Coluna Em Pauta: Diariamente, 42 homens morrem por causa do câncer de próstata

 

Nesta próxima quinta-feira, 17, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que originou o movimento Novembro Azul para conscientizar e prevenir uma das doenças que mais afetam a população masculina. De acordo com o Ministério da Saúde, diariamente 42 homens morrem com câncer de próstata e, cerca de 3 milhões convivem com a doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a condição corresponde a 29,2% dos tumores na população masculina. Para diminuir a mortalidade pela doença e aumentar as chances de tratamento, o diagnóstico precoce e a prevenção são fatores essenciais. Por isso, exames de rotina são fundamentais, pois garantem o diagnóstico precoce da doença, permitindo altos índices de cura. Sintomas como dor óssea, incômodo ao urinar e sangue na urina surgem em fases avançadas da doença, quando a expectativa de cura é menor. “Com a pandemia, estamos notando aumento no número de tumores graves, porque os pacientes deixaram de fazer os exames de rotina”, lamenta Renan Eboli, urologista da Multihemo Oncoclínicas.

Mesmo na ausência de sintomas, os homens a partir dos 45 anos com histórico familiar de câncer de próstata, obesidade e etnia negra devem procurar o urologista para o exame do toque retal e o exame de sangue (PSA). Para aqueles que não tenham esses fatores, devem iniciar os exames preventivos a partir dos 50 anos. “20% dos pacientes com suspeita do tumor são identificados pelo toque retal. O exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e a Ressonância Magnética da Próstata também levantam a suspeita. Entretanto, o diagnóstico definitivo sempre é dado pela biópsia prostática, em que um fragmento do órgão é retirado para análise, através do ultrassom transretal ou transperineal”, explica Renan Eboli. O tratamento para o câncer de próstata depende do estágio do tumor, histórico do paciente e outros fatores. O especialista aponta que a chegada de novos equipamentos e de algumas opções de tratamento nos últimos anos, possibilitaram o aumento da precisão nos diagnósticos e a melhora na qualidade de vida dos pacientes. Um exemplo disso é a incorporação do PET-CT PSMA, exame de imagem que possibilita o rastreamento mais fidedigno do tumor e de possíveis metástases, sendo importante em caso de suspeita de doença metastática e em avaliação de tumores de alto grau no pré-operatório. Renan explica ainda sobre a chegada de novos medicamentos por via oral, que vêm prolongando a sobrevida de pacientes com doença avançada. “A nova terapia antiandrogênica demonstrou pontos positivos na redução de risco de metástases. Drogas como enzalutamida, darolutamida e apalutamida têm ajudado homens que não possuíam mais indicação cirúrgica ou aqueles que apresentaram recidiva (reaparecimento) dos tumores, prolongando sua expectativa de vida”, finaliza.

Fundada em 2010, a Oncoclínicas (ONCO3) é o maior provedor de tratamento oncológico do Brasil e da América Latina. Conta com 129 unidades, entre clínicas de especialidades, diagnóstico e prevenção do câncer, centros ambulatoriais de tratamento infusional e radioterapia, laboratórios de genômica, anatomia patológica e centros de alta complexidade (câncer centers), estrategicamente em 35 cidades. Desde sua fundação, a Oncoclínicas tem passado por um rápido processo de expansão, com o propósito de elevar e democratizar o acesso ao melhor tratamento oncológico. O corpo clínico da Companhia é composto por mais de 1.900 especialistas com ênfase em oncologia, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pela linha de cuidado integral no combate ao câncer. A Oncoclínicas tem parceria exclusiva no Brasil como o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado à Harvard Medical School, em Boston, EUA.


Sesc Pernambuco inaugura hotel em Sirinhaém

 

Com investimento superior a R$ 143 milhões e expectativa de receber 60 mil hóspedes/ano, o Hotel Sesc Guadalupe inicia operação em Sirinhaém, no litoral Sul de Pernambuco. O equipamento hoteleiro abre as portas e concretiza plano de expansão do Sesc, que chega ao terceiro hotel no Estado, ao lado de Garanhuns e Triunfo, sendo o primeiro em região litorânea. “É a realização de um projeto robusto, moderno e pautado na vocação e características da região, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco. Todos atendem comerciários e seus dependentes e o público geral. O Hotel Guadalupe está em região de proteção ambiental e essa será uma das experiências oferecidas aos hóspedes, com passeios ecológicos e imersão no Centro de Educação Ambiental, voltado para fins educativos e para o conhecimento sobre a natureza local.

Anunciado em 2017 e contando com apoio das gestões do Município e do Estado que, inclusive, doou o terreno e recursos do Departamento Nacional do Sesc, o hotel gerou mais de 700 postos de trabalho durante a obra e conseguiu manter o cronograma de construção, mesmo com os impactos da Covid-19. Também realizou capacitação pelo Sistema Fecomércio, por meio do Senac, seleção e treinamento dos 130 funcionários contratados, com prioridade para pessoas que moram no entorno, e já concluiu o período de soft opening, em outubro deste ano. “Foi um momento desafiador, mas entendemos que era importante seguir com o projeto e hoje nós vivemos um cenário promissor, de retomada forte do turismo nacional e do movimento de pessoas do próprio Estado que buscam hospedagens e roteiros próximos. Por isso, podemos afirmar que este é um equipamento de fomento em suas várias formas de atuação que vão além da hospedagem e do lazer”, avalia Peixoto, dando como exemplos concretos o projeto de apoio e incentivo às marisqueiras locais, para organização do processo produtivo e comercialização, pautado em preservação dos recursos ambientais, e as ações de promoção dos produtos pernambucanos, como artesanato e bebidas nos ambientes do hotel.

Com 10 hectares de área total, o Hotel Sesc Guadalupe tem dois blocos, com capacidade para receber aproximadamente 530 hóspedes. São 134 apartamentos com varanda localizados nos quatro pavimentos. Dessas unidades, oito contam com suíte e quatro são adaptadas e exclusivas para acomodar pessoas com deficiência. Além da proximidade com o mar e programações de imersão ambiental, o hotel traz um aprimoramento nas opções de atividades internas. São estruturas e programações que consideram público de qualquer faixa etária. Durante a estadia, as pessoas poderão aproveitar o parque aquático, quadras de vôlei de praia, de futebol de areia e de beach tennis, playgrounds, espaço kids e de leitura, três salas de jogos, cinema, restaurante, lanchonete, bares, salão multiuso, de exposições e de festas, salão de recepção, academia de musculação e a loja Guadalupe para difusão da arte pernambucana e venda de itens de conveniência.

Pensando em otimizar o tempo de pessoas que vêm ao Estado para encontros profissionais, o Sesc levou para o litoral Sul, com o hotel, um centro de convenções com 412 lugares. O espaço tem dois pavimentos e estrutura que considera salas de reunião e apoio, galeria de artes, foyer e salão multiuso. A proximidade com a natureza encanta e demanda respeito. Neste sentido, dos seus 10,7 hectares de extensão, o empreendimento destina cinco hectares à Área de Preservação Ambiental (APA) e conta com estruturas para tratamento de água e esgoto. Serão desenvolvidas atividades pedagógicas de conscientização através do Centro de Educação Ambiental que oferecerá cursos, oficinas, exposições e vivências, envolvendo a comunidade local, hóspedes do hotel e instituições de ensino e pesquisa.

 


50 anos da animação pernambucana em exposição no Recife

 

 

O cinema é o artesanato das imagens, e Pernambuco encontra nas figuras dos artesãos e das artesãs seus representantes máximos do fazer cultural. É neste sentido que a galeria de artes do Sesc Casa Amarela abre suas portas para a exposição Animação Pernambucana – 5 décadas de história. A abertura aconteceu nesta quinta-feira e segue em exposição até fevereiro do próximo ano, aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h. Turmas escolares podem agendar visita através do telefone (81) 3267-4410.A curadoria é assinada pelo Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga. “A produção pernambucana de um lado se apropriou da pintura com nanquim no acetato, do desenho quadro-a-quadro, do desenho feito direto na película, do e da computação gráfica, mas também é marcada por falta de políticas públicas, mudanças de dispositivos e tecnologias, escassez de formação profissional e invisibilidade das janelas de exibição”, pontua a instituição. A exposição compõe o projeto AnimaSesc que é mais um dos esforços da instituição pelo fortalecimento das redes de produção audiovisual no estado. São exibidos os processos criativos de mais de 60 obras, desde filmes artesanais da década de 1970 até a era digital, a fim de promover uma experiência sensorial pela história do cinema de animação pernambucano. O rico acervo reunido pela exposição inclui equipamentos ópticos, cenários, desenhos, story boards, objetos de stop motion que poderá interagir elementos manuais, visuais e digitais sobre o cinema de animação. É nesta chave pedagógica que o Sesc, em parceria com o Festival Animage, oportuniza oficinas gratuitas na unidade Casa Amarela, entre os dias 16 e 18 de novembro, são elas: das 9h às 13h , “Oficina de Animação com Recortes”, ministrada por Chia Beloto e Marila Cantuária; e das 14h às 18h Oficina de Stop Motion com Paulo Leonardo. Os interessados podem se inscrever na Central de Relacionamentos do Sesc Casa Amarela.



Espaço de Beleza Mulher Cheirosa do Shopping RioMar comemora 5 anos

 



Referência em beleza, o Salão Mulher Cheirosa localizado no Shopping RioMar comemora cinco anos de funcionamento no Recife. Há 35 anos no mercado, a marca cearense tornou-se referência por proporcionar um ambiente acolhedor e dinâmico, oferecendo além dos tradicionais serviços disponíveis em salões de beleza. O CEO do grupo Mulher Cheirosa, o empresário Ítalo Veloso conta que a vinda da marca para o Recife surgiu através de um convite da diretoria do Shopping RioMar. “Esse convite para implantar uma unidade na capital pernambucana nós mostrou uma oportunidade de expandir os negócios, além de fazer o conceito do Mulher Cheirosa ser conhecido em outro estado, enfatizou. O espaço oferece aos seus clientes mais de 100 tipos de serviços e uma equipe de mais de 50 profissionais entre funcionários e parceiros. Para 2023, Ítalo Veloso já fala em expansão da marca com a criação de novas unidades. “Estamos articulando para começar o próximo ano de forma positiva, com a abertura de duas novas unidades que serão inauguradas no Ceará”, explica.



Olinda amplia testagem para Covid-19

 

A Secretaria de Saúde de Olinda ampliou os dias de atendimento no Centro de Testagem para Covid-19 na Policlínica de Ouro Preto, situado na rua Peixe Agulha, naquele bairro. Oatendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h. Para realizar o exame, que é gratuito e sem agendamento, basta apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Olinda.O resultado sai em 30 minutos. Atualmente, o Centro está realizando uma média de 180 testagem/dia. Desses exames, 30% estão dando positivo.


Uma boa iniciativa: Serviços de prevenção à Saúde do Homem

 


A Secretaria de Saúde de Olinda, por iniciativa da Coordenação da Saúde do Homem, programou umas atividades destinadas ao Novembro Azul. A ação aconteceu na Policlínica Martagão Gesteira. A oferta de serviços é padronizada com encaminhamentos para urologia, ortopedia e vasectomia, além de avaliação nutricional com palestra sobre cuidados com a saúde do homem. Na ação, a Secretaria também disponibiliza vacinas contra Covid-19 e gripe, aferição de pressão arterial, testagem de glicemia/HIV/Sífilis e Hepatite B e C, bem como a realização de aurículo e ventosa terapia. O padeiro aposentado Daniel José dos Santos, 49 anos, foi uma das pessoas que procurou a Policlínica Martagão Gesteira, para buscar atendimentos preventivos de saúde do homem. “Vim procurar encaminhamento para fazer os exames de prevenção ao câncer de próstata e aproveitei para tomar a 3ª dose da vacina contra a Covid-19. A gente tem que se cuidar. Eu vim porque minha ex-esposa me avisou que estava tendo essa ação aqui perto de casa”, afirmou Daniel José.A partir dos 40 anos, o olhar do homem deve ficar atento com relação às mudanças fisiológicas que é comum da idade. “É preciso se cuidar e se prevenir para evitar o câncer de próstata. O urologista solicita o PSA, exame de ultrassom e se o resultado der alterado é recomendado o toque retal. O Câncer de Próstata é a 2ª causa mais frequente de óbito”, reforçou Jairo Santos, coordenador da Saúde do Homem de Olinda.Na última terça (8), 70 atendimentos foram realizados na Clínica da Pessoa Idosa, na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos.

A próxima ação está marcada para o dia 16 na Unidade de Saúde da Família III, que fica na Rua Nelson Melo Paes Barreto, 425, em Águas Compridas, das 8h às 12h.

 


Natura Musical apresenta a 19ª edição do No Ar Coquetel Molotov

 



Natura Musical e No Ar Coquetel Molotov, pela quinta vez, somam forças para fazer um dos festivais de música mais esperados do País, com um sabor especial de reencontro depois de edições online no período pandêmico. Este ano o evento acontece dia 19 próximo e conta com o Palco Natura Musical: uma superestrutura bem ao lado da famosa Concha Acústica. É lá onde se apresentarão artistas consagrados e contemplados por Natura Musical, como Letrux, Rico Dalasam, Jup do Bairro e Djuena Tikuna. Mas o line-up não para por aí e está recheadíssimo de nomes incríveis.Abrindo a agenda do Palco Natura Musical, o público vai poder conferir o encontro da Orquestra Jovem de Pernambuco com Karina Buhr. O show é uma homenagem ao maestro Rafael Garcia, fundador da orquestra, falecido no ano passado, além de celebrar os 30 anos do pernambucano Movimento Manguebeat. Cai a tarde e vem Djuena Tikuna, cantora do povo Tikuna, a maior nação indígena do País. Na sequência chegam Ivyson e Louise: ele um artista que mistura indie rock com maracatu e ela, a filha do ícone Chico Science.

O cantor, compositor, intérprete e instrumentista, Marcos Valle, deve surpreender o público que ainda não conhece o trabalho do artista que tem quase seis décadas de trajetória dedicada à música brasileira. Já a banda Jovem Dionísio, conhecida pelo recente viral ‘Acorda Pedrinho’, promete ir além do hit e mostrar saborosas composições de indie pop. Quem também vem e está sendo super esperada é a cantora e compositora paulista, Jup do Bairro, que mostra as composições do seu primeiro EP, Corpo Sem Juízo. Estreando no festival, Rico Dalasam é um cantor e compositor que ganhou destaque como rapper, pioneiro no rap Queer, trazendo pautas como diversidade sexual, raça e gênero. Quem também marca presença é a banda francesa The Psychotic Monks, conhecida por suas músicas cheias de elementos do rock psicodélico, garage rock, post-rock, pós-punk, rock experimental e noise rock. E, fechando, Uana traz o seu som cheio de referências do brega, do funk, do funk carioca e beats contemporâneos.

 


Justiça impede atracação forçada de “navio-fantasma” em Suape

 



A Justiça Federal em Pernambuco determinou que a Marinha suspenda a atracação forçada do rebocador que leva a sucata do porta-aviões São Paulo, comboio que recebeu o nome de navio-fantasma e que se encontra na costa pernambucana desde o início de outubro impedido de atracar. A liminar de urgência do juiz federal Ubiratan de Couto Maurício foi expedida na noite desta última quarta (09) a pedido da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) e do Complexo Industrial Portuário de Suape. O magistrado determinou ainda multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. A operação de atracação por arribada – quando o terminal é forçado a receber a embarcação, mesmo que não autorize o seu ingresso pela via administrativa, por razões justificadas – foi comunicada pela Marinha ao Porto de Suape em documento na noite de terça, 08.11. O assunto gera preocupações.

Vendido para desmanche a uma empresa turca, o casco do antigo porta-aviões, levado pelo rebocador o Alp Centre, partiu do Rio em agosto, mas foi impedido de passar pelo Estreito de Gibraltar após o Ministério de Maio Ambiente Turco suspender o consentimento para a importação do bem. Desde então, vaga pelo Oceano Atlântico. Nenhum porto aceita recebê-lo por levar pelo menos dez toneladas de amianto e pela suspeita de que esteja contaminado com resíduos tóxicos e radioativos. Na decisão, o juiz federal concede “a tutela antecipada, em caráter antecedente, para impor as demandadas – sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais) desde já fixada sobrevindo descumprimento, sem prejuízo da responsabilidade pelos crimes de desobediência e ambiental, além da responsabilidade civil por danos – a seguinte obrigação de fazer: suspender, imediatamente, qualquer medida tendente a determinar a atracação forçada da embarcação ex NAe São Paulo no Porto de Suape ou, alternativamente, caso esta venha a se concretizar, promover a imediata retirada da embarcação, arcando com todos os custos e riscos inerentes”.


PGE-PE prorroga prazo de inscrição para seleção de estagiários de Direito

 


A Procuradoria Geral do Estado prorroga o prazo de inscrição do processo seletivo do Programa de Estágio de Estudantes de Direito. Agora os candidatos têm até o dia 15 para preencher o formulário disponível no portal do Instituto Avalia (www.avalia.org.br). O edital foi publicado no DO do Estado, desde dia 10 – aqui. A inscrição é R$ 40,00. “Consideramos estender um pouco o prazo para permitir maior acesso aos estudantes. No período previsto, houve o segundo turno das eleições e feriados que reduziram o tempo disponível para as inscrições”, informa o coordenador do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) da PGE-PE, procurador César Caúla. Estão aptos para participar , universitários cursando Direito a partir do 4º período ou 3º ano (em caso de regime seriado) matriculados em faculdades devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As provas objetivas, com 50 questões de múltipla escolha, serão no Recife, Caruaru, Arcoverde e Petrolina, dia 11 de dezembro, em horário a ser divulgado.O conteúdo inclui áreas do Direito Constitucional, Administrativo, Financeiro, Tributário, Civil, Processual Civil, Empresarial, do Trabalho e Processual do Trabalho. Os aprovados receberão bolsa de estudos de R$ 840,00, correspondente a uma jornada de estágio de 20 horas semanais; mais auxílio-transporte com valor fixado pela Secretaria de Administração . A seleção é destinada à formação de cadastro de reserva. Na PGE-PE, os estagiários de Direito atuam sob supervisão de procuradores do Estado e do CEJ.

 

Blogdellas com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

 

Compartilhar