Câncer de próstata tem novo tratamento com radioterapia reduzida
A fase aguda da pandemia da covid-19 afetou os pacientes com câncer de próstata, que não podiam parar o tratamento, mas precisavam continuar se cuidando para evitar a contaminação pelo coronavírus. Uma das medidas implantadas com o objetivo diminuir o risco de transmissão da covid-19, foi a redução no número de sessões de radioterapia para o tratamento. O número de sessões foi reduzido de 39 para 20 aplicações. A experiência foi tão bem-sucedida que passou a ser adotada como rotina no pós-pandemia. Ao lado de exames e tratamentos sofisticados, essa é uma das novidades do combate ao câncer de próstata, que ganha destaque durante a campanha do Novembro Azul, que segue até o próximo dia 30. No entanto, a redução se aplica a determinados pacientes, que apresentam características específicas. “Quando o paciente não apresenta risco de complicação, o tempo de tratamento por radioterapia pode ser mais curto, com cinco sessões com maior intensidade de radiação”, esclarece a médica Mariana Bruno Siqueira, oncologista da Oncologia D’Or, com foco em uro-oncologia.
O que impede a redução de sessões, explica a médica, é o tamanho da próstata e a distância entre a próstata e o reto, que é a parte final do intestino. “As complicações que a temos mais receio são diarreia e eventualmente sangramento nas fezes. É uma decisão do médico radioterapeuta, baseado nos dados da anatomia do paciente, para definir se tem segurança de fazer em menos tempo com maior dose. Então é uma decisão para cada paciente e em conjunto com radiooncologista, que é quem vai planejar o tratamento”. Essa é uma tendência que começou antes da pandemia da covid19, e foi intensificada e adotada de forma mais ampla e disseminada no Brasil para vários tipos de neoplasias com a chegada da pandemia, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), Marcus Simões Castilho, médico radioterapeuta. “A redução de tempo de tratamento de radioterapia é conhecida como hipofracionamento e é uma tendência em diversas patologias. Em próstata, já existe um corpo de evidência científica consolidada. Fundamental pontuar que doses maiores pressupõe maior controle de entrega e consequentemente tecnologia. Isso é uma limitação no Brasil uma vez que somente um terço dos equipamentos têm radioterapia guiada por imagem, fundamental no hipofracionamento do câncer de próstata”, explica o médico.
A SBRT realizou um Consenso de Hipofracionamento na Radioterapia no Câncer de Próstata em setembro de 2019, antes da pandemia, e publicou esse material na Revista da Associação Médica Brasileira em janeiro de 2021.A estratégia já é consolidada para hipofracionamento moderado entre 20 e 28 frações, reduzindo o tratamento de 7 a 8 semanas para 4 a 6 semanas. “Estratégias de tratamentos em somente uma semana estão sendo adotadas, porém muito dependentes de alta tecnologia”, disse Castilho. A radioterapia é uma modalidade terapêutica importante no cuidado das neoplasias tanto em condições malignas quanto benignas, em condições radicais e também paliativas. “Estima-se que cerca de 60% dos pacientes oncológicos irão receber radioterapia em algum momento do curso do seu tratamento”, disse a SBRT. Além dos estudos para o hipofracionamento no tratamento de câncer de próstata, já existiam estudos garantindo a segurança para algumas situações, como, por exemplo, para pacientes com tumores de mama iniciais. “Mas existiam algumas situações, como para pacientes com câncer de mama mais avançados, onde a adoção do hipofracionamento ainda não era consensual. Com a chegada da pandemia, o encurtamento do tratamento foi ampliado para todos os pacientes. Logo em seguida, estudos foram publicados comprovando que, realmente, todas as pacientes podiam encurtar o tratamento”, disse Castilho.
Comidas de Axé, Música, e Artes Visuais marcam o encerramento do Mês da Consciência Negra em Olinda
Celebrar a consciência negra é valorizar e homenagear as tradições culturais afro-brasileiras em nossa cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Olinda realiza nesta quarta-feira (30), a partir das 17h, uma celebração de encerramento do mês da consciência negra, no município, em parceria com o Afoxé Alafin Oyó e terreiros do município. A iniciativa será realizada na sede do Alafin, localizada na Rua do Sol, 284, Carmo – Olinda. Na programação, muito coco de roda com o Grupo Pirão Bateu da Xambá, xirê em louvação aos orixás, além de uma exposição, produzida por participantes da oficina de Xilogravura dos Orixás, realizada na última terça-feira (22), na Biblioteca Pública de Olinda. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio das Coordenações de Assuntos Religiosos e Igualdade Etnico Racial. A celebração conta com comidas de axé, ofertadas por 11 terreiros de Olinda, que irão apresentar ao público pratos tradicionais de alimentos sagrados dos orixás. Cada receita traz os ingredientes e sabores de um orixá. Veja o cardápio a ser apresentado:
Farofa de Frango no dendê e Bode dendê de Exú, ofertado pelo terreiro Ilê Asé Osun Alade de Mãe Dora;
Carne de porco com milho de Ogun, ofertado pelo terreiro Ilê Omo orixá Nãnã Buruku de Mãe Rosa;
Canja de oxalá, acaçá doce, brigadeiro de inhame e milho branco e mel de Oxalá, ofertado pelo terreiro Ilê Axé Olorum de Pai Vadinho;
Doce de Abóbora, Vatapá de Milho Verde de Obá, ofertado pelo terreiro Ilê Axé Kiobambo Oxum Aladê Omam de Pai Cleyton;
Beguiri de Xangô, ofertado pelo terreiro Ilê Obá Ogodô de Pai Brivaldo;
Ipeté e Doce de Mamão de Oxun, ofertado pelo terreiro Ilê Axé Omin Osun Ninin Tumbá de Mãe Fernanda;
Doces e pipocas de Obeji, ofertado pelo terreiro Ilê Asé Oyá Meguê de Mãe Lurdinha.;
Acarajé de Oyá, ofertado pelo terreiro Ilê Axé Oxum Ipondá de Mãe Inajá;
Doce de batata doce de Nanã, ofertado pelo terreiro Ilê Oyá Egun de Pai Ivon;
Eboyá, Manja e Peixe frito de Yemanjá, ofertado pelo terreiro Ilê Asé okún Aféfé de Mãe Andréia;
Mulucum e Acaçá de milho branco de Oxumarê, ofertado pelo terreiro Ilê Axé Oxum Agemu de Pai Zé.
Endereço: Rua do Sol, 284, Carmo – Olinda
Centro Universitário lança campanha natalina “Adote uma cartinha”
O Centro Universitário Estácio Recife lançou a campanha natalina “Adote uma cartinha”, visando oferecer um Natal mais feliz para as crianças moradoras das comunidades dos Coelhos e Papelão, ambas localizadas no centro da capital. As duas comunidades são atendidas pelo Movimento Pró-Criança, projeto que promove o direito à cidadania para milhares de crianças e jovens através de trabalhos sociais. Em todas as cartinhas, os pedidos são de alimentos.Qualquer pessoa pode escolher uma carta e melhorar o Natal de uma família. Além dos alimentos não perecíveis, pede-se que as doações incluam também biscoitos, chocolates, confeitos, leite e itens do tipo. Para retirar a cartinha, basta informar a intenção na recepção do centro universitário. As doações também devem ser entregues no campus até o dia 07 de dezembro. A Estácio Recife está localizada na Av. Eng. Abdias de Carvalho, nº 1678, na Ilha do Leite.
Prefeitura do Paulista é premiada no Programa Educação Viária é Vital
A Cidade do Paulista é bicampeã no Programa Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre. Os cases de sucesso premiados da gestão municipal são os de 2021, com a professora Adriana Brahim, da escola Professor Salvador Dimech, e de 2022, com a professora Maria Luiza, da Escola Iracema de Castro.“Nosso trabalho é conjunto. O mais importante de estarmos entre os dez melhores exemplos de sucesso nacional e pela segunda vez sermos premiados é fazer disso o reconhecimento a toda equipe, que trabalhou muito para entregar um bom projeto”, frisou a professora Maria Luiza. “Ter o reconhecimento entre os 10 melhores cases de sucesso regional é fantástico. Com isso, Paulista é uma referência e isso nos estimula como equipe a realizar um trabalho com excelência e qualidade”, destacou a professora Adriana Brahim.
O Programa Educação Viária é Vital foi desenvolvido para os professores e alunos do ensino infantil, fundamental e médio. Trata-se de um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e aulas, envolvendo estudantes e docentes em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas à escola, levando-os a elaborar e implementar projetos que visem melhorias nas condições de mobilidade, tornando a circulação mais segura, justa e eficiente.A iniciativa também visa conectar a segurança viária com saúde física e mental, desenvolvimento, educação, equidade, equidade de gênero, cidades sustentáveis, meio ambiente e mudança climática, fazendo uso das principais ferramentas de ensino aprendizagem para contribuir com a formação das comunidades envolvidas na ação.
Ainda em Paulista: 3ª Etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica segue no município
A Secretaria de Saúde do Paulista promoveu, neste sábado (26), das 9h às 16h, a 3ª Etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica. Na ocasião, 8.101 animais receberam a vacina contra a raiva, em 18 pontos. Foram 5.752 cães e 2.349 gatos imunizados. As áreas que contaram com ponto de vacinação foram devidamente mapeadas pela Vigilância Ambiental, no sentido de ampliar a cobertura vacinal na cidade.
Nas duas fases anteriores da campanha, 12.853 animais receberam a vacina contra a raiva. O município conta com 40.430 cães e 8.155 gatos, totalizando 48.585 animais.
Reconhecimento: Paulo Câmara entrega insígnias a 1.161 praças promovidos da PMPE
O governador Paulo Câmara entregou 1.161 insígnias a praças promovidos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A cerimônia foi realizada no Quartel do Comando Geral da PMPE, bairro do Derby, área central do Recife. Por critério de antiguidade, foram promovidos praças às patentes de cabo, 3° sargento, 2° sargento, 1° sargento e subtenente. “Esta promoção vai garantir ainda mais aquilo que nós queremos para o nosso Estado, que é levar a paz a todas as regiões. Isso se faz com muito trabalho e unidade em favor de salvar vidas e garantir o ir e vir das pessoas. A construção das corporações passa por contratações, reforço, profissionalismo e valorização. E ao longo de quase oito anos foi isso que nós buscamos, seja nos concursos para oficiais, e nas promoções, como as que nós realizamos hoje”, destacou o governador Paulo Câmara. Em dezembro de 2021, o governador sancionou a Lei Complementar nº 470, que viabilizou diversos benefícios para as promoções dos militares de Pernambuco. Os principais foram o resgate da promoção por antiguidade; a manutenção das promoções por bravura e post mortem; a promoção decenal e a requerida; além da criação da promoção por invalidez permanente. As promoções são relativas às patentes de cabo, 3° sargento, 2° sargento, 1° sargento e subtenente.
Nx Boats marca seus oito anos no mercado com festa e lançamento do barco Nx 50 Invictus
Jonas e Elizabeth Moura eram só felicidades, sábado (26) na festa que marcou os oito anos de sucesso do estaleiro pernambucano Nx Boats, no Amura Carneiros, em Tamandaré-PE. O evento náutico teve entre as atrações shows de Rafa Cout, Clara Sobral e a banda Pagode 874, que cantaram os melhores sucessos do momento e garantiram muita animação aos cerca de 300 convidados que prestigiaram o encontro. Alguns deles, inclusive, são clientes da Nx e chegaram ao local da festa em suas próprias lanchas para brindar com os donos do estaleiro o novo momento da empresa que atingiu a marca de 1.400 embarcações na água, todas fabricadas em Pernambuco. Enquanto a festa rolava, uma bela exposição com mais de 30 barcos, na praia em frente ao Amura, chamava atenção e exibia embarcações dos 9 modelos já fabricados pelo estaleiro.
Algumas marcas de peso como Volvo Penta, XP Unique, Mercury, Fiori Jeep e Cobepal apostaram na iniciativa do evento do estaleiro pernambucano que desponta como o maior do Brasil na fabricação de barcos na categoria de 26 a 50 pés. Aliás, o Summer Day, marcou também o lançamento da lancha Nx 50 Invictus Hard Top, que vem fazendo muito sucesso e fez o estaleiro ampliar sua linha de produção e entrar na divisão Yachts, com a construção de embarcações de maior porte.
Regada a espumantes, whisky e coquetéis exclusivos do Beijupirá, refris e schweppes da Cobepal Coca-cola, além de saboroso buffet de carnes e grelhados de frutos do mar do Tapa de Cuadril, sob a batuta do restaurateur Paulo Brol, o Summer Day foi, sem dúvida, inesquecível, repetindo o sucesso de 2021. Os empresários da Nx Boats já pensam em manter o Summer Day na programação anual de eventos do estaleiro. A empresária de eventos e consultoria Roseane Cabral mais uma vez está de parabéns e deu show na organização, cuidando dos mínimos detalhes da festa que começou às 13h e se estendeu até 22h, no melhor estilo open bar.
Redação com veículos e assessorias- Fotos: Divulgação
Fotos/Matéria /Estaleiro NX/BOATS:
Foto 1 – Maika Menezes, Eduardo Coelho, Jonas Moura e Jorge Araújo – Foto – PAULA MAESTRALI
Foto 2 – Roseane Cabral, Elizabeth Moura e Mirella Moura – Foto – Paula Maestrali
Foto 3 – José Augusto e Raffaela Lima com os filhos – Foto – Paula Maestrali
Divulgação NX Boats
E-mail: redacao@blogdellas.com.br