Brasil receberá ararinhas-azuis em 2023

 

– Projeto faz parte de reintrodução da espécie na caatinga- 
O Brasil receberá mais uma leva de ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) em 2023. Entre 30 e 50 aves devem chegar ao país, vindas da Alemanha, como parte da reintrodução da espécie na nossa caatinga , duas décadas depois de ser considerada extinta. Segundo Camile Lugarini, coordenadora executiva do Plano de Ação Nacional da Ararinha-Azul, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a ideia é que os animais cheguem já em janeiro. O primeiro grupo de 52 ararinhas-azuis chegou a Curaçá em 2020, de um criadouro alemão. Foi nesse município baiano que o governo criou espaço de conservação ambiental de proteção e o habitat desses animais na natureza. Ali foi construído ainda espaço adaptado para que elas reaprendam a viver soltas. As primeiras oito aves foram reintroduzidas na natureza em junho. No último dia 10, foram soltas 12. A ideia é liberar 20 aves, por ano, nas próximas duas décadas. Cerca de 30 ararinhas são mantidas no cativeiro, na sede do projeto em Curaçá, como reservas para a reintrodução e como reprodutoras. Três filhotes já nasceram dentro do viveiro baiano , assim como devem ser libertados filhotes nascidos em um criadouro de Minas Gerais. No entanto, a principal fonte de animais para reintrodução continua sendo o criadouro alemão ACTP. Para essa nova leva, vinda da Alemanha, os pesquisadores aguardam a liberação da vigilância agropecuária do Brasil devido a um surto de gripe aviária que atinge a Europa. “Caso não seja possível trazer as aves em janeiro, a gente vai verificar se consegue, com os animais que nasceram aqui no Brasil, fazer uma soltura, porque uma coisa importante é o número de aves. Quanto maior o número no grupo, maiores são as chances de sucesso. Não adianta soltar uma ou duas, ou três ou quatro. Além de ter todo um critério, que leva em consideração a genética e a saúde, o número de animais também é fator importante”. Na natureza, as ararinhas têm, como principal risco à sobrevivência, a existência de predadores. Das 20 ararinhas-azuis soltas, três foram mortas por aves de rapina. Há ainda o risco de dispersão para áreas onde os pesquisadores não conseguirão monitorá-las e da ameaça de sua captura por traficantes.

 

Feira “Liquida Entre Elas” no Shopping Patteo Olinda

 

 

O Shopping Patteo Olinda está recebendo a feira Liquida Entre Elas, com ofertas em produtos e serviços e descontos de até 50%. A feira, que reúne empreendedoras mulheres, acontece no piso L1, com entrada gratuita, até o dia 03 de janeiro. O espaço conta com cerca de 20 marcas de segmentos diversos como moda feminina e infantil, acessórios em prata e semijoias, papelaria personalizada, doces, educação, gastronomia, entre outros. A entrada é gratuita, mas a organização sugere que, quem puder, leve 1kg de alimento não perecível para doação ao projeto Por Amor de Muitos, que dá suporte para crianças e adolescentes carentes em tratamento contra o câncer. Mais detalhes sobre o projeto estão disponíveis na página @poramordemuitosoficial.O horário de funcionamento da feira “Liquida Entre Elas” é de segunda a sábado, 09h às 22h, e nos domingos e feriados, das 12h às 21h.

 

 

Olinda: Figuras folclóricas da Mata Atlântica marcam a Colônia de Férias da Mata do Passarinho

 

 

Estão abertas as inscrições para a colônia de férias da Reserva Urbana da Mata do Passarinho, em Olinda. Pais e responsáveis que desejam participar das atividades lúdicas e educativas podem se inscrever até o dia 30 de dezembro de 2022. As atividades gratuitas são realizadas pela Prefeitura de Olinda, coordenadas pela Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental de Olinda, e acontecem do dia 3 a 30 de janeiro de 2023, de terça a sábado, no horário das 8h às 13h. Neste ano, a novidade será a contação de histórias ligadas às lendas folclóricas da Mata Atlântica como: Comadre Florzinha, Saci Pererê, Curupira, Caipora, entre outros personagens. A programação da colônia de férias da Mata do Passarinho conta também com atividades lúdicas, palestras ambientais, contações de histórias, jogos educativos, rodas de conversa, trilhas ecológicas e um cine ambiental. Podem participar crianças a partir de sete anos, sempre com a presença de um adulto responsável. A iniciativa é conduzida pelo corpo técnico dos educadores ambientais da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental.

Inscrições:Para participar da colônia de férias é necessário que o responsável da criança ou do adolescente faça a inscrição através do whatsapp, através do número (81) 98692-4260, e-mail (planejamentoambientalolinda@gmail.com) ou na própria na Reserva Florestal Mata do Passarinho, na Rua do Passarinho, bairro do Passarinho, Olinda – 53170-510.

 

 

Castração e vacinação antirrábica chegam a Peixinhos essa semana

 

 

O caminhão do Castramóvel de Olinda aporta em Peixinhos, nesta terça (27) e quinta-feira (29). O serviço gratuito realiza atendimentos clínicos, castração e vacinação antirrábica, das 8h às 17h, na rua da Caixa D’Água, próximo ao bar do Tricolor e da Av. Nacional. Para estar apto à castração, o animal precisa estar em jejum de 8h, ter no máximo 10 kg. Antes da cirurgia, o tutor é orientado sobre o processo de recuperação e o animal passa por uma consulta clínica.No local também será ofertada vacinação antirrábica pela equipe do CEVAO (Centro de Vigilância Ambiental de Olinda). Desde o início do serviço a Prefeitura de Olinda já realizou mais de 900 castrações de cães e gatos.A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e atua de forma itinerante, percorrendo todos os bairros do município. A realiza 160 atendimentos por mês. Ao final do mês de dezembro, o serviço terá alcançado diretamente 960 tutores, com a meta de realizar mais de 1.900 em um ano.

 

 

Paulista requalificando áreas de lazer

 

 

A Prefeitura do Paulista entregou, nesta sexta(23), a requalificação da Praça Aníbal Fernandes, no bairro de Jardim Paulista Baixo. O evento de reinauguração do espaço público contou com a presença do prefeito Yves Ribeiro, de secretários e de moradores locais. Houve apresentação de pastoril e a participação do Papai Noel, animando as crianças.O equipamento foi contemplado com pista de cooper; novos brinquedos; playground; Wi-Fi gratuito; recuperação da quadra; implantação de quadra de areia para vôlei de praia; nova iluminação; novos banheiros públicos e banheiros de apoio à quadra poliesportiva. Também foi realizada a recuperação da pista de skate, além de implantação de caramanchão, de bancos de jogos de tabuleiros e de bancos e equipamentos para a quadra. O trabalho foi feito em conjunto pelas Secretarias de Infraestrutura e de Obras e Serviços Públicos. O prefeito destacou, na ocasião, que a praça atende aos padrões de acessibilidade, contemplando as pessoas com deficiência. “A praça é do povo como o céu é do condor, como sempre digo e como dizia Castro Alves. Precisamos valorizar esses espaços públicos e oferecer à população boas áreas de convivência e de lazer como essa, onde as pessoas se encontram, onde as famílias se divertem. Estamos recuperando várias praças, como também a de Nossa Prata, a de Maranguape I”, completou o gestor.

 

 

Virada Olinda 2023 terá 12 minutos de queima de fogos

 

 

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, anuncia a programação para a chegada de 2023. Após dois anos, devido à pandemia, o público poderá voltar a reunir familiares e amigos na Avenida Ministro Marcos Freire. Durante 12 minutos, os olindenses irão conferir um show pirotécnico em 4 pontos da cidade. A tradicional queima de fogos irá iluminar o céu na Ilha da Amizade, em Bairro Novo, na altura do Colégio Dom, em Casa Caiada, na Igreja do Carmo, no Carmo e no Campo Noroeste, no Alto Nova Olinda, um ponto estratégico do bairro. Os fogos vão iluminar ainda bairros como Águas Compridas, Alto da Bondade, Alto do Sol Nascente, Caixa D´Água, além de Aguazinha e Peixinhos.Antes da virada , a partir das 20h, cinco Orquestras de Frevo irão fazer um cortejo no trecho da Praça do Antigo Quartel em Bairro Novo até o Flat Quatro Rodas na Orla Marítima, em Casa Caiada. A expectativa da virada para o Ano Novo terá a participação do Bloco da Pitombeira, Maracatu Maracambuco e Escola de Samba D’ Breck. A agenda de shows segue até às 2 horas da madrugada do dia 1. O cortejo também acontece no Alto da Sé, até a meia noite com duas Orquestras de Frevo e Escola de Samba Preto Velho. E para quem tem energia sobrando, às 5h da manhã, tem mais duas Orquestras de Frevo na Orla da cidade para dar as boas vindas a 2023.

 

 

Ponto Cidadão fechará o ano com mais de 80% dos jovens no mercado de trabalho

 

 

Responsável por levar capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social em Igarassu, o Ponto Cidadão encerra o ano de 2022 com resultados positivos. A instituição formou 102 jovens através dos projetos “Passagem para o Futuro” e “Construindo o Futuro”, com cursos voltados para as áreas administrativo-financeira e comportamental. Além disso, o percentual de alunos inseridos no mercado de trabalho por meio das iniciativas promovidas pela entidade é de cerca de 80%, o que demonstra sua relevância social.

Oficinas de matemática e leitura, workshop de tecnologia, feiras culturais e aulas de informática também são algumas das atividades ofertadas pela instituição, que já formou cerca de 1776 jovens desde sua fundação em 2003. O projeto funciona com foco na educação e preparação de jovens com idade entre 16 e 24 anos, que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social, para o mercado de trabalho. A insitutição já recebeu diversos prêmios por suas iniciativas, entre eles o Renove Social 20 anos, que indica as instituições que promovem a renovação de vidas. O Ponto Cidadão também está entre as 400 Melhores ONG’s do Brasil, na seleção anual do Instituto Doar. Instituição: O Ponto Cidadão é uma iniciativa da Itamaracá Transportes e é mantido por uma rede de 12 empresas voluntárias e gerenciado com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH.

Como ajudar: A instituição recebe doações de diferentes maneiras, confira abaixo como ajudar:

  • Doação via pix (06051078000111)
  • Depósito na conta Bradesco Ag 1606-03 C/C 66491-0
  • Doação de IRPF e IRPJ, via Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Igarassu.
  • Contratação dos jovens
  • Doação de equipamentos e de alimentos.
  • Trabalhos voluntários como ministração de aulas, de palestras, serviços de manutenção de microcomputadores, serviços de manutenção predial, etc.

 

Blogdellas com veículos e assessorias – Imagens: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar