Claudia Sheinbaum entra para história como primeira mulher eleita presidente do México
-Sheinbaum, física e ex-prefeita da Cidade do México assume o país sucedendo seu aliado López Obrador-
A candidata do governo Claudia Sheinbaum venceu a eleição presidencial do México que ocorreu neste domingo (2). Apoiada pelo atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, Sheinbaum será a primeira mulher a assumir o cargo no país, Sua vitória marca a maior eleição da história do México, uma conquista histórica em um país conhecido por sua cultura profundamente patriarcal.
A vitória foi indicada pela contagem preliminar dos votos do Instituto Nacional Eleitoral (INE), a principal autoridade eleitoral do país. Com 77% das urnas apuradas, Sheinbaum obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos na contagem do INE. A adversária Xóchitl Gálvez conquistou entre 26,6% e 28,6%, ainda de acordo com a projeção. Em discurso após a votação, Claudia Sheinbaum afirmou ter se tornado “a primeira mulher presidente do México em 200 anos de república”.
A representação feminina tem avançado no país: as mulheres presidem o Banco Central e a Suprema Corte, que descriminalizou o aborto a nível federal há menos de um ano.Também são maioria no Congresso, após uma reforma constitucional há 10 anos que garantiu uma cota de 50% entre as candidaturas.
“Não chego aqui sozinha. Chegamos todas. Com nossas heroínas que nos deram a pátria, nossas ancestrais, nossas filhas e nossas netas. “ disse Claudia.
Quem é a nova presidente- Claudia Sheinbaum, 61, nasceu na cidade do México, em 24 de junho de 1962, em uma família judia. Construiu uma carreira acadêmica antes de entrar na política. A presidente é formada em física pela Unam (uma das universidades mais prestigiadas do México), e fez pós-graduação em engenharia ambiental. Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkley, nos Estados Unidos e participou do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC) que ganhou um Prêmio Nobel da Paz em 2007.
Ela tem dois filhos do primeiro casamento, com Carlos Ímaz, que conheceu em um protesto na faculdade, em 1986, e com o qual se casou no ano seguinte. Em novembro de 2023, ela anunciou seu novo casamento com Jesús Tarriba, seu namorado de faculdade, com quem se reencontrou pelo Facebook, em 2016.
A posse de Sheinbaum ocorrerá apenas em 1º de outubro. Até lá, López Obrador segue como presidente.
Redação com veículos e portal G1 Foto: reprodução
e-mail:redacao@blogdellas.com.br