Brasileira vai comandar o marketing da Coca-Cola na África

 

A executiva brasileira Adriana Knackfuss, atual líder da Coca-Cola para a América Latina, diretamente da Cidade do México, assumirá, a partir de fevereiro, a posição de vice-presidente de Marketing da Coca-Cola para a África, se mudando para Johanesburgo, na África do Sul. Desde 2007 na The Coca-Cola Company, Adriana construiu sua trajetória nas áreas de Comunicação e Digital, liderando eventos como Copa do Mundo da Fifa e Jogos Olímpicos, e ocupando a posição de VP de Digital Transformation na Coca-Cola Brasil. Em 2019, mudou-se para Atlanta para coordenar a área de Digital Transformation para América Latina. Em 2021, se tornaria líder de Portfólio Global de marcas de Sparkling Flavors para a mesma região. E nos anos seguinte, vivendo no México, ocuparia a cadeira da recém-criada posição de IMX, parte do Marketing LATAM, e, na sequência, assumiria a posição de líder de Coca-Cola TM também LATAM. Agora, a executiva assume mais um grande desafio.

Aposentadoria: As mudanças em pauta para 2023

 

Quem está prestes a se aposentar precisa ficar atento. A reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano. A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano. A regra de transição estabelece o acréscimo de seis meses a cada ano para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2023. Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima estava em 60 anos, passando para 60 anos e meio em janeiro de 2020. A idade mínima para aposentadoria das mulheres aumentou para 61 anos em 2021, 61 anos e meio em 2022 e agora chegou ao valor estabelecido pela reforma. Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 15 anos. A reforma da Previdência estabeleceu regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2021 para 2022. Na primeira, estabelece um cronograma para 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 90 pontos (mulheres) e 100 pontos (homens). Na segunda, prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 58 anos (mulheres) e 63 anos (homens). A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens. Quem alcançou as condições para se aposentar por alguma regra de transição em 2022, mas não entrou com pedido no INSS no ano passado, não precisa se preocupar. Por causa do conceito de direito adquirido, eles poderão se aposentar conforme as regras de 2022. Por decisão do STF do fim da década de 90, o momento para conquistar o direito à aposentadoria ocorre quando o trabalhador alcança as condições, independentemente de data do pedido ou da concessão do benefício pelo INSS. Isso beneficia os segurados que enfrentam longas filas no INSS para ter os processos analisados. Ao tomar posse, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que pretende rever a reforma da Previdência. Dias depois, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad,

 

Fez Pix para a pessoa errada? Saiba como agir

 

 

Disponibilizado em novembro de 2020, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo BC é um sucesso e atrai cada vez mais usuários. Mas apesar da praticidade e economia, já que a transação entre bancos via Pix não cobra tarifa, é preciso ficar atento na hora do uso para evitar problemas. Muitas vezes a sistemática das transações por Pix são efetuadas com erro para o destino final. O Que fazer quando isso acontece? Segundo a advogada atuante nas áreas cível e previdenciária, professora do curso de Direito da Estácio, Maria Eduarda Mello, diz que não existe lei específica que trate sobre transações indevidas via Pix, mas orienta: “Caso não haja devolução do valor, a pessoa que recebeu a transação de forma indevida pode responder por crime de apropriação indébita (art. 169 do Código Penal), cuja pena é de detenção, de um mês a um ano ou multa, como também sua conduta poderá configurar enriquecimento ilícito pelo art. 884 do Código Civil. Poderíamos falar que há um dever moral e jurídico, tendo em vista que a pessoa pode, inclusive, responder criminalmente, como mencionado “, explica a advogada.

Ela alerta ainda: “quem realizou uma transferência para a conta errada, primeiramente deve tentar entrar em contato com a pessoa e pedir a devolução. Caso não consiga identificar a pessoa, é possível pedir auxílio ao banco ou instituição para que estes entrem em contato com quem recebeu. “Havendo negativa, pode ser feito pedido judicial expresso neste sentido”, adiciona. Segundo a advogada Maria Eduarda Mello, caso a pessoa se negue a devolver, pode-se abrir um Boletim de Ocorrência e pleitear judicialmente uma reparação cível. “Mas o que indico principalmente é ter atenção no preenchimento dos dados e na conferência das informações do destinatário antes de confirmar a transação. Especialmente no caso de ser uma chave aleatória, que torna mais difícil a posterior identificação. O ideal, inclusive, é evitar fazer Pix utilizando este tipo de chave”, finaliza.

 


Olinda: Mutirão recolhe mais de mil garrafas de vidro das prévias

 


Uma ótima providência: O mutirão de ações, neste último domingo, durante as prévias carnavalescas no Sítio Histórico de Olinda rendeu o recolhimento de mais de 1.000 garrafas de vidro. O trabalho do Controle Urbano de Olinda contou com pontos fixos de troca de recipientes de vidro por plástico em nove locais: Avenida Liberdade, Praça João Alfredo, Quatro Cantos, Ladeira da Sé, Ladeira da Misericórdia, Rua 13 de Maio, Amparo, Rua de São Bento e Rua 27 de Janeiro.Nos bares e restaurantes da área histórica também houve recolhimento de material de vidro. Essa atividade contou com mais de 100 pessoas, entre Controle Urbano e Defesa Civil.As atividades também tiveram o trabalho da Secretaria de Mobilidade Urbana instituindo bloqueios nos principais acessos às ruas onde as agremiações desfilaram: Praça Dantas Barreto, Ladeira da Sé, Ladeira da Misericórdia, Rua do Bonfim com a Avenida Liberdade e 27 de Janeiro.Os agentes da Vigilância Sanitária fiscalizaram os comerciantes na Cidade Alta para observar o correto acondicionamento dos alimentos, além de orientar os comerciantes sobre as melhores práticas de higienização. A coordenação do mutirão ficou a cargo da Secretaria de Segurança Cidadã e também contou com agentes da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo e Secretaria Executiva de Serviços Públicos.

 


SENAI-PE oferece mais de 750 vagas para cursos gratuitos

 


O SENAI Pernambuco está oferecendo está oferecendo 758 vagas para 14 cursos diferentes, com opções nas modalidades presencial e à distância. O edital com mais informações sobre o processo seletivo e o link para as inscrições, que poderão ser feitas até o dia 20 de janeiro, estão disponíveis no www.pe.senai.br. As aulas terão início no dia 6 de fevereiro.As vagas são para as escolas do Recife (Areias e Santo Amaro), Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Goiana, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina e Araripina. Para participar do processo seletivo, o candidato deve preencher os seguintes requisitos: ser de baixa renda; ter concluído o Ensino Médio; e ter obtido média superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2018, 2019, 2020 ou 2021. O preenchimento das vagas será feito a partir da ordem de classificação geral dos concorrentes, considerando a média obtida na prova do ENEM. Só será aceita uma inscrição por candidato, devido às regras da política de gratuidade da instituição.

O resultado do processo seletivo será divulgado pelo site do SENAI-PE, no dia 23 de janeiro. Entre 24 e 26 de janeiro, os candidatos aprovados realizarão suas matrículas, presencialmente, nas escolas indicadas no ato de inscrição. Será necessário apresentar cópia dos documentos: certificado de conclusão do Ensino Médio (ou equivalente), histórico escolar ou documento da escola; documento de identificação pessoal (RG, CNH, Passaporte ou CTPS); CPF; e comprovante de residência. Também será preciso entregar a autodeclaração da condição de baixa renda e o comprovante com as notas do ENEM.Com duração de até dois anos, os cursos funcionam como uma porta de entrada para o mercado de trabalho e proporcionam conhecimentos práticos exigidos pelas empresas – inclusive no formato à distância.

 


Olinda com testagem rápida HIV/Sífilis gratuitamente

 


A Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde movimenta uma boa iniciativa, de caráter preventivo: Já se encontram em operação neste período em que começam as prévias carnavalescas, um ônibus com uma equipe disponibilizando serviços de testagem rápida de HIV e Sífilis, bem como preservativos e informações aos foliões .Semanalmente, os testes rápidos de HIV/Sífilis e Hepatite são disponibilizados em ações itinerantes nos bairros e de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, é oferecido atendimento na Policlínica João Barros Barreto no Carmo, por demanda espontânea e gratuita.A secretária de saúde de Olinda, Ana Callou, comenta sobre a importância da parceria e do serviço. “Sempre é fundamental firmar parceria com a saúde do Estado, sobretudo quando se trata de prestar serviço à população e com qualidade”, pontuou.

 

Jet Tour Sea.Doo movimentará litoral de Pernambuco dia 21

 


Fernando Da Fonte e Roseane Cabral comandam dia 21, a partir das 8h, o Jet Tour Sea.Doo, um grande passeio de motos aquáticas, com saída do Lup Beach Club, em Guadalupe, pelas belas praias do Litoral Sul de Pernambuco. O evento visa levar mensagem sobre o meio ambiente e incentivar o turismo náutico. “Usufruímos tanto da natureza que nosso maior papel é preservá-la. Queremos deixar um legado para a praia e criar novos formatos de eventos junto com o Estado e Municípios”, diz Roseane.

 


Tecnologia BIM traz sustentabilidade para a construção civil

 


A construtora pernambucana Baptista Leal aposta no uso da tecnologia para atenuar os impactos ambientais e passou a utilizar a inteligência artificial BIM (Modelagem da Informação da Construção) para realizar projetos sustentáveis e econômicos. Por meio da plataforma, a construtora pode acompanhar as despesas antes mesmo do início de cada obra. A partir de uma modelagem 3D, é possível construir virtualmente o empreendimento, enxergar divergências, calcular o custo total da construção e prever futuros ajustes. Além disso, a tecnologia é capaz de identificar as dimensões corretas e posicionar os objetos na localização exata do espaço modelado. O engenheiro civil Roger Camargo, lembra que a tecnologia data dos anos 1970, porém foi amplamente utilizada a partir de 2012. A construtora Baptista Leal opera com o BIM há dois anos e enxerga os benefícios pelo uso da ferramenta. “O que mais impactou foi a redução drástica do desperdício de materiais e quantificação mais precisa para a compra de insumos, permitindo maior controle dos custos”, afirma Camargo .

