Coluna Em Pauta: Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores

 

O serviço Tira-Dúvidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no whatsapp traz uma novidade que vai ajudar quem quer conferir informações sobre as Eleições 2022 antes de passar adiante fake news (notícias falsas). A partir de agora, os conteúdos que ainda não estiverem verificados por organizações de checagem parceiras do TSE serão encaminhados para o grupo de checadores e, tão logo a checagem esteja disponível, os usuários serão notificados diretamente pelo chatbot, no celular. Tudo bem rápido e simples, assegura a assessoria de imprensa do TSE. Ao ferramenta de consulta de informações está no topo do menu das opções do assistente virtual do tribunal, visando garantir que os eleitores possam verificar de forma rápida e prática uma informação.

Para consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato via chatbot, a pessoa interessada deve acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou ‘link’) para receber imediatamente conteúdos verificados. Do celular, para conversar com o assistente virtual, a pessoa deve adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do ‘WhatsApp’ ou clicar no link http://wa.me/556196371078 .

Em seguida, é só mandar uma mensagem para o Tira-Dúvidas e iniciar a conversa. Se o eleitor receber alguma notícia falsa, ele pode denunciar pelo Sistema de Alerta de Desinformação, criado pelo TSE e em funcionamento desde junho de 2022. Essa ferramenta permite que os cidadãos comuniquem à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro. É possível também denunciar números de telefone suspeito de disparo de mensagens em massa. As denúncias são repassadas às plataformas digitais parceiras do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação, para avaliação se elas representam violações a seus termos de serviço. O objetivo é garantir a rápida contenção do impacto provocado pela disseminação desses conteúdos falsos na internet. Os relatos recebidos poderão ser encaminhados ainda ao Ministério Público Eleitoral e demais autoridades, que adotarão medidas legais cabíveis.

 

Pernambuco fecha 3º trimestre com o menor número de homicídios da história

 

Pernambuco chegou ao terceiro mês consecutivo de queda tanto nos homicídios como nos roubos em 2022. O período de julho a setembro deste ano foi o menos violento entre todos os trimestres da série histórica de dados de homicídios, iniciada em janeiro de 2004. O balanço preliminar foi divulgado nesta sexta-feira (07.10), durante reunião do Pacto pela Vida (PPV), comandada pelo governador Paulo Câmara. Na ocasião, foram analisadas as estatísticas criminais de setembro de 2022, que manteve o cenário de redução das diversas formas de violência em todo o Estado.

“Nos últimos três meses, conseguimos reverter uma tendência de aumento nos homicídios registrada no primeiro semestre. O resultado do trimestre é importante e vamos trabalhar para consolidar a redução nessa reta final do ano”, afirmou Paulo Câmara. O balanço consolidado de setembro, com o detalhamento dos diversos indicadores criminais, será divulgado até o próximo dia 15 de outubro.

Durante a reunião do PPV, verificou-se que, de todos os 75 trimestres da linha do tempo, nenhum havia apresentado número de homicídios menor do que o do recorte de julho a setembro de 2022. Até então, o terceiro trimestre de 2013 detinha as mais baixas estatísticas de crimes contra a vida da série histórica. Levando em conta apenas setembro de 2022, que se tornou o mês com o 9º menor número de mortes da série, a retração dos crimes contra a vida ficou na casa dos 20%, enquanto os crimes violentos patrimoniais recuaram 16%, na comparação com o mesmo mês de 2021.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, a redução aponta para uma tendência consolidada de diminuição da criminalidade em Pernambuco, de forma global e aprofundada, no mês e no trimestre. “Tivemos este ano o setembro de menor quantitativo de homicídios e roubos de toda a nossa série histórica de dados. No caso dos crimes contra a vida, são 19 setembros desde 2004. Já os roubos começaram a ser contabilizados, dentro desta atual metodologia, em 2007, o que significa 16 setembros na linha do tempo. Além disso, os feminicídios caíram 80% e o total de homicídios de mulheres recuou quase 70%”, detalhou. A reunião de monitoramento do Pacto pela Vida contou com a presença de outros secretários do Poder Executivo Estadual, além de comandantes de forças de segurança pública e de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública Estadual.

 

 

Empresas Familiares discutem mercado

 

Adriano Cantreva, sócio da Portofino Family Office ( EUA), Helena Rocha, sócia da PWC e presidente do LIDE Empresas Familiares e Cicero Rocha, consultor e embaixador do tema Empresas familiares no Sistema LIDE
Pernambuco, estarão conversando com 30 empresários sobre “Mercados Internacionais: Além da Diversificação”. Este almoço de negócios promovido pelo LIDE acontece dia 18 deste mês, às 12h, no restaurante Famiglia  iuliano e tem como objetivo discutir investimentos em mercados financeiros
internacionais e a gestão destes ativos.

 

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia contará com projeto de Paulista aprovado pelo CNPq

 

Dentro da agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), Paulista promove a III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista e Municípios Parceiros, tendo aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Projeto Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas em Paulista-PE. O projeto será apresentado nesta terça, (18), na Base Avançada do ICMBio (Projeto Peixe Boi), em Itamaracá. O material resultante da ação vai somar com o já adquirido através de editais anteriores e que hoje são a base do Projeto Sema nas Escolas. Coordenado pelo Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), o tema deste ano é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, sendo o terceiro ano em que a SNCT ocorre no município de Paulista. De acordo com o órgão, o financiamento intermunicipal (linha B) conquistado para realizar a iniciativa foi na ordem de R$ 30 mil, para a realização de ações de divulgação e popularização do conhecimento científico.

Para que fosse possível, o NSU uniu as ações de divulgação científica com a Educação Ambiental, através da divulgação dos dados sobre monitoramento das tartarugas marinhas em Paulista, assim como em municípios como Itamaracá e Jaboatão dos Guararapes. Além disso, o projeto contempla ainda a visitação
de estudantes da Rede Municipal ao Projeto Futuras Cientistas, e ainda, o financiamento de exposição científica sobre tartarugas marinhas; dados acerca do trabalho de agricultores e pescadores do município, e a produção de material audiovisual para a promoção da valorização da identidade desses trabalhadores. Veja a programação completa e participe.

 

Pernambuco ganhará Complexo Administrativo do Ministério Público

 

O novo Complexo Administrativo Promotor de Justiça Roberto Lyra, futura sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), começou a ser erguido e será entregue em 2025. O governador Paulo Câmara participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da edificação, que será construída em imóvel doado pelo Governo do Estado, em Santo Amaro. “Com esse novo espaço, o Ministério Público de Pernambuco vai proporcionar melhores condições de trabalho a todos que fazem a instituição, além de continuar sendo um
aparelho importante para a Justiça. Vivemos em um Estado Democrático de Direito e sabemos dos desafios que ele enfrenta atualmente, por isso a consolidação de uma instituição como esta só o fortalece”, reforçou Paulo Câmara.

A construção do Complexo é fruto de um esforço conjunto. Além de participar com a doação do terreno, o Governo ajudou na intermediação da operação de crédito para a obra. “Por determinação do governador Paulo Câmara, tivemos reuniões com a diretoria da Caixa Econômica Federal. A operação foi autorizada e, no próximo ano, o Ministério Público pode dar andamento para viabilizar esse sonho tão importante de estruturar a sede da instituição, melhorando a prestação de serviço para a sociedade”, destacou o secretário
estadual da Fazenda, Décio Padilha. De acordo com o procurador-geral de Justiça do MPPE, Paulo Augusto de Freitas, a obra é, acima de tudo, uma aspiração de todos os que fazem parte da instituição. “O dia de hoje é um marco histórico para o Ministério Público e para Pernambuco. Era um sonho de todos os membros e servidores ter um espaço que contemplasse toda a nossa estrutura administrativa e permitisse um acesso único à sociedade pernambucana”, ressaltou.

Considerada a maior obra já realizada pelo MPPE, a sede integra um complexo administrativo formado por dois blocos: O A com uma área de mais de 16 mil m² e a edificação principal, composta por 15 pavimentos onde estarão distribuídos os ambientes de funcionamento da instituição e estruturas de apoio. O B funcionará no galpão e no prédio já existentes no terreno da antiga CTU, que estão sendo totalmente reformados. Ele abrigará os setores de apoio técnico, arquitetura e engenharia, assessoria de imprensa, administração e sistemas de informação, entre outros.

 

Olinda aplicou 874.594 doses contra a Covid-19

 

A Prefeitura de Olinda já aplicou 874.594 doses da vacina contra a Covid-19, somando todo o público elegível – crianças, adolescentes e adultos. Elas vieram de 853.887 doses recebidas pelo PNI Municipal desde o dia 19 de janeiro de 2021, quando a técnica de enfermagem Maria Tereza de Lima recebeu a primeira dose na cidade, aplicada pelo colega de profissão Sérgio Dornelas. A diferença entre o que foi aplicado e o recebido deve-se à política de administração dos imunizantes. Utilizando as medidas rigorosamente prescritas, o que acaba com o desperdício, a Secretaria de Saúde de Olinda consegue fazer a vacina render mais e, consequentemente, ampliar a cobertura vacinal. O público infantil, de 3 a 11 anos, o último liberado para receber as vacinas, já chega a 45.338. Já entre os idosos – a partir de 65 anos, chegam a 183.498. Nos adultos, a faixa mais vacinada é a de 40 a 49 anos, com 134.755 doses aplicadas. A vacinação contra Covid-19 no Shopping Patteo mudou de local. Quem for tomar a dose deve se dirigir ao piso L2, em frente à agência da Caixa Econômica. O horário é o mesmo, das 9h às 16h. A imunização está aberta para crianças e adultos, sem necessidade de agendamento. A Secretaria de Saúde de Olinda ressalta que as pessoas que não completaram o ciclo vacinal compareçam.

 

 

Clínica da Pessoa Idosa realiza grande ação de saúde em Peixinhos

 

Uma grande ação em saúde, na Clínica da Pessoa Idosa de Olinda marcou nesta sexta (7), a comemoração do Dia Internacional do Idoso. Durante a ação foram realizados serviços gratuitos com geriatra, psicológico, encaminhamento para ortopedia; palestras e avaliação nutricional, testagem de HIV, Sífilis e
Hepatite B e C, testagem de Glicemia, aferição de pressão arterial, ventosaterapia, auriculoterapia, entre outros. A Clínica da Pessoa Idosa foi inaugurada em 2021 pelo prefeito, Professor Lupércio, e após um ano de
serviço, já realizou mais de 19 mil atendimentos gratuitos à população do município. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Presidente Kennedy, 3533. O local conta com atendimentos gratuitos de geriatra, fisioterapeuta, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, além de farmácia e vacinas ofertadas no calendário vacinal dos idosos. O morador interessado pode solicitar atendimento por encaminhamento da Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência ou por demanda espontânea, indo direto ao local, onde será agendada a data do atendimento.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: contato@blogdellas.com

Compartilhar