Cidades afetadas pelas chuvas receberão novos investimentos do Governo do Estado

 

 

O Governo de Pernambuco já comunicou aos prefeitos de municípios do Agreste e da Mata Sul afetados pelas chuvas, que o Estado a liberaração de mais R$ 15 milhões para restabelecer os acessos às zonas rurais. O governador Paulo Câmara reuniu-se com os gestores por meio de videoconferência com a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Ana Célia Farias, gestores municipais das duas regiões, representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil e das secretarias estaduais que estão em contato permanente com as prefeituras.

O Governador apresentou balanço das ações realizadas para recuperação dos municípios afetados. De acordo com Câmara, até o momento 21 cidades já receberam investimentos para recuperação de estradas. “Nós vamos ampliar essas ações para mais 26 municípios, seja no Agreste ou Mata. Esse orçamento liberado hoje será para, prioritariamente, restabelecer os acessos viários à zona rural, com a recuperação de passagens molhadas e pequenas pontes”, destacou. As ações serão coordenadas pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Agrário e de Desenvolvimento Urbano e Habitação. “Estamos atuando efetivamente na recuperação desses acessos para garantir o ir e vir das pessoas. A vigilância continuará reforçada durante este período final da temporada de chuvas, neste mês de julho e em agosto”, concluiu.

Férias Infantis de Julho no Museu

 

 

Durante as férias de julho o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea também ganha agenda de entretenimento e vai promover atividades e brincadeiras para divertir a garotada. A cada semana uma programação foi preparada especialmente para atender as crianças entre 3 e 7 anos, e também a garotada dos 8 aos 12 anos de idade. Os pais ou responsáveis poderão inscrever os pequenos para participarem das oficinas de férias que ocorrerão durante toda a semana, ou em algum dia específico. Vai ensinamentos sobre cinema com o uso de câmara de celular, jogos sensoriais, contação de histórias, oficina de pintura e outras oficinas temáticas mais. As inscrições podem ser feitas no link https://institutoricardobrennand.org.br/index.php/cursos ou através dos contatos (81) 2121. 0352/0365.

Orla de Olinda ganha moderna iluminação

 

A Avenida Marcos Freire, na Orla de Olinda, ficará ainda mais iluminada. Desde essa última terça (12), os 474 pontos de iluminação pública estão sendo trocados por modernas e econômicas lâmpadas de LED. Para a mudança completa, a estimativa da Prefeitura é de que o trabalho dure cerca de 30 dias, trazendo mais segurança a quem frequenta a localidade à noite.

A substituição garantirá uma economia de cerca de 50% no consumo de energia na área. Isso porque as lâmpadas de 400 watts serão substituídas pelas de LED com potência de 180 watts (praia) e 100 watts (lado residencial). Embora de potência menor, as novas lâmpadas garantem mais luminosidade. Outra questão importante para a gestão municipal é que as lâmpadas de LED possuem uma barreira de vidro , garantindo mais resistência em caso de vandalismo.

A maresia da orla, inclusive, deve ser um problema um pouco menor para essas luminárias, já que a tecnologia dela também a torna mais durável. Após a substituição das lâmpadas da Orla de Olinda, a gestão municipal definirá junto à Secretaria de Manutenção Urbana qual será o novo ponto da cidade a ser beneficiado. No total, 3.500 pontos de luz serão substituídos por LED, priorizando sempre os principais corredores da cidade e o Sítio Histórico.

Estado firma acordo de cooperação para Escola de Sargentos do Exército

 

O governador Paulo Câmara assinou, nesta acordo de cooperação com o Comando Militar do Nordeste (CMNE), visando à execução de ações para viabilizar e efetivar a construção da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército e do Complexo Militar no Estado. O documento estabelece as condições, as metas e os prazos para a colaboração mútua entre a União e o Estado, tendo vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado.

“Temos um calendário para cumprir, tanto em responsabilidade e ações por parte do Governo do Estado, como também do Exército Brasileiro, mas tudo dentro do cronograma que foi idealizado lá atrás. Teremos, em um futuro próximo, a escola implantada em Pernambuco, sendo uma importante contribuição para o desenvolvimento da nossa região”, destacou Paulo Câmara.

O comandante do CMNE, general de Exército Richard Fernandez Nunes, ressaltou que cada passo dado representa a concretização de um sonho que está prestes a se realizar. “Esse acordo de cooperação era fundamental e só ratifica o protocolo que já havia sido assinado em março. Temos ainda, até o final do ano, algumas etapas a vencer de modo que o nosso calendário possa ser cumprido”, concluiu o general. O Governo de Pernambuco se comprometeu a investir mais de R$ 320 milhões em obras de infraestrutura no entorno da área onde será instalada a Escola de Sargentos e o Complexo Militar do Exército, que vai concentrar cerca de 10 mil pessoas, entre alunos, professores, pessoal de apoio e familiares.

Yves Ribeiro busca recursos para obras em Paulista

 

O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, participou de reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O encontro conduzido pelo presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, acontece na Liderança do MDB na Câmara Federal, em Brasília. O gestor aproveitou o encontro para dialogar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e os ministros Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Casa Civil) e Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), no sentido de destravar recursos para Paulista.

O secretário de Infraestrutura, Lídio Sérgio Valença, acompanhou o prefeito nas agendas para tratar sobre investimentos no município, inclusive projetos que estão em andamento e precisam de apoio do Governo Federal para ampliar os recursos voltados do Programa Acelera Paulista (PAP).Diversos projetos de engenharia estão sendo elaborados para o desenvolvimento da Cidade das Chaminés. Entre eles, a revitalização da orla, a construção do Mercado Central, Complexo Multicultural Ariano Suassuna, Centro da Mulher Empreendedora , pavimentação e drenagem de ruas, construção da Maternidade Municipal e Upinha 24h, além da criação do Mercado de Pesca. Através do Programa Acelera Paulista (PAP), o governo municipal já pavimentou algumas ruas, e o calçamento de outras está em andamento. São vias em execução e 17 em fase de realização de projetos de engenharia.

Código Nacional de Trânsito é debatido pela RMR e Interior

 

Agentes de trânsito do Paulista e das cidades de Abreu e Lima e Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, e Timbaúba, na Zona da Mata Norte, estão participando de um curso que versa sobre as novas normativas do Código Nacional de Trânsito. As atividades começaram nesta última terça-feira (12), no auditório do Centro Administrativo, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I, no Paulista. O trabalho de renovação dos conhecimentos sobre o tema terá sequência nos dias 14, 21 e 22 desse mês de julho. As palestras ocorrem das 8h às 12h e das 13h às 17h.Em Paulista, o trabalho conta com o suporte da Secretaria de Segurança Cidadã e Mobilidade. O município conta, atualmente, com um contingente de 74 agentes de trânsito.

Sancionada lei estadual de incentivo às cooperativas pernambucanas

 

O governador Paulo Câmara sancionou a Lei Ordinária nº 3272/2022, que assegura a implementação da política de fomento às cooperativas pernambucanas, assim como reconhece e legitima a contribuição do segmento para o desenvolvimento do Estado. A iniciativa altera a Lei nº 15.688, de 16 de dezembro de 2015, e garante ainda o direito constitucional das cooperativas de participarem de licitações públicas. “Os ajustes representa avanço importante. A contratação de serviços de cooperativas está condicionada à comprovação da regularidade dessas organizações, garantindo mais segurança”, afirmou Câmara. A proposta foi elaborada pela Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo em Pernambuco e ajustada com o Sindicato e a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Pernambuco – OCB/PE.

Abatedouros: O governador assinou ainda um decreto que estabelece normas técnicas relativas às instalações e aos equipamentos para funcionamento de abatedouros frigoríficos de caprinos e ovinos, aprovada pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Ovinocaprinocultura. A ação leva em consideração que essas diretrizes, sob o ponto de vista sanitário, são fator importante na garantia da qualidade do produto que chega ao consumidor. Participaram das assinaturas a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Sídia Haiut; o diretor-presidente da Adepe, Roberto Abreu; o diretor-geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe, João Suassuna; além de representantes do segmento de cooperativas e da ovinocaprinocultura.

Paulista reforça o aprendizado público com 8 mil tablets

 

Estudantes das unidades de ensino do Paulista ganharam um reforço da tecnologia para ampliar o conhecimento. A Secretaria de Educação da cidade efetuou a entrega de 8 mil tablets para o uso a partir do próximo dia 27 de julho, quando terá início o segundo semestre letivo. A ferramenta digital contempla as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fases III e IV, de 17 das 41 escolas da rede pública. Agora na retomada das aulas, outra remessa dos equipamentos será distribuída aos estudantes do 5º ano.Desde o início da distribuição dos equipamentos, em junho, um pequeno percentual de pais ainda não compareceu nas escolas para buscar a ferramenta e assinar a ata de recebimento. Após a retomada, no dia 27 julho, os diretores de escolas estarão disponíveis para recebê-los, presencialmente, e finalizar as entregas do primeiro semestre.

Os tablets são entregues com o Conecta Legal Paulista, plataforma de ensino com formato de Educação a Distância (EAD), lançada no dia 20 de junho. “Inicialmente são 8 mil unidades , mas o nosso intuito é atingir o maior número possível de alunos, para que eles possam ser jovens de olho no futuro. Nossa missão é dar as ferramentas necessárias para isso, estimulando sempre o aprendizado de diversas formas”, afirmou o prefeito Yves Ribeiro.O passo dado na inclusão digital gera um estímulo aos estudantes nas aulas, refletindo na prática pedagógica no dia a dia da comunidade escolar. “O Conecta Legal é uma plataforma tecnológica que veio trazer incentivo, ajuda no processo de ensino aprendizagem. Os estudantes receberam o tablet, já com acesso a internet, com o chip de dados, e também cada escola da rede vai receber um provedor para que a plataforma seja acessada mesmo sem internet”, disse a gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagem, Regina Trindade.

Aluna do 8º ano B do Colégio Municipal José Firmino da Veiga, Thamyres Fernandes, 13 anos, foi uma das primeiras a receber o item. “Eu achei muito boa essa entrega. Eu estava precisando muito. Vai ser muito bom para o meu aprendizado, e eu estava esperando ansiosamente por ele. Agradeço muito por ter chegado a hora”, comemorou a adolescente.

Conecta Legal: A plataforma tem como diferencial a possibilidade de uso sem acesso à internet. Ao entrar com o login e a senha cadastrados em celulares, notebooks, desktops ou tablets, a plataforma atualiza as demandas das atividades escolares. Os dispositivos eletrônicos distribuídos pelo governo municipal já virão com o Conecta Legal instalado. Os professores terão disponível um aplicativo inovador de apoio ao ensino com recursos multimídia, possibilitando o acesso a conteúdos interativos alinhados às diretrizes curriculares, contribuindo para a aprendizagem e para os indicadores educacionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O objetivo é estimular a educação dentro e fora do ambiente escolar, fortalecendo atividades lúdicas das diversas disciplinas, e ampliando o raciocínio lógico e linguístico dos alunos. Com isso, almeja-se a dinamização do trabalho pedagógico e a promoção da inclusão digital em toda a comunidade escolar. Antes do lançamento, foi criado um grupo gestor para o desenvolvimento do projeto, elaborado pela empresa Plural Soluções Tecnológicas e Educacionais. Houve debates sobre o papel pedagógico e quais seriam as ações necessárias para o início das atividades.

Dicas sobre uma boa alimentação para as crianças nas férias de julho

 

Dias de folga, praia, diversão em casa: seja como for, o mês de julho sempre é um momento de relaxamento e da diminuição de vários compromissos. Durante este período, é comum que a família acabe deixando a alimentação um pouco desleixada, principalmente com o crescimento dos serviços em delivery e fast foods, que oferecem mais conforto e praticidade. No entanto, a nutricionista Nayara Kauffmann, docente da Wyden, ressalta a importância da manutenção de uma boa dieta durante as férias, especialmente com as crianças.“Vários fatores podem estar envolvidos na falta de apetite das crianças, desde fatores psicológicos, fisiológicos ou patológicos. Dessa forma, a família junto com um profissional deve tentar identificar a principal causa e traçar metas para que essa criança possa garantir um bom suporte nutricional. Uma dica muito importante é apresentar alimentos saudáveis como frutas e verduras o mais cedo possível, ainda na primeira infância, e tentar receitas diferentes para chamar a atenção”, explica ela.

A especialista afirma que é fundamental que a criança permaneça com uma rotina alimentar, realizando as refeições sempre nos horários certos e com regularidade. Uma estratégia, segundo Nayara, é misturar pratos já conhecidos pelos pequenos com legumes e verduras para facilitar a aceitação, bem como oferecer frutas frescas ao invés de sucos prontos – isso pode ajudar potencialmente na melhor ingestão de nutrientes essenciais para o organismo.No contexto amazônico, as altas temperaturas atingem bem as cidades, o que exige também um cuidado redobrado da família. Por essa razão, o indicado é oferecer sempre líquidos aos pequenos, que podem ser consumidos na forma de água de côco, sucos, picolés e muita água. Além disso, é crucial lembrar sempre de que as crianças não devem fazer dietas restritivas, com poucas exceções. Logo, uma boa forma para manter uma criança saudável é sempre oferecer alimentos nutritivos como ovo, arroz e feijão, banana, carne magra, legumes e vegetais folhosos. Dicas: Se houver resistência das crianças sobre a alimentação, especialistas orientam:

 

 

· Invista na apresentação deste prato, ou seja, a forma como você vai oferecer a comida ao pequeno. Use e abuse de pratos coloridos e diferentes;

· Torne o momento da refeição um momento de alegria: reúna a família, interaja e contem curiosidades sobre aqueles alimentos;

· Não esqueça da criatividade: você pode transformar os alimentos em animais ou objetos divertidos. Um prato pode ficar muito mais apetitoso se formar uma carinha feliz, casinha ou personagem de desenho animado;

· Integre o seu filho à cozinha: não deixe de convidar os pequenos para participar do preparo ou finalização da comida, nem que seja com tarefas mais simples como descascar frutas ou separar alguns grãos. Assim, ele se sentirá mais motivado a desfrutar do prato.

 

Redação com veículos e assessorias.

Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar