Carnaval ferve no Recife, e Raquel mostra que festa é de PE em São Paulo
Texto : Leticia Lins /#OxeRecife
Parece que Pernambuco está vivendo uma “guerra” de carnavais. De um lado, o Prefeito João Campos (PSB), anunciando que a maior festa popular do Recife será a mais grandiosa que a cidade já teve. Do outro, a Governadora Raquel Lyra (PSDB) criando um ponto facultativo no Estado que transforma os dias de carnaval em um feriadão que vai até 7 de março. Nesse domingo, ela esteve em São Paulo, para mostrar que a folia de Momo não se restringe ao Recife. Mas se espalha por Pernambuco todo. Raquel e João são candidatos ao Palácio do Campo das Princesas, em 2026. E, diante da popularidade do Prefeito, ela tem enfatizado com muita força, em sua propaganda oficial, as ações que desenvolve no território do Recife.
Mas no carnaval da capital quem dá as coordenadas é a Prefeitura. Então, mostrar o resto é o que importa. Ou seja, carnaval é de Pernambuco e não só do Recife. E o estado tem mesmo atrações em outras cidades como os Papangus (de Bezerros) e os Caiporas (de Pesuqiera), ou os Caretas (de Triunfo). Mas, sinceramente… é difícil que turistas estrangeiros e do sul do país troquem o carnaval do Recife, para viajar por exemplo 451 quilômetros até Triunfo, só para ver os caretas com seus relhos. São bonitos? São. Mas será que os visitantes que chegam aqui de de olho nos carnavais do Recife ou Olinda iriam até lá?… Difícil. Em todo caso, há outras manifestações mais próximas, como Bezerros (a 107 quilômetros do Recife) ou Nazaré da Mata ( a 65 quilômetros da capital), onde há desfile de maracatus de baque solto, manifestação cultural que só tem em Pernambuco e que enche os olhos dos visitantes. Mas estes também desfilam pelas ruas da capital pernambucana.
Mas… valeu o esforço. A Governadora hoje carregou até estandarte, em desfile na Avenida Paulista, onde fez uma edição especial do Festival Pernambuco Meu País. Enquanto no Recife o pré-carnaval fervia na Avenida Guararapes,no Recife Antigo e na Boa Vista – com muito frevo e maracatu – em São Paulo, o desfile era de diversas manifestações Caiporas de Pesqueira (Patrimônio Vivo); o Galo da Madrugada, representado por um boneco inflável de 15 metros de altura; lanceiros do maracatu rural Estrela Brilhante (de Nazaré da Mata); Caretas (de Triunfo). Além do desfile dessas manifestações, houve show musical (no Parque) com Roger de Renor e o Som Na Rural, Gerlane Lops, Nego Thor, Romero Ferro, Duda Beat e Alceu Valença – ícone da festa de Momo do Estado e um do homenageados do Carnaval de Pernambuco do ano passado.
Outra atração foi o Mestre Julião das Máscaras, de Olinda, que realizou no local uma oficina exclusiva de cabeças de La Ursa – uma das peças mais famosas do artista. O artesão tem trabalhos que se espalham por galerias e coleções no Rio de Janeiro, na França e no Japão. Tomara que a estratégia tenha dado certo, e que o pessoal de lá se motive para vir conhecer de perto a nossa grande festa. Seja no Recife, em Olinda, ou em qualquer lugar de Pernambuco. No centro do Recife, hoje, teve “Corrida do Galo”, que acabou em carnaval.
Redação com texto de Letícia Lins Blog #OxeRecife Fotos: Hesíodo Góes/Secom
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

