Notícias

Carnaval do Recife: Galo Gigante será mensageiro da paz durante a folia

Foram revelados, nesta sexta-feira (26), o tema e a indumentária do Galo Gigante, que vai reinar na ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, durante o Carnaval 2024. A escultura gigante, que reina no epicentro do maior Carnaval em linha reta, fará sua aparição pedindo a união, convergência e gentileza entre os povos. Sua majestade será a representação do Galo Gigante da Paz, uma alegoria concebida pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega, com produção executiva de Germana Xavier. A escultura recebeu este ano o nome de “Galo Mensageiro da Paz”, homenageando e pedindo respeito pelos idosos e pelos povos originários. O gigante convida os foliões a transformarem o carnaval em um momento de reflexão, onde a festa também abre espaço para a luta contra todas as formas de violência e preconceito, desde o racismo até o etarismo, passando pela violência de gênero e a exigência de respeito, em busca de um mundo mais justo e pacífico.

Estrutura

A escultura, será predominantemente branca, e também vai incorporar os tons dos cinco continentes: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho (América), azul (Europa) e verde (Oceania). A escultura do Galo Gigante nasceu de temas como gentileza, ancestralidade, sustentabilidade e inclusão, tornando-se um mensageiro divino da esperança de paz para o nosso tempo. A obra também presta homenagem a seres iluminados que dedicaram suas vidas pela paz mundial, como Dom Hélder Câmara, Cacique Raoni, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King, entre outros. Também marca os 79 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua missão de paz pelo mundo”, destaca Leopoldo Nóbrega. As penas da cauda exibirão a palavra “Paz” escrita em 16 idiomas diferentes.

O destaque, no entanto, é a crista do Galo, que pela primeira vez exibe o branco e prata das cabeças de foliões, grisalhos e grisalhas, evocando respeito e inclusão no Carnaval, que é feito para todos. Seu corpo terá um tipo de vestimenta branca em uma releitura de renascença cenográfica feita manualmente pelo Ateliê Arte Plenna e inspirada na produção de Pesqueira. Nos “ombros”, a indumentária de Sua Majestade homenageará os povos indígenas e seus raros mantos tupinambás, vestimentas feitas em Arte Plumária, cujo exemplar mais famoso foi levado para a Dinamarca no século XVII e será devolvido ao Brasil em 2024. Serão utilizadas 1000 “penas” feitas das lonas plásticas de 1,10 m X 40 cm na técnica Arte Plumária Upcycle. As peças poderão manter suas cores originais ou serem personalizadas com grafites e apliques de tintas.

Nas pernas, a artesanato das “varandas”, apliques feitos em tecido com técnica de macramê, será realizado pelas artesãs da Cooperativa Coopertextil, de Caraibeiras, terra dos Pankararus. O bico do galo, por sua vez, terá um tom que lembra as formações étnicas dos mamelucos e será maquiado com a paleta que permeia toda a obra.

Aos pés do Galo, assim como na edição anterior, a arte se torna instrumento de conscientização e sensibilização para um Carnaval mais inclusivo e respeitoso. As faces da base da estrutura receberão grafites com temas de paz e combate a todas as formas de preconceito e violência de gênero, além de racismo, e QR Codes que permitirão aos foliões acessarem plataformas municipais para realizar denúncias. No chão, também como no ano anterior, mensagens alusivas à paz e harmonia em um Carnaval que também é um espaço de reflexão e democracia.

Com altura de 28 metros e peso de oito toneladas , a escultura reforça o compromisso com a preservação do meio ambiente e a inovação de procedimentos artísticos para promover a sustentabilidade, adotando a técnica de upcycling. Neste ano, mais de 90% dos materiais que revestirão a estrutura são provenientes de descartes e reaproveitamento de resíduos tecnológicos. Serão usados dois mil metros de lonas publicitárias e 10 mil CDs e DVDs doados.

O presidente do bloco Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, parabenizou o artista plástico que dá vida ao Galo Gigante desde 2019. “Está lindo como sempre. Mais uma vez, o Leopoldo capricha. Ele tem uma competência artística fora de série. É uma escultura muito bonita do Galo Mensageiro da Paz”, disse.

O secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, salienta que mais uma vez, O Galo proporciona ao folião a experiência de trazer uma mensagem, como em 2023, onde ele foi o Galo Ancestral. “O Carnaval é um momento de reencontro, de confraternização, festa e celebração. O Galo conversa com o mundo todo com essa mensagem de paz”, disse ele, que garantiu que a escultura estará na ponte já na quarta-feira, dia 7 de fevereiro, que antecede o período oficial do Carnaval do Recife.

Redação com assessoria e veículos – Fotos: reprodução/divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *