Notícias

Chuva e lixo deterioram painéis de Lula Cardoso Ayres na antiga sede do Aeroporto

Painéis de um dos maiores pintores pernambucanos, Lula Cardoso Ayres, estão se deteriorando em meio aos escombros e ao lixo que toma conta da antiga sede do Aeroporto dos Guararapes. Batizadas pelo pintor de “Folclore” e “Ciclo Econômico” as obras, consideradas verdadeiras joias da arte vanguardista, são tombadas pela Fundarpe mas desde 2004, quando o novo prédio do Aeroporto foi inaugurado, se encontram abandonadas.

Com o tempo, até a cobertura do prédio foi cedendo às intempéries, ladrões têm subtraído as peças do telhado fazendo com que as chuvas penetrem e causem ainda mais danos. Lula Cardoso Aytes nasceu em 1910 e faleceu em 1987. O aeroporto antigo foi inaugurado em 1958 e fechado em 2004. Várias outras obras do local foram removidas para a nova sede, como as do também grande artista Francisco Brennand, mas as de Lula, que precisam de maior tecnologia para serem removidas, ficaram no desprezo.

Embora o Aeroporto tenha sido entregue em 2020 à empresa espanhola Aena – antes estava sob administração da Infraero – as obras citadas fazem parte do patrimônio estadual, cabendo à Fundarpe, resolver a situação. Nascido na zona-da-mata Lula pintou os painéis com base no que presenciava na sua infância com canaviais e o esplendor das manifestações culturais e artísticas do povo descendente de escravos.

Redação Blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar

Um comentário

  • Patricia Xavier

    Obrigada por sua história de vida, e nesse momento alertar a sociedade desse abandono da nossa cultura ,é compromisso com a cultura e a história do povo de PE, em especial do nosso extraordinário Lula Cardooo Ayres. Que a AENA, restaure e transfira esse painel, mas que opreserve!!! Obrigada Terezinha Nunes! Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *