Centro do Recife ganha megamural em homenagem a Reginaldo Rossi
A homenagem ao saudoso Reginaldo Rossi (1944-2013) no Recife é o megamural intitulado ‘O Rei é Rua’. A obra de 483m², assinada pelo coletivo Osmo Crew (@osmo_crew) eternizando a figura marcante de Rossi, representa a primeira tela gigante do Recife produzida por um coletivo de artistas. O megamural está localizado na Avenida Conde da Boa Vista, mais precisamente no Edifício Rostand (nº 569). O projeto cujo processo de criação teve início em 1º de dezembro de 2023 e foi concluído no último sábado (20), foi realizado pela Osmo Crew. Este grupo, composto pelos artistas Felipe Lemos, Shell Osmo, Tati Naara, Bizarro, Ant Social Osmo, Torvi Osmo, Sgnik, Smook e Remy Ferreira, conta com uma experiência de mais de 15 a 20 anos de carreira. Utilizando técnicas avançadas na manipulação de cores, luz e sombra na expressão da arte urbana, a equipe conseguiu conferir movimento à camisa utilizada por Rossi.
“Uma multiplicidade de estéticas, histórias e suor pincelou cada metro quadrado do megamural. A arte dialoga com a periferia e o cotidiano recifense, mostrando a vivência de Reginaldo Rossi em bairros periféricos da nossa cidade, que tanto o inspirou, sobretudo nas composições. É como se ele estivesse fazendo reencontros com o seu território”, destacou Felipe Lemos, integrante do coletivo de artistas e também produtor executivo do projeto.
Inspirada pelo tema ‘Recife Cidade da Música’, título recebido pela Unesco, a obra foi contemplada pelo Edital de Megamurais da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, além de contar com o apoio da Tintas Iquine e do restaurante Fogão A Lenha. “Não tem como olhar para Recife, viver em Recife e não lembrar do Rei. Foi por todas essas razões que escolhemos pintar o patrono do brega nesse projeto tão grandioso”, completou Lemos.
A secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes, explicou que o Carnaval 2024 também reserva mais homenagens: “O ano começa com essa belíssima homenagem a Reginaldo Rossi atraindo os olhares dos recifenses e turistas que transitam por um dos principais corredores do Recife e marcando também seus 80 anos de legado. A previsão é que, ao longo desse ano, mais seis megamurais exaltem e valorizem a cultura e os artistas da nossa cidade”, ressaltou a secretária.
Redação com assessoria Foto- divulgação