Em Pauta

Coluna desta quarta-feira

Mulheres – Lei das Gestantes
 
 
 
– Uma questão que preocupa: Foi publicado no DO da União nesta última quinta (10), a sanção das alterações do PL 2058/21, que determina a volta das gestantes ao trabalho presencia, afastadas devido a pandemia do Covid-19. Entre as mudanças, aquela que determina o retorno das grávidas com a imunização completa e, em caso de ocorrido aborto espontâneo, a garantia do salário-maternidade nas duas semanas de afastamento. Isso garantido pela CLT. O advogado trabalhista João Galamba diz que a mudança na Lei da Gestante é “ uma grande vitória para as mulheres e, ao mesmo tempo, tira um fardo gigante do setor produtivo”. O BlogDellas voltará com mais informações aqui para as interessadas. Aguardem!
 
Mulheres – Segurança Pública
 
Sem dúvida, uma boa iniciativa: A Câmara dos Deputados às voltas com o PL 1529/21, que cria a Política Nacional de Valorização das Mulheres na Área de Segurança Pública. Nossa redação também ficará atenta a essa pauta, cuja proposta promete reserva para as mulheres de, pelo menos, 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos na área de segurança pública; a promoção do aumento da licença-maternidade para, pelo menos, 180 dias; e a promoção de equidade na ocupação dos cargos gerenciais.
 
O menino e o vento
 
Determinação. Força. Foco. Não há como melhor definir O menino que descobriu o vento (The boy who harnessed the Wind), premiado e aplaudido. A força de tudo que vemos na tela só aumenta quando nos lembramos ou ficamos sabendo que a história é real. Ela chega à tela depois que William Kamkwamba, de Malaui conta a própria vida no livro que serviu como base para o roteiro de Chiwetel Ejiofor, também diretor e ator do longa. É comovente. Inspirador. Vale entrar lá na Netflix e assistir.
 
Arte ao alcance de todos
 
O Recife ganha mais um espaço de arte: Número Galeria. Isso é animador. Em meio ao desencanto da pandemia, presenciar a cidade voltando a despertar para o cotidiano cultural merece aplausos. E a nova vitrine para os artistas exporem suas genialidades começa a funcionar nesta quinta, 17, a partir das 17h. E chega entregando obras inéditas de cobiçados como Kilian Glasner, Márcio Almeida, Paulo Brusky, Marcelo Silveira e Hildebrando de Castro. O espaço é especializado no que denominam obras múltiplas, pensadas para serem reproduzidas num determinado número de cópias, com tiragens maiores ou menores, e consequentemente mais acessíveis. Uma forma de dizer “ chegamos para levar arte a todos os bolsos”. O evento de abertura vai até às 21h. Vale participar. Uma boa conhecer. Número Galeria fica na Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187, em Boa Viagem.
 
Parceiros
 
Chega hoje ao Recife e aqui permanece por um dia, o Embaixador da Suécia no Brasil Anders Wollter. É a primeira vez que ele visita Pernambuco. Acompanhado do cônsul Erik Limongi Sial cumpre agenda na Prefeitura e no Governo do Estado. A Suécia tem mantido muitas parcerias em nossa capital , com vista a projetos de preservação do meio ambiente e pela economia circular, segmentos nos quais tem práticas exemplar.
 
O Brasil no Grammy
 
Apesar da falta de apoio nos variados segmentos culturais, temos nosso país presente na movimentada festa do Grammy, dia 3 próximo, em La Vegas. Um dos maiores violonistas clássicos do mundo Sérgio Assad, de 69 anos, concorre a premiação barulhenta em O álbum “Archetypes” que ele gravou com a filha, a pianista e cantora Clarissa Assad está indicado a três prêmios: melhor composição clássica contemporânea, melhor performance de grupo e melhor gravação técnica. Vamos torcer!
 
Foto: divulgação
Compartilhar