Cine Theatro de Variedades de Olinda (Cine Bajado) vai ser reformado

O Cine Olinda, antigo Cine Theatro de Variedades que começou a funcionar em 1911 e fechou suas portas nos anos 70, vai ser restaurado. A Prefeitura de Olinda garantiu junto ao Governo do Estado a assinatura de convênio para a reforma estrutural do Cinema. A requalificação é uma das prioridades da atual gestão no sentido de trazê-lo de volta à cena cultural e de entretimento do município.

O convênio de R$ 1,8 milhão será destinado para requalificação da infraestrutura do prédio, inaugurado em 1911, e contempla serviços de: pintura; instalação de balcão e bancadas; aquisição de louças; esquadria; reforma do piso e teto; revestimento de paredes; alvenaria; fechamentos; painéis, divisórias e restauro.
“Estamos felizes com a parceria da Prefeitura de Olinda com o Governo Estadual para devolver esse histórico equipamento cultural para a cidade de Olinda e para Pernambuco, após quatro décadas fechado” afirmou o Prefeito. Também fazem parte do convênio os serviços de instalações elétricas e hidro-sanitárias; sistema de telefonia; implantação de estrutura de prevenção a incêndio, além de intervenções nas coberturas e impermeabilizações, ressalta o prefeito Lupércio.
O Cine Theatro de Variedades, a casa começou a funcionar no ano de 1911. Na década de 1920, ganhou o nome de Cine Olinda. Já nos anos 1970 o local deixou de funcionar e foi desapropriado pela administração municipal em 1979. Na década de 1980 o local funcionou como Cine Bajado.
“Sabemos a importância de um cinema, principalmente este, que é centenário e, infelizmente, estava parado há 40 anos em um ponto tão estratégico da cidade. Vamos fazer essas obras o mais rápido possível, para que possamos entregá-lo não só aos olindenses, mas aos pernambucanos”, afirmou Lupércio.Participaram da solenidade o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa; o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), Bruno Lisboa; e o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho.
Redação com assessorias – Fotos- Divulgação

