Feira de afroempreendedorismo, moda, música e arte na Christal Galeria

 



Dentro do Mês de Consciência Negra, a Christal Galeria de Artes, no Pina, em parceria com a Futuro Black, realiza neste sábado dia 26 algo inédito: aposta na pauta antirracista e abre as portas de espaço para o protagonismo do afroempreendedorismo que trará desfile de moda africana, contação de história para as crianças e música com agenda para toda a família. A proposta é ressignificar o papel e a importância dos ancestrais negros na formação da sociedade brasileira. Também será possível visitar a exposição Reflorestar, em cartaz no salão principal da galeria com os trabalhos de 11 artistas mulheres de Pernambuco e de mais quatro estados. Na feira multicultural, que acontece das 10h às 19h, o público vai encontrar acessórios, roupas, bolsas e outros itens com a temática afrodescendente. O espaço ainda vai ter das 14h às 15h, contação de histórias com Gláucio Ramos, que é doutor na área de linguagem e cultura e autor de literatura infantil, com vários prêmios em educação. A partir das 15h30, teremos no espaço da Christal, o desfile da Lassana Moda Africana.

Estilista e costureiro de origem senegalesa, Lassana costura desde os 15 anos de idade e seu primeiro ateliê surgiu na sua cidade de origem, em Dakar. Em 2015, ele veio para o Brasil, fixando moradia no Recife. Na pandemia se reinventou, a partir da produção de máscaras, jalecos e toucas. “Procuro sempre apresentar a história dos tecidos e a modelagem original da África, assim, consigo dá valor ao meu produto. E ainda tem os momentos de interação e de troca com os clientes”. Ainda dentro da programação, às 17h, a cantora recifense Isadora Melo, com shows por vários lugares do Brasil e exterior, e integra o projeto A Diva Curva, juntamente com outras nove mulheres de Pernambuco, apresenta o seu novo show Anagrama, segundo disco da carreira lançado este ano com temas autorais e músicas de Juliana Holanda e Martins. Entre 2018 e 2020, Isadora fez parte do show de volta do Cordel do Fogo Encantado, “Viagem ao Coração do Sol”. Já como atriz, em 2015, participou da série “Amorteamo”, dirigida por Flávia Lacerda, na Rede Globo. Em 2016, integrou o elenco de “Gabriela, um musical”, adaptado e dirigido por João Falcão, com quem também realizou o espetáculo musical “Dorinha, Meu Amor”, em 2017. Neste ano, lançou o seu segundo discturo Black – o, Anagrama com temas autoriais e músicas de Juliano Holanda e Martins.

 

Caminhada de Terreiros Omulu e discute o tema “Violência não combina com Fé

 

 



O município do Paulista sedia, nesta sexta-feira (25), a Caminhada de Terreiros Omulu (Orixá da Saúde). Para este ano, o evento traz como tema: Violência não Combina com Fé. A ação pretende ecoar os casos de intolerância praticados contra os adeptos de matriz afro-indígena. A concentração será, às 15h, na Praça João Pessoa, de onde os fiéis seguirão até a Praça João XXIII, ambas na área central da cidade. No local, o grupo fará apresentação de gira de Jurema, danças e entoará cânticos religiosos, a partir das 18h. A programação reunirá membros do candomblé, umbanda e jurema. O evento foi criado, em 2008. A coordenação é da Marcha de Oxalá e da Caminhada de Terreiros.

