Centro Universitário promove evento sobre Direitos Humanos e Cidadania
Com o objetivo de promover a conscientização, o debate e a disseminação de conhecimentos sobre a importância dos direitos humanos na sociedade, o Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) realiza, hoje ,19, e amanhã, 20, o Seminário de Direitos Humanos e Cidadania: Amplificando Diálogos.
O evento é aberto ao público e acontece hoje, primeiro dia, no auditório do Campus Boa Vista, e amanhã ,dia 20 , na sede em Piedade. A programação acontece à noite, das 19h às 22h. As inscrições para o Seminário de Direitos Humanos e Cidadania: Amplificando Diálogos é realizada diretamente na recepção do evento, gratuitamente.
O Seminário oferece um momento para discutir e analisar questões relacionadas aos direitos humanos, como igualdade, liberdade, dignidade, justiça social e cidadania. “O intuito é oferecer oportunidade de compartilhar experiências bem-sucedidas e boas práticas na promoção dos direitos humanos. Os participantes podem aprender com projetos, programas e políticas bem-sucedidas que têm impacto positivo nas comunidades e nas vidas das pessoas. Isso pode inspirar e motivar outros a replicar essas práticas em diferentes contextos”, afirma a professora Waléria Guerreiro, docente e organizadora do evento.
Entre os convidados para o Seminário estão nomes como Dr. Edvaldo Batista da Silva Júnior, Desembargador do Tribunal Regional Federal da 5a Região, Professor Iran Ponte das Mercês, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e Mestre em Design, e Dr. Luiz Farinha, Psicólogo Clínico e acadêmico de Direito.
Lançamento de livro
Durante o evento, também será lançado a segunda Edição do Livro Na Roda da Humanidade: Cinema e Direitos Humanos. A obra é organizada pela professora Waléria Guerreiro (Líder de Pesquisa e Extensão da UNIFG), com o apoio dos Professores Arnaldo Maranhão (Coordenador do Curso de Direito), José Sueles, Erica Schumacher e Gilson Tenório (Professores do Curso de Direito).
O projeto Roda da Humanidade é uma construção quem vem sendo feita, desde 2019, na disciplina de Clínica de Direitos Humanos, ofertada no nono semestre para os estudantes do curso de Direito. “O livro é fruto de atividades temáticas que abordam o debate aberto e construtivo sobre temas relevantes de direitos humanos. Eles permitem que os participantes examinem e discutam questões complexas, compartilhando perspectivas diferentes, experiências e conhecimentos especializados. Isso ajuda a aprofundar a compreensão dos problemas e promover soluções inovadoras”, explica Waléria.
Este ano de 2023, a proposta de condução da disciplina foi direcionada por obras cinematográficas que têm seu roteiro baseado em problemáticas sociais que atinjam direitos humanos. Os estudantes apresentaram filmes e construíram uma discussão sociojurídica, construindo, a posteriori, uma resenha crítica que deu origem aos capítulos do livro Roda da Humanidade, segunda edição.
“Este tipo de debate desempenha um papel importante na promoção dos direitos humanos, com a combinação da exibição de filmes relevantes com discussões e debates críticos sobre questões sociais e políticas com ênfase no Direito. O Cine Debate proporcionou uma maneira envolvente e acessível de sensibilizar as pessoas sobre questões de direitos humanos. Os filmes têm o poder de transmitir histórias emocionantes e cativantes que podem despertar empatia, compreensão e consciência sobre a violação dos direitos fundamentais. Ao combinar a exibição do filme com uma discussão posterior, o projeto amplifica a conscientização, permitindo que as pessoas reflitam sobre os temas considerados e suas motivações na sociedade”, ressalta Waléria. Programação completa na página do evento.
Redação com assessoria/imagem: Divulgação
E-mail redacao@blogdellas.com.br