Coluna Em Pauta: Anatel cria código 0304 para identificar ligações de cobrança

 


A exemplo do que já faz para diminuir a quantidade de ligações indevidas de telemarketing, a Anatel adotará um “código não geográfico” para a identificação de ligações de cobrança. A decisão foi tomada pelo Conselho Diretor da agência durante a reunião quando foi aprovada a “designação do Código Não Geográfico 0304 para atividades de cobrança, nos moldes do que já foi feito para o código 0303”. Entre as justificativas do conselheiro Emmanoel Campelo, está a de que a atividade de cobrança é “ofensora em igual ou maior peso que a atividade de telemarketing em termos de volume de chamadas curtas no Brasil”. Para começar a vigorar, será realizada consulta pública de 60 dias para regulamentar o procedimento operacional. Posteriormente, com a publicação do ato da Anatel, as empresas terão 180 dias para implementar a medida. Em nota, a agência lembra que, conforme previsto pela Lei Geral de Telecomunicações, cabe à União, através do órgão regulador, disciplinar e fiscalizar o funcionamento das redes de telecomunicações. Segundo o conselheiro Moisés Moreira, “o que se busca é a adoção de condutas responsáveis por parte dessas empresas sem sobrecarregar as redes”. O conselheiro Arthur Coimbra complementou dizendo ser lamentável que o uso indiscriminado da rede de telecomunicações cause tanto transtornou aos usuários.

 

Um dia de beleza, negócios e aprendizados sobre estética e cosmetologia

 

 

Quem já é da área ou quer conhecer mais sobre procedimentos e o mercado de estética e cosmetologia pode conferir a 12° Jornada de Estética e Saúde, que acontece nesta segunda (07), no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira. Aberto ao público, o evento movimentará palestras gratuitas, com especialistas, pela manhã. Já no período da tarde, a programação contará com workshops e uma feira de produtos de estética, das 9h às 18h. Para esse momento, é necessário fazer inscrição pelo link: https://forms.gle/A22JCUh23N88VCDe8.


Segundo a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unit-PE, Ivanacha Carneiro, o evento é aberto a profissionais, estudantes (Estética e Cosmética, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia) e a interessados pelo setor. Ela informa que serão abordados temas como empreendedorismo e inovação, acupuntura estética, terapias para a área dos olhos e terapia capilar no design de sobrancelhas.Informações : (81) 98213-5989

# Confira a programação:

Manhã (8h às 11h30) – palestras gratuitas no auditório:
9h – Abertura
9h30 – Ana Campos – Injetáveis: Revolução na Estética, Técnicas, Ativos e Legislação
10h- Cíntia Fernandes – Área dos olhos: terapias combinadas para resultados de impacto – Bel Col
10h30 – Edgard Leonardo Lima – Empreendedorismo e Inovação na Estética
11h – Patrícia Rodrigues Machado – Procedimento Estético Injetável para Microvasos – PEIM
11h30 – Renata Frann – Terapia Capilar no Design das Sobrancelhas

Tarde (14h às 17h) – workshop sobre temas diversos:
-Acupuntura Estética – Denise Carneiro
-Toxina Botulínica: Abordagem teórico-prática para uma aplicação segura e estratégica – Mayara Karine
-Acessórios e Mesclas para Drug Delivery- Extratos da Terra – Isabelle Machado
-Preenchimento com Ácido Hialurônico no Processo de Reestruturação Facial – Beatriz Martins
-Área dos olhos: terapias combinadas para resultados de impacto-Bel Col – Cíntia Fernandes
-Peeling sem Medo – Adcos – Mychelle Rodrigues
Terapia Capilar no Design das Sobrancelhas- Instituto Tricology – Renata Frann.
Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep

Entre 2011 e 2021, o número de estudantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de estudantes que ingressaram em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Se, em 2011, os ingressos por meio de EaD correspondiam a 18,4% do total, em 2021 esse percentual chegou a 62,8%. Os dados, que refletem a expansão do ensino a distância no Brasil, fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o Inep, que coordena o levantamento dos dados, de 2020 a 2021, o aumento de estudantes nos cursos superiores foi ocasionado, exclusivamente, pela oferta de EaD na rede privada. Nesse período, a modalidade teve um acréscimo de 23,3% (24,2% em instituições privadas), enquanto o ingresso em graduações presenciais caiu 16,5%. Na rede privada, 70,5% dos estudantes, em 2021, ingressaram por meio de cursos remotos.“O comparativo confirma a tendência de crescimento do ensino a distância ao longo do tempo. Em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em EaD ultrapassou o de estudantes que iniciaram a graduação presencial, no caso das instituições privadas”, explicou o Inep.

 


Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental

 


Com o tema: “Mobilização Social – O impacto das unidades nas comunidades do entorno e a importância do serviço voluntário”, o Instituto Yduqs em parceria com a Estácio e Wyden, promove mais uma Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, com foco na promoção de ações relacionadas às três dimensões sustentáveis: ambiental, econômica e social. Para encerrar as atividades do projeto, a ação conta com a participação de Daniel Calarco, presidente da OIJ e coordenador do Pacto pela Juventude, em Live aberta nesta segunda, 7 , às 18 horas. Para participar basta acessar a página do YouTube das instituições. Para o Instituto, que já atua em ações de mobilização social por meio dos programas de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e do Rede de Valor, a iniciativa objetiva despertar o interesse da comunidade acadêmica para as necessidades da população no entorno dos campi das instituições de ensino parceiras. “Queremos estimular o engajamento consciente da comunidade acadêmica em ações que impactem a sociedade e contribuam para um futuro melhor. Acreditamos na mobilização social, fundamental para desenvolvermos um ecossistema com mais oportunidades, respeito e inclusão”, ressalta Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.

O termo mobilização social se refere a união de pessoas articuladas de maneira responsável e interdependente, objetivando alcançar a melhoria de uma realidade comum, transformando o meio em que vivem. A mobilização se configura como processo-movimento que deve ser permanentemente motivado. Daniel Calarco, que atualmente é Coordenador Geral do Pacto pela Juventude, projeto de cooperação entre a UNESCO e a Secretaria Especial da Juventude Carioca, considera ser um dever de todos, sobretudo da população jovem, contribuir para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas. “Os jovens são parte fundamental do processo de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida e, por isso, devem ter assegurado o seu direito de realizar mudanças na sua realidade, empoderando-se e promovendo o desenvolvimento, igualdade e direitos humanos” destaca o advogado e fundador do Observatório Internacional da Juventude.

Já Erika Machado, reitora do Centro Universitário UniFBV, considera a ação de voluntários como fundamental na construção de projetos sociais que garantem novas oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. “É um dos nossos objetivos como entidade de ensino, temos como premissa contribuir com a sociedade participando de iniciativas para a redução das lacunas sociais em atividades de educação, relacionamento comunitário, oportunidades de trabalho e voluntariado, entre outras ações necessárias para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada”, afirma.A Estácio busca fortalecer cada vez mais as iniciativas na frente de ESG, a sigla em inglês que se refere aos temas de governança ambiental, social e corporativa. “Promovemos iniciativas com foco no desenvolvimento de programas socialmente responsáveis e que destacam a importância da diversidade e da inclusão na sociedade” afirma Pílade Moraes, diretor de Parcerias, Carreiras e ESG da Estácio.Durante o projeto, as instituições de ensino superior promovem a participação da comunidade em workshop, palestras, debates e oficinas com temas que relacionados à Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. As ações incentivadas pelo Instituto Yduqs e promovidas pelas instituições de ensino parceiras, reforçam a campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) que concederá o selo de Instituição Socialmente Responsável às unidades de ensino que demonstrarem o comprometimento com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.Link Estácio: https://www.youtube.com/channel/UCsQUNR3RP21CTwOg-BGTxpwLink Wyden: https://www.youtube.com/channel/UCOYJSpxWCWphWbT3lw0bwbw

 


Paulista realiza Semana da Conciliação de hoje, 7 e irá até sexta, 11

 


A cidade do Paulista realiza, de hoje, 7, até sexta-feira, 11, a Semana da Conciliação, no Bloco B da Uninassau Paulista, das 8h às 16h. Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e com a Prefeitura Municipal, a iniciativa faz parte da XVII Semana Nacional da Conciliação. Trata-se de uma campanha anual para incentivar a cultura da conciliação. Durante a ação, o Núcleo de Conciliação (Nupemec), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), vai focar em solucionar o maior número possível de conflitos, buscando acordos entre as partes em processos que tramitam na Justiça. Na ocasião, procuradores da Procuradoria Municipal do Paulista participarão, auxiliando os cidadãos nas tratativas. Serão contempladas questões relativas ao IPTU, com negociação de dívidas de contribuintes inadimplentes e oferecimento de descontos, prazos estendidos e isenção de multa e juros. Também serão tratados todos os tipos de matérias cíveis, como direito do consumidor, partilha de bens, demandas empresariais, dívidas de mensalidades escolares e débitos com planos de saúde, além de questões relativas ao direito de família.


Feira de Profissões no Recife orientará jovens na escolha da carreira

 

 

O Centro Universitário Estácio Recife recebe, nesta próxima quarta (09), estudantes do Ensino Médio para uma Feira de Profissões, oportunidade para os jovens conhecerem um pouco mais sobre o dia a dia das carreiras antes de escolherem as graduações que desejam cursar. O evento acontece no campus da instituição de ensino superior na Avenida Abdias de Carvalho. São esperados alunos de escolas públicas e privadas. Os professores da Estácio serão os orientadores dos jovens, tirando dúvidas, falando sobre os diferentes campos de atuação de cada profissão e guiando os estudantes em visitas nos laboratórios da faculdade. Também serão realizadas atividades recreativas e relaxantes. “A ideia da Feira de Profissões é proporcionar para os estudantes uma imersão na vivência do Ensino Superior. Além disso, ajudamos aos indecisos na escolha dos caminhos profissionais que desejam seguir, a partir de exemplos práticos”, afirma Brunno Macedo, reitor da Estácio Recife. A Feira de Profissões será das 9h às 12 e 14h às 17h –com acesso gratuito, mas com vagas limitada. Inscrição/informação: https://bit.ly/3NDOCaI. A Estácio fica na Av. Eng. Abdias de Carvalho, nº 1678, na Madalena.

Redação com veículos – Foto- Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar