“Cafi, Salve o Prazer”: Documentário ganha pré-estreia no Recife neste domingo
Domingo , 18, é dia de ir ao Cinema da Fundação, no Derby , a partir das 19h, para assistir dentro da programação da 25º Mostra Retrospectiva Expectativa, um documentário que tem em nossa capital sua pré-estreia e é só afeto: “Cafi, Salve o Prazer”, assinado pela Luni Produções , com direção de Lírio Ferreira e Natara Ney. Carlos Filho, o Cafi deixou sua marca como genial fotógrafo e artista plástico. Sua sensibilidade foi estampada em mais de 100 capas icônicas de discos de artistas da MPB, como Chico Buarque, Alceu Valença, Milton Nascimento e outros.
O documentário conta a sua trajetória, da década de 1960 até a sua morte, no réveillon de 2019, com depoimento do próprio Cafi, filmado em lugares que marcaram a sua vida , entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. Os depoimentos dos entrevistados convidados se misturam às imagens de arquivo de acervo pessoal do próprio Cafi. Na telona ele surge rodeado de amigos e parceiros de uma vida, como Alceu Valença, Lô Borges, Jards Macalé, Ronaldo Bastos e da coreógrafa Deborah Colker, sua ex- mulher.E mostra um Cafi ativista da vida cultural do Brasil e um grande entusiasta da cultura popular, sua paixão pelo Maracatu, manifestação cultural típica da Zona da Mata pernambucana. O artista foi um dos fundadores do coletivo de poesia Nuvem Cigana, além de parte da história do lendário Circo Voador. Cafi colecionou histórias por trás de sua obra e conta boa parte delas neste documentário. Relembra, por exemplo, em detalhes como surgiu a capa do disco aplaudido “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges.
Florence gerando saúde e bem estar para idosos
Sob nova direção: A Dra. Michele Melo Bautista, geriatra, assume a Gerência Médica da Clínica Florence, localizada no bairro das Graças, no Recife. A Florence é o primeiro hospital de transição do Estado, com modelo assistencial focado em pacientes para Reabilitação e Cuidados Paliativos.
Escola Eleva X Summer Camps: agenda moderna e pioneira
A Escola Eleva Recife com uma série de novidades. Nas férias de janeiro, e, principalmente de Julho de 2023, os alunos ou até mesmo suas famílias , poderão aproveitar as atividades dos Winter ou Summer Camps do Inspired Group, espalhados pelo mundo, explorando oportunidades únicas como um programa de moda em Milão, um de artes ou de inglês na Inglaterra, um de montanhismo ou Ski na Suiça, ou programas de tênis, golfe e futebol na Espanha. “Os programas que promovem desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais geram lembranças e memórias únicas para a vida”, enfatiza Màrcio Cohen, CEO Americas do Inspired Educacion Group, que comprou a rede de ensino com unidade em Boa Viagem. Para entender melhor como funciona a agenda do Summer Camps basta acessar www.escolaeleva.com.br – A Escola Eleva já se encontra aberta para as novas matrículas com foco no ano letivo de 2023.
Compesa conta com moderno Centro de Operações Integradas
O governador Paulo Câmara inaugurou o Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Com tecnologia de última geração nas principais empresas de saneamento, o COI vai integrar as equipes de Controle Operacional, de Energia Elétrica, Planejamento das Manutenções e de Fiscalização de Água e Esgoto em um único ambiente. O agrupamento permitirá o controle integrado entre as equipes diretamente na operação dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES), garantindo o aumento da produtividade. “Esse centro irá permitir uma integração maior dos sistemas para que se possa identificar qualquer tipo de ocorrência que precise ser corrigida, além de possibilitar uma resposta ágil. A meta é levar tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços em todo o Estado”, destacou o governador. A unidade irá substituir o antigo Centro de Controle Operacional, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Tapacurá, no Curado, e está instalado no Centro Administrativo da Companhia, em Santo Amaro. O COI conta com sistemas de Business Intelligence (BI) que analisa dados estatísticos mais assertivos para tomadas de decisão, telas de controle automatizadas que podem abrir e fechar válvulas de forma remota e à distância e, ainda, softwares de automação industrial, que permitirão a gestão remota das faltas de energia proporcionando a adoção de soluções rápidas.
Para a implantação do novo centro foram investidos R$ 900 mil. “Antigamente eram várias equipes espalhadas cuidando de cada gerência. Hoje, estamos numa sala única, com todo o processo tecnológico, com toda a implantação de softwares, permitindo que a equipe observe problemas, seja na alimentação de uma grande adutora, no nível do reservatório, ou ainda se a pressão não está suficiente para que a água chegue num local mais alto, por exemplo”, explicou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. “Além da gente continuar monitorando os sistemas produtores da Região Metropolitana, temos a interface com o interior. Passamos a monitorar aqui também os sistemas de esgotamento de todo o Estado, o sistema de manutenção de redes, o de automação, o de manutenção eletromecânica e o de eficiência energética”, completou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
Camará Shopping é ponto de arrecadação de alimentos para doação
Neste mês de dezembro, o Camará Shopping arrecada alimentos e roupas para doação. Todo o alimento alcançado será doado para instituições que serão identificadas e escolhidas pela instituição Transforma Brasil, parceira da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) nesta ação. Assim, o projeto “Alimente a vida” será mais que especial levando ajuda para quem mais precisa. Todos os shoppings da RMR estão participando da campanha e juntos fizeram doação de quase sete toneladas de alimentos em forma de cestas básicas, que vão se somar às dos clientes e de empresas . Os doadores podem entregar itens não perecíveis ou utilizar o QR Code disponível para fazer a doação em dinheiro, através de Pix para uma conta da Apesce, que será integralmente revertido para a compra de mais alimentos.E mais, o Camará ainda conta com o projeto Roupa Boa a Gente Doa, idealizado pelo shopping que consiste em arrecadar peças de roupas em bom estado que são doadas para organizações não governamentais responsáveis por auxiliar pessoas carentes do Grande Recife. As doações entregues atendem famílias em condições de vulnerabilidade e em estado de vulnerabilidade alimentar. Para doar, basta identificar a instalação no piso L1, ao lado da loja Doze Tribos. No local também é possível doar não só roupas, agasalhos e alimentos, mas também itens de higiene pessoal. Todas as doações serão filtradas e distribuídas para diversas instituições de caridade.
Educação de Olinda elege diretores e vice-diretores das unidades de ensino
A Secretaria de Educação de Olinda, através do Departamento de Gestão Escolar, realizou nesta quarta-feira (14) a eleição dos novos diretores da rede municipal de ensino. Das 73 unidades de ensino, 65 passam pelo processo eleitoral para preenchimento das vagas de diretor e vice-diretor das escolas. As demais escolas são de tempo integral e o processo de escolha dos novos gestores têm legislação própria. O processo seletivo teve início no mês de setembro, quando foi ofertado aos professores efetivos do município um curso de formação de gestores escolares. Durante três meses, 220 candidatos realizaram e concluíram o processo. Destes, 167 foram aprovados e seguiram para segunda etapa do curso de formação, que foi a formação e inscrição da chapa com o nome do candidato a diretor e vice-diretor. A partir daí, cada chapa precisou apresentar um plano de gestão para a proposta de mandato, que foi avaliado durante audiência para toda a comunidade escolar, composta por professores, funcionários, estudantes, pais e responsáveis votantes da eleição.“O pleito acontece simultaneamente em todas as 65 unidades de ensino de Olinda nos horários de funcionamento da escola. As que funcionam no turno da noite, a votação segue o horário normal. Todas as urnas só serão fechadas ao final do expediente. E a apuração já inicia a partir das 17h”, garante Valdenize Honório, presidente da comissão eleitoral central e chefe do departamento de gestão escolar de Olinda. O resultado final deve sair no dia 21 de dezembro. A posse acontece dia 27, em local ainda indefinido.
Paulista no combater a degradação dos seus manguezais
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente do Paulista realizou, na ultima terça, 13, (13), uma operação de fiscalização na área de preservação ambiental que fica localizada ao lado da Ponte do Janga. O trabalho coordenado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente , em conjunto com a CIPOMA, visa combater o desmatamento e ocupações irregulares no local.A operação contou com uma força-tarefa, reunindo as Secretarias Municipais de Segurança e Mobilidade e de Obras e Serviços Públicos, além do 17ª Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Estradas de Rodagem e servidores do Controle Urbano e da Fiscalização Ambiental. Na ocasião, o DER constatou que uma estrutura de proteção instalada ao longo da Ponte do Janga foi danificada por infratores. O órgão fará uma denúncia relatando o ocorrido e encaminhará para apuração. “A partir da vistoria realizada na semana passada, quando foram constatadas diversas invasões de terras e construções irregulares, que resultaram na supressão de áreas de manguezais, realizamos a ação de hoje. As edificações onde antes se tinha vegetação, além de cercas irregulares, foram demolidas e derrubadas, e os infratores foram identificados e autuados pela fiscalização” esclareceu o Secretário Executivo de Meio Ambiente do município, Clécio Araújo, que também afirmou que a pasta vai elaborar um relatório técnico e encaminhar aos órgãos competentes. “Por se tratar de área de manguezal, cuja fiscalização ambiental é de competência do Governo Federal, o relatório será encaminhado ao Ministério Público Federal, ao IBAMA e ao CPRH”, acrescentou o secretário.
Projeto de PPP para a Iluminação Pública avança em Olinda
O projeto para estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) dos serviços de iluminação pública (IP) em Olinda teve um novo avanço. Na terça-feira passada (13), uma reunião no TCE-PE, marcou o início da etapa de validação externa do processo. No encontro houve a apresentação das principais premissas e informações deste importante projeto para Olinda. Os estudos desenvolvidos serão avaliados pelo Tribunal, garantindo a segurança do projeto à população. A reunião contou com a participação da equipe de estruturação do projeto de parceria público privada da Prefeitura de Olinda, representantes da Caixa Econômica Federal e consultorias , que apresentaram os estudos técnicos, econômico-financeiro e jurídicos da PPP ao TCE-PE. A população de Olinda também terá sua oportunidade de participar de forma ativa e transparente deste projeto através da Consulta Pública, que começa na próxima terça-feira (20), com duração até 23 de janeiro de 2023. O projeto estará disponível para acesso no site da PPP da Iluminação.A Prefeitura também convida os interessados para participar na Audiência Pública da PPP, que ocorrerá em 17 de janeiro de 2023, (data a ser confirmada no Aviso publicado no Diário Oficial do Município).
O que prevê a PPP em Olinda? A PPP da iluminação pública de Olinda contempla a substituição de todas as lâmpadas atuais, em todos os bairros e vias, por luminárias de maior eficiência energética (tecnologia LED). Esta modernização dos mais de 24 mil pontos representa um potencial de redução de mais de 66% do consumo de energia e redução de +1.000 toneladas das emissões de gás carbônico (CO2) ao ano. O projeto irá promover um uso mais eficiente dos recursos públicos através de uma economia para o município superior a R$ 2 milhões ao ano, em relação aos custos atuais da Prefeitura com os serviços de iluminação pública. Com investimentos de cerca de R$ 30 milhões pelo parceiro privado, a PPP também prevê a instalação de iluminação pública especial em 27 dos principais monumentos e marcos da cidade – como a Biblioteca Pública de Olinda, Catedral da Sé e o Palácio dos Governadores, o que valoriza não só o patrimônio histórico e cultural como também fomenta a atividade turística na região. A partir da implantação da PPP é esperada uma redução no número de acidentes de trânsito, aumento da sensação de segurança da população e estímulo ao uso noturno de espaços públicos, de modo que a melhoria na qualidade da iluminação das vias, praças e parques da cidade, impacta todo o contexto urbano.
Odontocape avança investindo na odontologia digital
Apesar da crise e dos desafios encontrados desde a pandemia da covid-19, o Grupo Odontocape aposta em parcerias com grandes e reconhecidos laboratórios para 2023 , com vista à confecção das lentes de contato dentais, das pontes fixas sobre Implantes e em impressoras 3D, atualmente bastantes requisitadas no mercado. E tem como perspectivas para o ano que começa foco na intensificação na Odontologia Digital que já vem recebendo investimentos e atenção especial, segundo Anabela Alencar que toca os negócios administrativos e de marketing do Grupo que atualmente movimenta cinco unidades distribuídas no estado.
Idosos ganham cuidados especiais
Cerca de 150 pessoas participaram de uma caminhada e um aulão de ginástica dos programas Saúde em Movimento e Academia da Saúde. A atividade aconteceu no bairro do Janga, em Paulista, e reuniu participantes dos polos das Quatro Torres do Janga, do Conjunto Beira-Mar, Conjunto Praia do Janga, Tururu, Maria Farinha, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e Nossa Senhora do Ó. De acordo com o coordenador dos programas Saúde em Movimento e Academia da Saúde do Paulista, Afonso Vinícius, além do incentivo à prática de atividade física, a temática do evento abordou o Dezembro Vermelho, que é o mês de combate e prevenção ao HIV/Aids. “Estamos aqui na frente das quatro torres para celebrar nossa caminhada natalina. No Saúde em Movimento a gente reúne todas as pessoas dos polos das praias e temos também o intuito de conscientizar sobre o Dezembro Vermelho. A gente sabe que existe um preconceito vigente com a doença, mas o intuito é conscientizar, trazer essa pauta para nossa conversa com o público”, ressaltou Afonso Vinícius. O Programa Saúde em Movimento é uma política estratégica de saúde do município que oferece importantes benefícios diretos, como o aumento dos níveis de atividade física dos usuários; a educação em saúde a partir da discussão de temas de interesse da população; além da socialização e o bom relacionamento social, que repercutem com mudanças positivas na saúde e qualidade de vida dos munícipes.
Redação Blogdellas com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br