Ainda em Paulista: A Secretaria de Saúde vai reforçar a Campanha Estadual de Enfrentamento de Tuberculose, que neste ano carrega o tema “Pode ser Tuberculose! Não negligencie”, com a realização de duas ações educativas e diagnósticas em locais com mais incidência de casos. No dia 25/11, a partir das 9h, a USF Paratibe 2, irá receber as pessoas que apresentarem tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço. A outra atividade será no dia 29/11, às 9h, na USF Maranguape I B, em Maranguape I. O objetivo dessa ação se dá pela necessidade de alertar a população que a Tuberculose é uma doença ativa em nosso meio e existe cura, com diagnóstico e tratamento ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A tuberculose é uma patologia infectocontagiosa que persiste no mundo há décadas. Acomete principalmente a população socialmente vulnerável, enquanto pode infectar qualquer pessoa que entre em contato com o doente, já que a transmissão se dá através da tosse, fala e espirro. É uma doença mortal, quando não tratada. Os principais sintomas são tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço. Atinge principalmente os pulmões, mas o bacilo de Koch ou mycobacterium tuberculosis pode se instalar em diversos órgãos causando a tuberculose extrapulmonar.

 


Unidade Móvel do Artesanato chega em Olinda

 


Na Semana Global do Empreendedorismo 2022, a Prefeitura de Olinda recebe a Unidade Móvel do Artesanato, na Avenida Liberdade, Praça do Carmo, em frente à Biblioteca Pública. Dezenas de artistas pernambucanos e olindenses contam com a oportunidade de expor e divulgar seus trabalhos e o visitante pode desfrutar da rica cultura local, entre essa sexta, 25 e domingo, 27, das 10 às 20h.Unidade Móvel de Artesanato pertence à Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). A iniciativa aporta na cidade por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda, em parceria com o Governo do Estado, Sebrae-PE, Sala do Empreendedor de Olinda e a Associação dos Artesãos de Olinda (Assarte), integrando as atividades do Olinda Empreendedora, no reforço da visibilidade da Semana Global de Empreendedorismo 2022. Para quem ainda deseja se inscrever, é necessário entrar em contato com a Assarte pelo telefone (81) 9 9126.8020 e falar com Lourdes.“É uma iniciativa que se renova todos os anos, para que todos os artesãos, artistas, mestres do artesanato pernambucano e principalmente o nosso olindense compareça e exponha seus produtos ao público. Já temos mais de 50 artistas inscritos, entre eles, Livia Aguiar e Tiago Amorim. Quem ainda quiser participar, daremos todo apoio e suporte da Sala do Empreendedor”, afirma Aurora Barreto, diretora de Desenvolvimento Econômico e coordenadora da Sala do Empreendedor de Olinda.

 

Natura Tododia faz ação nas praias nordestinas. Recife também é contemplado

 


Para estimular o poder do autocuidado dos corpos reais, Natura Tododia traz novidades na linha Verão. A nova fragrância Acerola e Hibisco, se une ao sucesso de 2021, Manga Rosa e Água de Coco, e uma série de ações realizadas especialmente para encantar e surpreender o público nordestino: carrinhos personalizados com a identidade de Natura Tododia distribuirão deliciosos picolés e miniaturas do creme sorbet geladinhas, para que visitantes e banhistas possam se refrescar e conhecer as novas linhas que além de hidratar a pele, possuem fragrâncias perfeitas, desenvolvidas exclusivamente para a estação. O creme com textura sorbet pode ir na geladeira para potencializar ainda mais a refrescância na pele, deixando-a pronta para viver ao máximo tudo que o verão tem pra oferecer. A série de ações começou em Salvador e acontece no Recife nos neste sábado, 26 e domingo 27 e 03 e 04 de dezembro. Por fim, aporta em Fortaleza, nos dias 10,11, 17 e 18 de dezembro.nE tem mais. Natura Tododia vai fazer uma surpresa: um cupom de desconto, está disponível em todos os picolés que serão distribuídos nas praias. Ao apontar a câmera do celular para o código, os banhistas podem acessar o site e procurar uma Consultora de Beleza Natura mais próxima, ou irem a uma loja e ganhar 15% de desconto nos produtos participantes das linhas de Tododia Verão.

 

Pubalgia: doença é mais comum no adulto jovem, praticante de atividades esportivas

 


Para quem acompanha o mundo do futebol, recentemente, o atleta Giorgian de Arrascaeta, meio campista do Flamengo, foi diagnosticado com essa patologia, pubalgia, ou como também é conhecida, “hérnia do atleta”, é a dor que acomete a região anterior da bacia na região púbica (baixo do umbigo); que pode irradiar para a região interna das coxas e abdômen. Segundo a pesquisa mais recente publicada na Revista Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, os pacientes acometidos pela pubalgia são predominantemente homens (97,7%) entre 16 e 67 anos. No entanto, essa patologia é mais comum no adulto jovem, praticante de atividades esportivas, principalmente aquelas que apresentam mudanças bruscas de direção como, por exemplo, o futebol. O motivo é a sobrecarga dos tendões e da musculatura afetada, devido à falta de fortalecimento, movimento inadequado e desequilíbrios musculares. Isso pode ocorrer quando a pessoa tem uma rotina intensa de treinos que não permitem o descanso do corpo e, consequentemente, a recuperação ideal.

O médico ortopedista e Membro Titular da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), Lucas do Amaral Santos, explica que a doença é consequência de um desbalanço biomecânico na região pélvica anterior, onde a musculatura abdominal traciona a sínfise púbica (pequena articulação entre os ossos da pelve em sua região anterior) para cima e os músculos adutores, tracionam essa mesma articulação para baixo, causando um desbalanço doloroso que pode evoluir com tendinites, lesões degenerativas e até osteófitos (crescimento de proeminências ósseas) na região da sínfise. O especialista relata que a dor da Pubalgia acomete primariamente a sínfise púbica, região anterior da pelve, podendo irradiar para a região interna das virilhas e interna das coxas, bem como região abdominal baixa e perineal (próximo ao ânus).

Segundo Amaral, o diagnóstico é basicamente clínico. O médico ortopedista especialista em quadril realiza testes específicos para diagnosticar a doença. O tratamento é inicialmente desenvolvido por uma equipe multiprofissional, com fisioterapia guiada para as lesões apresentadas, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, na tentativa de reduzir a dor do paciente para que ele possa corrigir as alterações biomecânicas e se reabilitar completamente.

“Nos casos não responsivos a essas medidas, pode ser aplicado o procedimento de infiltração local com anestésico e corticoide, ato que reduz a inflamação local e consequentemente as dores do paciente. Em último caso, dependendo da análise clínica, o ortopedista especialista em quadril, poderá ainda propor um procedimento cirúrgico”, explica o médico.

Segundo o Dr. Lucas, a melhor maneira de evitar qualquer tipo de lesão é respeitar os limites do corpo. “Geralmente, as pessoas levam o corpo ao máximo sem o preparo, como os ‘atletas de final de semana’, que só praticam uma atividade vez ou outra. Sem consistência, musculatura, ossos, articulações e tendões não conseguem se adaptar e sofrem inflamações diversas. O ideal é sempre respeitar o limite do seu corpo e descansar”, conclui.

 

Fórum de Infraestrutura e Desenvolvimento do Distrito Industrial de Caruaru

 


A Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) deu início à operação do Fórum de Infraestrutura e Desenvolvimento do Distrito Industrial de Caruaru. Em uma agenda iniciada na última terça, 22, na sede da FIEPE no município, os conselheiros empresariais da Federação debateram a metodologia do projeto que tem como objetivo fomentar novos negócios, estabelecer o diálogo com os setores público e privado e criar um plano de ação futuro em prol das melhorias estruturais necessárias para o Distrito. A iniciativa prevê a construção do plano de ação com as demandas identificadas pelos empresários, a realização de três reuniões plenárias em 2023, reuniões técnicas de monitoramento com os envolvidos e a formatação de um documento final como resultado do trabalho. “ Também falamos sobre as possibilidades para que a gente possa melhorar a infraestrutura e, em um segundo momento, ampliá-la para que tenhamos capacidade de receber novas empresas. A avaliação desse primeiro encontro é muito boa”, avaliou o diretor regional da FIEPE Agreste, João Bezerra.

O coordenador de Defesa da Indústria da Gerência de Relações Industriais da FIEPE, Roger Bold, destaca os pontos chaves diagnosticados pelos industriais da região. “O Fórum Industrial foi pensado pelos conselheiros empresariais do Agreste levando em conta as demandas que o setor industrial mais tem dificuldade. Eles avaliaram que existem pontos chaves que precisam de um desenvolvido melhor, são eles os fatores hídrico, energético e rodoviário. Foram convidados alguns entes, não só do município, mas, também, do estado, para debatermos as ações que vão trazer melhorias para o desenvolvimento da região”, ressaltou Bold, que foi responsável pela apresentação da metodologia de trabalho do Fórum. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru, Pedro Augusto Cavalcanti, esteve presente e destacou a importância do Fórum. “É uma ação importante em todas as circunstâncias, principalmente por trazer também a parte pública para agregar e qualificar o debate. Sempre é fundamental ter essa troca, desenvolvendo todo um planejamento em conjunto para que sejam as ações efetivas. Agradeço por ter participado desse fórum tão qualificado em Caruaru”, finalizou.

 

Paulista com agenda dentro dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

 


A Secretaria Executiva da Mulher do Paulista está desenvolvendo uma série de programações dentro dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A iniciativa visa fortalecer as políticas públicas de enfrentamento e inspirar mulheres ao empoderamento e empreendedorismo feminino. O evento conta com palestras, simpósios, caminhadas e abordagens de conscientização.No último dia 22/11 ocorreu um Simpósio no SEBRAE, no Recife, com gestoras dos municípios, que trouxe como tema: “Mulheres que Inspiram Mulheres”. As empreendedoras e artesãs do Paulista tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos no local. Já nesta sexta 25, acontece o projeto “Cine Gênero, Pipoca e Guaraná”, onde as mulheres assistem a um filme focado na temática do Dia da Eliminação da Violência contra as mulheres, ao final ocorre um grande debate. Será no Auditório da ETP (Escola Técnica de Pernambuco). Rua Canoas – Rodovia PE 15, Nº 2970.às 8h.

Entenda os 21 dias de ativismo: Conhecido inicialmente como 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a iniciativa foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos das mulheres. Atualmente, acontece em 159 países. Internacionalmente, tem início no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres) e término no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, é antecipado para 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com o intuito de enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra. O encerramento acontece em 10 de dezembro. Nesse período, mais duas importantes datas são celebradas: 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, e 6 de dezembro, Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

 

Especialistas do Santander orientam onde investir o 13º salário

 


Até o dia 30 deste mês, trabalhadores de todo o Brasil com carteira assinada receberão a primeira parcela do 13º salário. Segundo especialistas do Santander Brasil, caso este dinheiro não tenha destino certo, como pagar dívidas atrasadas ou compromissos do início do ano, investir pode ser uma boa oportunidade.De acordo com Arley Junior, estrategista de Investimentos do Santander Brasil, a primeira coisa a fazer é definir um objetivo para os recursos. Se for de curto prazo, o ideal são aplicações conservadoras e que ofereçam liquidez como os Fundos DI e Certificados de Depósitos Bancários (CDBs).

Contudo, caso o objetivo seja de médio e longo prazos, o investido pode buscar retornos mais atrativos em produtos como as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Letra Imobiliária Garantida (LIGs), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), debêntures incentivadas, Certificados de Operações Estruturadas (COEs), fundos multimercados, planos de previdência e, dependendo do perfil de risco, até o mercado de ações.“O importante é o investidor identificar seu perfil de risco e definir o prazo da aplicação, para montar uma estratégia que se adeque aos seus objetivos”, afirma Arley.

Para ajudar os interessados a investir, os estrategistas do Santander fizeram uma simulação considerando dois cenários: de aplicação única e aportes mensais, para os valores R$ 500, R$ 1.000, R$ 2.500 ou R$ 5.000, com horizontes de resgate de 6 meses, 1 ano, 5 anos ou 10 anos. A simulação considera uma taxa de juros de longo prazo de 7,0% ao ano e os valores não consideram os descontos do Imposto de Renda (IR).

Redação com assessoria e veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar