Caso Padre Airton começa a ser julgado esta quarta-feira
O advogado Rafael Nunes, que defende uma das vítimas, informou ao G1 Caruaru que esta quarta pela manhã será iniciado o julgamento, com a primeira audiência de instrução e julgamento, na cidade Buique – onde foi instaurado inquérito sobre o assunto – do caso do padre Airton Freire, denunciado por quatro mulheres e um homen, como este blog relatou na época, por crimes sexuais, incluindo estupro.
Não está confirmada a presença de padre Airton, que foi afastado das funções pela Igreja Católica, durante a audiência que tem como função colher as provas das partes e todos os depoimentos das testemunhas. Ela é feita em sessão pública comandada por um magistrado. Como o processo vem correndo em segredo de justiça pouco se sabe do que disseram as testemunhas.
O Blog de Nill Junior, de Afogados da Ingazeira, onde começaram os depoimentos, informou que a delegada Andreza Gregório, titular e coordenadora da Força Tarefa criada pelo Governo do Estado para apurar o caso, afirmou que “ o relato das vítimas merece credibilidade. E quando recebemos qualquer notícia de crime dessa natureza, buscamos todos os elementos para que corroborem pra elucidação de todos os fatos e circunstâncias em torno”.
Ela disse ainda que “todas as mulheres que a procuraram relataram, de forma detalhada e segura o que aconteceu. São mulheres e um homem que não se conhecem, não tem. nenhum relacionamento entre eles. Detalham de forma emocionada, demonstram dor em relembrar esses fatos e não há nenhum indicativo de que possam estar inventando e fantasiando algo contra um homem que para elas era tido como um homem santo”.
O padre Airton continua em prisão domiciliar e usa tornozeleira eletrônica. Ele chegou a ir para o presídio, após decretada sua prisão, mas teve problemas de saúde, foi transferido para um hospital e conseguiu a prisão domiciliar quando o caso foi transferido para Caruaru.
Abaixo reproduzimos a nota assinada pela assessoria de imprensa do Padre Airton Freire
NOTA PADRE AIRTON FREIRE 7 DE JANEIRO
A defesa do Padre Airton Freire reitera a inocência do religioso, o que será demonstrado na audiência desta quarta-feira. Com graves problemas de saúde, o padre está privado indevidamente de sua liberdade há um ano e meio. O julgamento será uma oportunidade importante para que sua inocência seja devidamente comprovada.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA DEFESA DO PADRE AIRTON FREIRE
Redação Blogdellas Foto: arquivo
e-mail: redacao@blogdellas.com.br