da Solar Coca-Cola, da Amazon, da prefeitura, da Secretária de Esportes de Pernambuco, das diretoras da escola, que fica ao lado da quadra, da love.fútbol e dos líderes comunitários de Charneca. Além disso também tivemos corte da fita, representando a abertura da quadra e o primeiro jugo de futebol, sendo composto por duas equipes de meninas da comunidade. Além de verem o sonho de um lugar tranquilo para viver sua paixão virar realidade, as crianças desfrutaram de música e um lanche especial. Após o mutirão, o local se prepara para receber algumas atividades, a quadra já está com boa parte da agenda preenchida pelos moradores de Charneca.

“A quadra na comunidade hoje, era um sonho que está se tornando realidade, e, sem dúvida, os benefícios são muito grandes quando chega uma quadra pra comunidade. Porque além de trazer momentos de convívio social, momentos de lazer, de cultura para esse povo, é um bem que está sendo dado a comunidade, para que ela possa zelar, possa cuidar. E sem dúvida, é um momento de muita alegria, de muita satisfação para todos nós, estar recebendo essa quadra pelo projeto love.fútbol, que tem essa belíssima iniciativa nas comunidades e que a gente só tem a ganhar, com certeza.”, afirmou Lenilda Maria da Silva, diretora da Escola Municipal Vereador João Ciríaco da Silva.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar