Coluna Em Pauta: A arte das mulheres em Reflorescer na Christal Galeria
A partir desta quinta-feira, 03, os recifenses terão acesso a mais de trinta e cinco trabalhos de onze artistas, todas mulheres, de Pernambuco e de mais quatro estados brasileiros que integram a exposição Reflorestar, composta por obras como desenho, pintura, arte têxtil, fotografia, vídeo, gravura e lambe-lambe, a partir do recorte proposto em torno das vulnerabilidades dos processos de desertificação que a população está vivendo, em todas as esferas da vida contemporânea. Reflorestar é quem encerra com oportunidade o calendário de exposições da Christal Galeria de Artes 2022. A lista de artistas que vão expor seus trabalhos é formada por Alicia Cohim (PE), Ana Longman (PE), Ana Michaelis (SP), Bianca Foratori (SP), Brenda Bazante (PE), Carol Drahomiro (PE), Cris Panariello (SP), Geoneide Brandão (AL), Julieta Cavalcanti (RJ), Marta Berger (PR) e Vivian Kass (SP). As manifestações artísticas apresentam pontos que confluem numa relação intrínseca e se envolvem diretamente com o posicionamento plural do que a figura feminina representa, como a ligação que traz a força vital capaz de transformar o mundo, ou seus mundos.
“Assim, Reflorestar foi o sinônimo que nos aproximou destas artistas, pois em seus trabalhos elas refazem significados, quebram barreiras simbólicas para recuperar o que foi desmatado pelo preconceito, pelo descuido daquilo que nos desumaniza e nos deixa desprotegidos enquanto grupo e espécie”, explica Stella Mendes, uma das curadoras da exposição e gestora cultural da galeria.A exposição percorre caminhos de contemplação e entrega buscando renaturalizar, repovoar e recuperar o que está sendo perdido para a chamada “modernidade líquida”. Por isso, os trabalhos vão de fruta-pão à mandioca, das fronteiras estabelecidas pelos homens à necessidade de materializar o impossível, do que conduz o Tempo ao que expande as raízes. “Encontramos nos trabalhos mensagens de como lutar e ter estratégias que se oponham a desertificação não só dos espaços, mas especialmente das almas e dos corações. Abrimos espaço para as artistas expressarem o reflorestar das mentes, germinando novos sentidos na busca do esperançar e da reconstituição do que foi original um dia”, reforça Stella Mendes.
Ao longo de 2022, a Christal Galeria de Artes recebeu desde a produção genuína local de “Como Fumaça” do artista Ziel Karapotó (cuja individual foi a primeira de um artista indígena no Estado); à riqueza cultural do mestre e Patrimônio Vivo de Pernambuco, o xilogravurista J.Borges, mostrando a sua terra Pernambuco. E ainda a produção recente do artista José Barbosa que trouxe para a Christal uma exposição única e extremamente atual com a “Escuta do Tempo Javari”. “Agora com “Reflorestar” queremos nos unir ao momento que iniciou nosso percurso na cidade de Recife, pois abrimos a Christal Galeria com 13 mulheres durante a mostra Identidade Matriz e que trouxe para a cidade referenciais da produção de vários Brasis. Encerraremos a mostra no 2º ano de aniversário da galeria, justamente reforçando nossa intenção e interesse em valorizar as vozes femininas no campo das Artes Visuais e fazendo valer este compromisso”, afirma a galerista Christiana Asfora Cavalcanti que também assina a curadoria da exposição. Reflorestar : Christal Galeria de Artes, Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina .Quando: De 03 de novembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023. No dia 03/11 a abertura será a partir das 18h.Horário: De terça a sábado, das 10h às 19h. Entrada gratuita
Inscrição para seleção de estágio de Direito na PGE-PE vai até 9 de novembro
A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) promove processo seletivo para seu Programa de Estágio de Estudantes de Direito. Para participar, os candidatos devem preencher formulário de inscrição disponível no portal do Instituto Avalia (www.avalia.org.br), organizador do certame, até o dia 9 de novembro, e pagar uma taxa de R$ 40,00.Em conformidade com o edital publicado no site da PGE-PE (www.pge.gov.br), podem se inscrever no concurso, universitários cursando Direito a partir do 4º período ou 3º ano (em caso de regime seriado) regularmente matriculados em faculdades devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).Os estagiários de Direito atuam sob supervisão de procuradores do Estado e do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ), que coordena o programa de estágio. A PGE-PE é a instituição responsável pela representação judicial do Estado de Pernambuco e de suas autarquias, pela consultoria jurídica ao Poder Executivo, pela promoção da cobrança da dívida ativa, entre outras atribuições.As provas objetivas, com 50 questões de múltipla escolha, serão aplicadas nas cidades do Recife, Caruaru, Arcoverde e Petrolina, em 11 de dezembro, em horário a ser divulgado. O conteúdo inclui várias áreas do Direito: Constitucional, Administrativo, Financeiro, Tributário, Civil, Processual Civil, Empresarial, do Trabalho e Processual do Trabalho.Os aprovados receberão bolsa de estudos no valor de R$ 840,00, correspondente a uma jornada de estágio de 20 horas semanais; mais auxílio-transporte com valor fixado pela Secretaria de Administração (SAD-PE). A seleção é destinada à formação de cadastro de reserva.
Cemitérios de Olinda recebem mutirão para o Dia de Finados
Os dois cemitérios de Olinda receberam um reforço na manutenção e conservação, por conta do Dia de Finados. As necrópoles de Águas Compridas e Nossa Senhora da Conceição, em Guadalupe, estão com equipes de capinação, varrição, jardinagem e manutenção hidráulica e elétrica para receber os olindenses que virão homenagear seus entes queridos. Os locais vão funcionar das 7h30 às 17h.Estão programadas duas celebrações nos dois cemitérios: missa às 8h e um culto às 14h. Os dois espaços devem receber cerca de 15 mil pessoas. Essa força-tarefa especial da Secretaria Executiva de Manutenção Urbana de Olinda é empregada com antecedência nos dois cemitérios para um melhor atendimento à população. O Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Guadalupe, tem 1.187 covas e 528 gavetas para adultos. Outras 39 gavetas são reservadas para crianças, além de 142 carneiras (gavetas no chão). Elas totalizam 1.896 vagas. Em Águas Compridas são 2.465 vagas, divididas entre 1.465 covas de adultos, 38 covas de crianças, 942 gavetas de adultos e 20 gavetas de crianças.
Paulista convoca 17 novos médicos clínicos, psiquiatras e emergencistas
A Secretaria de Saúde do Paulista convoca 17 médicos classificados na Seleção Simplificada do município. Ao todo, já foram realizados cinco chamamentos do Edital nº 001/2022, e todos eles deverão se apresentar à Superintendência da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, em até 5 dias úteis, contados da data do chamado, na sede da Secretaria de Saúde, em Maranguape I. Do total já convocado, já são 39 médicos clínicos, 7 psiquiatras para adultos e 30 médicos emergencistas: Luciana Rodrigues Alves da Mota; Jéssica Coêlho Brito; Maria Luiza Curi Paixão; Thales Andre Pontes Matos; Alexandre Biselli Filho; Vívian Freire Soares; Larissa Cristina Carneiro Cavalcanti; Lourenço Augusto Máximo de Freitas; Valéria César da Costa Brito; Maria Bet Nia de Melo Dantas Lins; Thailane Marie Feitosa Chaves; Magda Maria Apolinário Barbosa;Fabíola Maria da Silva Aragão Lobos; Geyson Alves Marinho; Matheus Gomes de Oliveira; Camyla Melho Coelho; Igor Daniel Moreira Ferreira.
Para a formalização do contrato de trabalho do profissional devidamente aprovado e classificado na Seleção, deverão ser apresentados os seguintes documentos com suas respectivas fotocópias, além de outros exigidos no Edital, são eles: CPF- Cadastro de Pessoa Física (original e cópia) Cartão PIS ou PASEP (caso não seja o primeiro contrato de trabalho); Cédula de Identidade (original e cópia Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS); Registro do Conselho de classe (original e cópia); Carteira de Trabalho (original e cópia da página da foto e da qualificação); Certidão de Nascimento, se solteiro; ou Certidão de Casamento, se casado (original e cópia), ou declaração de união estável); Certificado Militar (comprovar estar em dia com as obrigações militares), se do sexo masculino (original e cópia) Título de Eleitor e a comprovação do cumprimento das obrigações eleitorais (original e cópia); 02 (duas) fotos coloridas 3×4 (três por quatro) recentes; Registro Civil dos filhos, se houver (original e cópia) e CPF para filhos a partir dos 08 anos; Comprovante de residência emitido em seu nome. Na impossibilidade deste, encaminhar Declaração da residência; Comprovação do nível de escolaridade exigido para a função/especialidade pleiteado (original e cópia); Atestado ou Certidão Negativa de Antecedentes Criminais Federal e Estadual; Declaração de Imposto de Renda ou isenção; Carta autodeclarada, com negativa de gestação, assinada pela candidata aprovada do sexo feminino. Cartão de vacinação atualizado com os imunizantes: dT, Hepatite B, Tríplice Viral e COVID19. Quem NÃO for correntista do BRADESCO, a Secretaria de Administração fará o trâmite para abertura de conta-salário, para que o candidato se habilite. Títulos apresentados no ato da inscrição. Conselho de Classe Profissional.
Mais obras de acesso em Rio Doce e Ouro Preto
O Prefeito Professor Lupércio assinou ordem de serviço para a construção de duas pontes em Rio Doce e Ouro Preto. As edificações terão duas vias e corredores de passeio para pedestres. O investimento das obras são de 280 Mil e a expectativa é iniciar as obras no prazo de até 15 dias. A ponte do bairro de Rio Doce fica localizada na rua Jules Rimet, por trás do Estádio Grito da República e irá fazer conexão com a Avenida Asa Branca, paralela à Avenida Brasil. Após a conclusão da obra, os motoristas que precisarem ir para Paulista, por Rio Doce, poderão seguir pela avenida Asa Branca, desafogando o tráfego na Avenida Brasil, hoje, única via de acesso para quem vem da Avenida Getúlio Vargas, por dentro de Rio Doce, indo para Paulista. Em Ouro Preto, a ponte será construída na rua Golfinho, paralela à Avenida Perimetral. A construção da ponte irá melhorar o fluxo de no local e o acesso à Avenida Perimetral. Participaram da assinatura a Secretária da Fazenda, Mirella Almeida, o Secretário Executivo de Obras, Roberto Rocha e técnicos da secretaria de obras.
Governador nomeia novo desembargador do TJPE
Foi nomeado o novo desembargador do TJPE, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, pelo Quinto Constitucional. Ele foi escolhido por lista tríplice entregue ao governador Paulo Câmara por uma comissão de desembargador, após eleição realizada pelo Tribunal Pleno. “Escolhemos de imediato o novo desembargador do Tribunal de Justiça, Paulo Augusto, o mais votado pelo Tribunal. Ele tem currículo, está preparado e tem o espírito público necessário para fazer justiça no nosso Estado. Não tenho dúvida de que a sua formação e o seu olhar em favor da justiça serão muito importantes para contribuir com o Poder Judiciário Estadual”, afirmou Paulo Câmara. De acordo com o artigo 94 da Constituição Federal de 1988, um quinto dos lugares dos Tribunais dos Estados e dos Tribunais Regionais Federais deve ser composto por membros do Ministério Público e da advocacia, com mais de dez anos de carreira, que tenham sido indicados em lista sêxtupla pelos órgãos representativos de suas classes. Com as indicações, o tribunal forma uma lista tríplice e a envia ao Poder Executivo, que escolhe um dos integrantes para nomeação. “É um momento de honra, depois de quase 30 anos de carreira e serviço público. Espero poder representar à altura o nosso Ministério Público, compondo essa instituição que é referência para o nosso país e nossa sociedade. Quero somar e poder desfrutar de muito tempo da minha vida servindo ao povo pernambucano”, declarou o novo desembargador.
Paulo Augusto de Freitas Oliveira exercia o cargo de procurador-geral de Justiça do MPPE desde janeiro de 2021, também nomeado pelo governador Paulo Câmara após integrar lista tríplice da instituição. Graduado em direito pela UFPE e com MBA em Gestão do Ministério Público pela FCAP/UPE, iniciou sua trajetória no MPPE como promotor de justiça em 2005. Já atuou na Polícia Militar do Estado de Pernambuco e na Advocacia Geral da União. Na votação do TJPE Paulo Augusto de Freitas Oliveira obteve o maior número de votos (30), seguido de André Felipe Barbosa de Menezes (28) e Luís Sávio Loureiro da Silveira (26), que compuseram a lista tríplice.
Assinado contrato de concessão do Centro de Convenções de Pernambuco
O Governo de Pernambuco assinou o contrato de concessão do Centro de Convenções de Pernambuco ao consórcio mineiro Cid Convenções, que será responsável pela administração, operação e manutenção do local. O valor do contrato é de mais de R$ 580 milhões, a serem investidos pela concessionária no período de 35 anos. A partir da outorga, o uso dos recursos públicos será reduzido em R$ 29 milhões o valor empregado anualmente pelo Estado no equipamento. “Uma parceria em favor dos negócios, do turismo, das feiras e do empreendimento do nosso Estado. É um grupo que tem conhecimento e que vai poder oferecer um ambiente cada vez melhor para receber as pessoas e, acima de tudo, pensando no futuro e no desenvolvimento de Pernambuco”, pontuou o governador Paulo Câmara.
De acordo com a secretária de Turismo e Lazer do Estado, Milu Megale, o processo que culminou com a assinatura do contrato de concessão durou cerca de um ano. “Apesar de ser um equipamento que já funciona muito bem, o Centro de Convenções precisa de modernizações que a empresa vai fazer, através de investimentos durante esse período”. No projeto, estão previstas a recuperação da entrada principal da estrutura, a instalação de salas multiuso, a preparação para instalação de uma área gourmet e a criação de área para eventos externos, além de manutenção do complexo. “É um ótimo equipamento, com uma capacidade muito boa e uma arquitetura muito bonita, isso chamou nossa atenção. A expectativa é grande. Já existe um projeto com previsão de melhorias na infraestrutura, além de planejamento para realização de shows e eventos, focando no ano que vem. Estamos animados com a vinda para Pernambuco”, afirmou Wesley Bambirra, presidente da Infracon Engenharia e Comércio, participante do consórcio, composto ainda pelas empresas Dezembro Eventos e Conata Engenharia.
Mutirão de atendimento contra a hanseníase. A doença tem cura
A Prefeitura do Paulista realizará quinta e sexta, 3 e 4, das 9h às 12h e das 13h às 16h, uma ação de saúde em hanseníase. Uma unidade móvel do Roda-Hans vai estar no Forte de Pau Amarelo atendendo, gratuitamente, pessoas com sintomas, a exemplo de manchas suspeitas na pele. A iniciativa será em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e com o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Novartis e do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Acometidas pela Hanseníase). A intenção é alertar para que a hanseníase tem cura e tratamento gratuito pelo SUS e aumentar o acesso ao diagnóstico.
No veículo do Roda-Hans, serão feitos os atendimentos médicos e o diagnóstico da doença. Pessoas que estejam com um ou mais dos sinais a seguir devem procurar o serviço: manchas, feridas, caroços na pele com alteração de sensibilidade térmica, tátil e protetora; sensação de formigamento nos pés e nas mãos, sensação de picada ou agulhada pelo corpo, ou dor nas juntas; perda de força e sensibilidade; inflamação nas orelhas ou perda de pelos nas sobrancelhas ou nos cílios. A atividade conta com a médica dermatologista e hansenóloga Mecciene Mendes e com o enfermeiro e especialista em hanseníase Randal de Medeiros Garcia, Coordenador do Núcleo Morhan Recife. Também participarão médicos e profissionais fisioterapeutas, e terapeutas ocupacionais do NASF-AB da Atenção Básica da rede municipal de saúde. O apoio técnico do governo municipal ocorre por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Superintendência de Atenção Básica e da Coordenação do Programa Municipal de Controle e Prevenção da Hanseníase.
“Essa ação é importante para que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce da hanseníase, ao tratamento e à cura. É uma doença antiga, podendo ser transmitida até mesmo pelo ar, além de possuir um alto poder de incapacidade física. Pode ocasionar perda de sensibilidade em algumas áreas do corpo, de força nas mãos e nos pés e da capacidade de trabalhar. Hanseníase tem tratamento e tem cura. Ao se cuidar, você cuida de você mesmo, da sua família e de todos do seu convívio. Caso tenha um ou mais de um sintoma, compareça, procure atendimento”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Manuella Falcão. A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que afeta os nervos e a pele, sendo causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre por vias aéreas superiores (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico.
Empresa pernambucana em destaque
A Kroma Energia, empresa comandada pelo pernambucano Rodrigo Mello, destacou-se recentemente no Anuário da Revista Época Negócios 360º. Com mais de 14 anos no mercado, a comercializadora ganhou notoriedade entre as empresas do setor de energia como 5ª colocada em desempenho financeiro, além de também aparecer em 10º lugar no quesito pessoas e em 15º em visão de futuro.
Redação com veículos e assessorias. Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br