Trabalho, previdência e assistência  

 

Urgente e necessário: Em tramitação,  o PL 220/22 que permite que a criança ou adolescente com deficiência acumule o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com o auxílio- inclusão. O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de se manter nem de tê-la provida por sua família. O auxílio inclusão é garantido às pessoas com deficiência que passam a exercer atividade remunerada. O valor do auxílio-inclusão, devido a partir da data do requerimento, corresponde a 50% do valor do BPC em vigor.

 

Em análise na Câmara, o projeto altera a Lei Orgânica da Assistência Social, que hoje não permite o acúmulo dos benefícios. A mudança é necessária para garantir a proteção integral da criança e do adolescente e a efetividade na aplicação das políticas públicas de inclusão, reabilitação e de assistência social. Na visão de muitos dedicados à causa, “  a legislação atual “foi omissa na garantia da proteção integral da criança e do adolescente de que tratam as políticas, ações e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e do próprio Estatuto da Pessoa com Deficiência”. O  autor da proposta é o deputado Nereu Crispim (União-RS).

 

Robert Pattinson: de Vampiro a um Batman perfeito 

 

“The Batman” despontou como um dos filmes mais esperados do ano e  continua encantando seus eternos  fãs. Desde o anúncio de Robert Pattinson (que já interpretou um Galã-Vampiro na saga Crepúsculo ) para o papel de Bruce Wayne no universo da DC/Warner, surgiram dúvidas, críticas e até polêmicas  sobre o perfil do ator para interpretar o herói misterioso e um tanto quanto sóbrio. Mas ele  fez jus ao personagem e vem sendo elogiado pela   entrega  do atual vigilante de Gothan, seja nas cenas de luta, no andar sorrateiro, nas feições a cada lembrança dos pais mortos ou, naquela que é sua melhor parte: o modo noir adotado  pelo herói. Sim, temos um novo Batman para amar. Se é diversão que a família precisa, simbora aproveitar. “The Batman”, continua em exibição  nos cinemas do Recife e de Olinda (Shopping Patteo).

 

Leilão de arte em prol

 

Fiquem atentos e aproveitem a oportunidade: O AMO POÇO FORTE é um coletivo de moradores do Poço da Panela & Casa Forte. O grupo organiza um Leilão de Arte ( virtual)  para o próximo dia 31, às 20h,  com vista a buscar recursos para custear ações em defesa das condições dos bairros, com vista à sua ambientação paisagística e ao patrimônio histórico e cultural, uma preocupação permanente dos envolvidos.  Entre os artistas participantes do leilão, com suas obras – aquarelas, esculturas, pinturas, fotografias, etc –  Aluísio Câmara; Ângela Poluzzi, Bárbara Kreuzig, Betina Guedes, Clarissa Garcia, Claudia Oliveira, Edson Meneses, Fernando Campelo, Fernando Duarte, Fred Jordão, George Barbosa,  Henrique Santos, Joelson, Luciano Pinheiro, Paulo brito, Romero Pereira, Victor Praun, Volnylson Jurema, entre outros. Para saber mais sobre a dinâmica do leilão, acessar https://chat.whatsapp.com/DkSmg5RoUh1vOsOF2OBll .  No dia do evento o leiloeiro Aluízio Câmara dará acesso para as postagens dos participantes.

 

“Nunca aceitarei derrubar a floresta”

 

Cacique Raonni Metuktire , uma das mais antigas  lideranças  indígenas do Brasil, reafirmando seus princípios, aos 91 anos. Ele tem vivido a dor do luto  pela perda da mulher, vítima da Covid-19 . No momento organiza uma agenda de discussões das prioridades do seu povo para levar ao debate em  Brasília. O cacique é inspirador e sua luta emociona.

 

Demissão por uso de celular no horário do trabalho 

 

A Justiça do Trabalho tem admitido  demissões por justa causa de trabalhadores que descumpriram regras de empresas que proíbem ou limitam o uso de celular. Há decisões já postas, de segunda instância e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que levaram em consideração o fato do empregado direcionar seu tempo para atividades diversas para qual foi contratado e remunerado. A situação preocupa as empresas. E é um alerta para muitos. Bom lembrar: Em 2021, os brasileiros passaram, em média,, quase cinco horas e meia por dia no celular., segundo relatório da empresa de análise da área digital App Annie.

 

Como anda seu sono?

  

O Dia Mundial do Sono é sexta-feira, 18 de março e a preocupação com o quadro no segmento cresce: a empresária Paula Meira – à frente da Interne e do Instituto Pernambucano do Sono , na Ilha do Leite, lembra que existem mais de 100 distúrbios do sono, entre eles, a insônia e a apneia são os mais comuns. Porém, durante a pandemia é o bruxismo que chama mais atenção devido ao aumento de casos. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, essa disfunção tem afetado cerca de 84 milhões de brasileiros, equivalente a 40% da população”, alerta Meira.

 

Fotos-Divulgação

Compartilhar