Pedro Baima, engenheiro civil e coordenador de obras da construtora, destaca o uso do BIM no auxilio da descoberta e na solução de problemas. “Nessa fase inicial de arquitetura e estrutura conseguimos enxergar com a equipe de arquitetura e o engenheiro calculista , possíveis discrepâncias antes mesmo de iniciar a construção. Se trabalhamos dessa forma com o BIM, quando chega a hora de executar a obra, não temos dúvidas de como resolver os problemas, pois já foram evidenciados .Todo o quantitativo do orçamento é realizado pela tecnologia, que faz um levantamento do valor. Ao calcular a quantidade de materiais essenciais para a obra, a plataforma auxilia na redução de sobras e evita a geração de resíduos. Ao evitar o desperdício de insumos e recursos, a construtora coopera com a mitigação de geração de resíduos e mantém seu compromisso com práticas sustentáveis, sociais e governamentais (ESG).Entre os empreendimentos que foram compatibilizados pelo BIM, estão Like Clube (Boa Viagem), Start Costa Dourada (Cabo de Santo Agostinho) e o Dumont Garden (Graças)”, lembra Baima.

 

Primeira livraria megastore do Litoral Norte é inaugurada em Paulista

 

 

Já aberta ao púbico interessado, desde o último sábado, em Paulista, a Livraria Baluarte, primeira mega store do Litoral Norte. É mais um empreendimento inovador atraído pelo município, que vive momento de crescimento econômico. A loja fica na Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2727- Janga, e opera com vendas físicas, E-commerce (atendimento e vendas online), gerência, design gráfico, entregas a domicílio e consultoria em brinquedos pedagógicos. Com uma área de cerca de 400 m², gera 35 vagas de empregos diretos. A estrutura será ampliada por etapas. Neste primeiro momento, o espaço comercializa material escolar, material de limpeza, itens de papelaria em geral, artigos para festa e brinquedos pedagógicos. Na segunda etapa, virão livraria, gráfica e mobiliários comerciais e industriais, além de um espaço de robótica, que será pioneiro no estado de Pernambuco.

“Na grande maioria das vezes, os itens desse setor de robótica é difícil de achar e adquirir, como impressoras 3D de última geração, que atualmente só podem ser compradas pela internet. Teremos esses equipamentos e atenderemos às pessoas e empresas ”, disse o especialista em TI, Leonardo Demétrio.Na última etapa, haverá a espaço para apresentações musicais e artísticas, bem como uma área gastronômica com cafés, bebidas e comidas. “Somos uma empresa pernambucana e já trabalhamos há muitos anos no setor de E-Commerce. Em 2022, após realizarmos um estudo de campo e uma análise de mercado para expansão de nossas operações, observamos que o Litoral Norte tinha essa demanda reprimida, e assim decidimos inaugurar nossa primeira loja física da região no bairro do Janga. Levamos em conta a densidade populacional e as características do município”, destacou.

 

Agrinez Melo faz live para compartilhar estudo sobre a dramaturgia dos Orixás

 

 


A pesquisadora, arte-educadora e atriz pernambucana Agrinez Melo aprovou, através do edital do Funcultura, o projeto de pesquisa “Agbara Ara: Dramaturgia dos Orixás como possibilidade de novas narrativas para a cena”. A iniciativa se apresenta como uma ação viável de fruição e compartilhamento de conhecimentos, a partir de uma investigação centrada no corpo, na ancestralidade e no teatro. A pesquisa é direcionada para o público maior de 14 anos e se divide em três etapas: Etapa 1 – Visitas a terreiros de matriz afro-indígena nas cidades de Recife e Arcoverde e colheita de dados para sistematizar metodologias de treinamento para o ator. Etapa 2 – Treinamento em sala de ensaio da pesquisadora Agrinez Melo com o ator Everson Melo a partir da ampliação dos estudos sobre metodologias da dramaturgia dos Orixás. Etapa 3 – Realização da oficina “Poética Matricial dos Orixás” na cidade de Arcoverde, direcionada para pessoas interessadas em vivenciar o teatro a partir da matriz africana e indígena.

Serviço Agbara Ara: Dramaturgia dos Orixás como possibilidade de novas narrativas para a cena — Etapa 2/21/01 (sábado), às 10h – Live do processo aberta ao público no canal I Pele Ti o Dun no YouTube (https://www.youtube.com/@ipeletiodun520) -Participapam da live, a pesquisadora Agrinez Melo, os orientadores da pesquisa Danielle Perin Rocha Pitta e Robson Haderchpek e o ator arcoverdense Everson Melo. A ação contará com acessibilidade em Libras.


Redação com veículos e assessorias. Imagens: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar