Notícias

Cerimônia marca reabertura da Catedral de Notre-Dame cinco anos após incêndio

A Catedral de Notre-Dame, um dos maiores símbolos de Paris, foi reaberta neste sábado (7), totalmente restaurada, mais de cinco anos após o devastador incêndio de 2019. A cerimônia de reinauguração contou com a presença de importantes líderes mundiais, como o presidente francês Emmanuel Macron, o ex-presidente Donald Trump, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, o príncipe William e o empresário Elon Musk, além dos ex-presidentes franceses François Hollande e Nicolas Sarkozy.

O evento foi marcado por um forte esquema de segurança na capital francesa. A reabertura oficial aconteceu às 19h21 (hora local, 15h21 de Brasília), com o arcebispo de Paris, Laurent Ulrich, conduzindo o momento solene ao abrir as portas da Catedral. Macron, acompanhado de sua esposa Brigitte e da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, entrou em seguida, seguindo a comitiva de autoridades religiosas.

Vista da janela Rosa Sul e do órgão da catedral de Notre-Dame de Paris. — Foto: Julio Piatti

órgão da catedral de Notre-Dame de Paris. — Foto: Julio Piatti

A cerimônia contou com a apresentação de um coral de jovens e a tão aguardada reinauguração do grande órgão da catedral, que, com mais de três séculos de história, foi desmontado e restaurado. Em um gesto de agradecimento, os bombeiros que participaram do combate ao incêndio foram aplaudidos pelos presentes, marcando um momento de grande emoção. O incêndio, que ocorreu em abril de 2019, não resultou em vítimas fatais, mas causou danos significativos à estrutura da catedral.

Durante seu discurso, o presidente Emmanuel Macron fez uma homenagem a todos os envolvidos na reconstrução”gratidão da nação francesa a todos aqueles que salvaram, ajudaram e reconstruíram a Notre-Dame de Paris”.

O Papa Francisco não participou das cerimônias de reabertura da Catedral, mas enviou ao arcebispo de Paris uma mensagem “dirigida ao povo francês”, que foi lida durante o evento.

“Notre-Dame em breve será novamente visitada e admirada por uma imensa multidão de pessoas de todas as esferas da vida, origens, religiões, idiomas e culturas, muitas delas em busca de significado absoluto e propósito para suas vidas”, declarou em seu texto, segundo a Agência France Presse.

Redação com Portal  G1 Foto: reprodução/SBT News

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *