Coluna Em Pauta – Covid: Governo altera regras para entrada no Brasil

 


O governo federal publicou nesta última segunda, 12, à noite portaria que afrouxa as regras para a entrada de viajantes no Brasil, impostas pela pandemia do novo coronavírus. Com o aval da Anvisa, brasileiros e estrangeiros podem escolher entre apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou um teste negativo para a doença realizado até um dia antes do embarque para o país. A portaria altera a norma vigente, atualizada em abril, que obrigava os viajantes a apresentarem o documento que comprova a imunização ao embarcar para o Brasil. A exceção era para aqueles com laudo médico que contraindicasse a vacinação ou que não fossem elegíveis a receber o imunizante, seja pela idade ou pelo país de origem não oferecer ainda a aplicação. Nestes casos, era necessário teste negativo. Com a mudança agora pessoas que não se vacinaram, e quase não se enquadram nas exceções listadas acima, podem também entrar no país, desde que o exame para a Covid-19 com resultado negativo seja apresentado.

O teste pode ser do tipo PCR ou antígeno (disponível em farmácia e postos de saúde), realizado até 24 horas antes do embarque. Já os imunizados, devem atestar que ao menos o esquema primário da vacina contra a Covid-19, de duas doses, esteja completo. Em nota a Anvisa destaca o cenário epidemiológico atual de queda nos casos e mortes pelo novo coronavírus. De acordo com a agência, a nova regra “simplifica os controles existentes, possibilitando que qualquer viajante possa cumprir o requisito, independente da elegibilidade para vacina, condição da saúde que a contraindique ou ainda a oferta da vacina no país de origem”. E cita ainda o posicionamento da OMS, de 2021, que orienta a implementação de medidas à entrada de viajantes baseada na situação sanitária e que essas regras sejam revisadas e suspensas quando não mais necessárias. Em caso de alterações do cenário epidemiológico, como uma eventual nova onda da doença, a agência reforça que as mudanças podem ser reanalisadas.

As regras em vigência estipulam ainda a orientação para aqueles não vacinados que contraíram a Covid-19 nos últimos três meses, mas cujo teste ainda tenha um resultado positivo. Essas pessoas apresentarão dois exames do tipo PCR com o diagnóstico, realizados no intervalo de 14 dias entre eles, sendo o último até um dia antes do embarque para o Brasil. Deverão mostrar atestado médico, assinado pelo profissional da saúde, declarando que o indivíduo está assintomático e apto a viajar. As regras para entrada ao país não se aplicam a crianças com menos de 12 anos; trabalhadores do transporte de cargas; tripulantes de aeronaves e pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária para execução de medidas de assistência emergencial no território brasileiro. A portaria entrou em vigor na data da publicação.


TSE diz que não existe acordo com as Forças Armadas para contagem de votos

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa, em relação à apuração das eleições 2022, que não houve nenhuma alteração do que foi definido no primeiro semestre, nem qualquer acordo com as Forças Armadas ou entidades fiscalizadoras para permitir acesso diferenciado em tempo real aos dados enviados para a totalização do pleito eleitoral pelos TREs, cuja realização é competência constitucional da Justiça Eleitoral. O TSE reitera informação divulgada em junho passado sobre a contagem de votos, a partir da somatória dos Boletins de Urna (BUs), ser possível há várias eleições e que, para o pleito, foi implementada a novidade de publicação dos boletins de urnas pela rede mundial de computadores, após o encerramento da votação, para acesso amplo e irrestrito de todas as entidades fiscalizadoras e do público em geral. Independentemente dessa possibilidade, como ocorre há diversas eleições, qualquer interessado poderá ir às seções eleitorais e somar livremente os BUs de uma urna específica, de dez, de trezentas ou de todas as urnas.

 

Você sabe montar um plano de estudos?

 


Organizar um plano de estudo não é algo simples como parece, exige técnica e dedicação. Uma dica importante levar sempre em consideração a rotina de cada um. “Cada pessoa tem uma dinâmica de vida diferente, então é importante que o momento de estudo se adeque dentro da rotina, ainda que o dia seja corrido e o tempo para sentar e estudar seja pouco, se houver um momento separado estrategicamente para isso dentro da rotina com certeza o estudo será efetivo.”, explica Anna Piron, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico do UniFBV (NAAP) que estará realizando nesta sexta, dia 16, às 15h, um evento gratuito e aberto ao público para discutir o tema: “Como organizar um plano de estudos e aproveitar melhor o tempo”. O evento acontecerá no auditório da instituição e contará com a participação da psicóloga Thais Barros.

De acordo com a psicóloga a falta de uma rotina de estudos, procrastinação, utilização de métodos não efetivos de estudo (métodos voltados a decorar o conteúdo) são as principais falhas na hora de montar um plano de estudos. “É importante além de estudar ter um tempo de lazer e descanso incluso na rotina. Estudar por horas sem descanso diminui a qualidade do aprendizado. O que faz diferença não é a quantidade de tempo que você dedica ao estudo, mas sim estudar com uma boa estratégia e continuidade”, ressalta Anna. Para participar do evento o interessado deve fazer a inscrição pelo QRCode que está na divulgação da palestra no instagram do UniFBV (@unifbvwyden).


Setembro Amarelo alerta

 


Segundo dados da OMS, anualmente, existe um maior número de mortes como resultado de suicídio, do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios. Somente no Brasil são registrados cerca de 14 mil casos por ano. Uma média de 38 por dia. Segundo a psicóloga e professora da Estácio, Milena Coelho, o Setembro Amarelo traz uma campanha de prevenção ao suicídio, mas muitas vezes as pessoas não sabem orientar ou o que fazer. “Antes que uma pessoa chegue a um ato extremo, é necessário identificar alguns sinais de que este indivíduo não está bem. Entre os sintomas mais frequentes estão mudanças no sono e no apetite, esquivas das relações com os amigos e com os familiares, além de uma retração por eventos em que antes se tinha prazer”, pontuou.

Milena também explica, que alguns aspectos físicos como automutilação, desconfortos gástricos, dores de cabeça, taquicardia, além dos aspectos comportamentais como discurso de desânimo e desilusão, e desapego às coisas que gostava antes, também são sintomas que podem caracterizar um risco ao suicídio. Para ela, é importante as famílias prestarem atenção a sinais comportamentais, incluindo os sinais de crianças e jovens, que podem levar ao ato. “Aqueles que estão em depressão querem acolhimento, precisam ser ouvidos. Esses sinais não podem ser ignorados”, defendeu.

Para a psicóloga, ninguém melhora de forma repentina em uma situação que traga dor. Os problemas vão sendo analisados e aos poucos esse indivíduo vai aprendendo a lidar com a situação, até aprender o repertório que seja mais funcional à cada história de vida”, comentou. “A gente sempre orienta que procurem os centros de atenção psicossocial (Caps), que procure atendimento psicoterápico e se houver qualquer sinal de que a pessoa tentou o suicídio, chame o Samu ou o chame o Corpo de Bombeiros”, finalizou.

Atendimento psicológico sem custos no Recife – No bairro do Prado, é possível realizar acompanhamento psicológico social no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Centro Universitário Estácio Recife. No espaço, são realizadas consultas com pacientes de todas as idades – crianças, jovens, adultos e idosos – por estudantes do curso de Psicologia da instituição de ensino superior, supervisionados por professores e coordenadores. Neste semestre, os atendimentos estão sendo realizados nas segundas-feiras, das 18h30 às 20h; nas terças-feiras, das 15h30 às 17h45; nas quartas-feiras, das 8h30 às 11h30; e nas sextas-feiras, das 14h às 20h. Os agendamentos devem ser realizados antecipadamente pelo telefone (81) 3225-8901. O Serviço de Psicologia Aplicada da Estácio Recife fica na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, nº 1771.

 

Workshop gratuito ensina como falar bem

em público

 

 

 

A escola de oratória Vox2You, em Boa Viagem, promove workshop gratuito com a proposta de auxiliar os interessados em desenvolver suas habilidades de comunicação a falar bem em público. Com o tema “O poder da oratória”, o encontro ocorre nesta quinta-feira (15), às 19h30, e é voltado ao público em geral a partir dos 16 anos. As inscrições são on-line e as vagas, limitadas. A Vox2You é a maior rede de escolas de oratória da América Latina, com mais de 100 unidades apenas no Brasil. No Recife, ela está localizada nos bairros de Boa Viagem e Casa Forte e oferece mais de 150 dinâmicas e 80 técnicas de oratória e comunicação. Informações através do formulário no link.


Hoje, 14 de Setembro é Dia Nacional do Frevo

 

 

 

O Frevo, expressão cultural presente no Nordeste e principalmente Pernambuco. Considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. E o Frevo, para além do lado cultural, tem sido considerado uma excelente atividade física para aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida.

A dança não é só interessante na busca pela saúde física, mas também a mental e ajuda muito na questão da socialização, tão afetada em tempos de pandemia. Vale reforçar que em 2007, o frevo já havia sido declarado como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, neste dia 14 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Frevo.

De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário UniFBV Wyden, Tatiana Acioli, a prática do Frevo ajuda a melhorar vários aspectos da saúde, mas requer cuidados para iniciantes e praticantes mais experientes. “Esta é uma atividade que exige muita potência e resistência muscular, os passos baixos necessitam de muita força e explosão. Como impacto positivos podemos destacar a melhora nos movimentos corporais, melhora na circulação sanguínea e resistência”, destaca. “Para se jogar no frevo tem que ter cuidado, seja em aula ou bloco de rua, é preciso atenção ao fazer o alongamento para evitar lesões e dores musculares. Sem contar que é importante se hidratar adequadamente e fazer uma alimentação leve 20 minutos antes da atividade”, ressalta. Estudos revelam que trinta minutos de aula de Frevo tendem a registrar uma perda de 300 calorias.

Com mais de 10 anos de experiência, lecionando na disciplina de Dança, a professora Maira Souza destaca que o Frevo pode ser encarado como outras atividades físicas, como a corrida e o ciclismo, e, que assim como eles, precisa de um treinamento adequado e crescente. “A pessoa deve respeitar os limites do seu corpo, em um processo gradativo de exigência física. Por isso, a necessidade de se buscar uma orientação profissional, principalmente para fazer um planejamento de aulas. incluindo de forma sistematizada uma evolução do aluno sem qualquer tipo de problema físico”, destaca. Maira ainda reforça que as pessoas não devem esperar datas especificas para praticar o Frevo. “Hoje existem boas escolas de dança que possuem o Frevo na sua carga horária e não precisamos esperar o Carnaval para cair no passo”, brinca Maira Souza.


Redação com assessorias e veículos- Fotos- Divulgação.

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar