Notícias

Capacitação em Olinda, para motoristas e monitores,foca no cuidado com crianças atípicas

Capacitação aconteceu na Escola Monsenhor Fabrício, em Peixinhos, e reuniu 40 profissionais do transporte escolar da rede municipal

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (16) uma formação voltada para os profissionais do transporte escolar da rede municipal. A atividade foi realizada na Escola Monsenhor Fabrício, no bairro de Peixinhos, e contou com a participação de 40 trabalhadores — sendo 20 motoristas e 20 monitores.

A capacitação teve como foco o cuidado com crianças atípicas, buscando orientar os profissionais sobre estratégias de acolhimento, respeito às diferenças e manejo de comportamentos no dia a dia do transporte escolar. A iniciativa integra as ações da Secretaria voltadas à construção de uma rede mais inclusiva e acolhedora para todos os estudantes.

Presente na formação, a chefe da Divisão de Inclusão da Secretaria de Educação de Olinda, Kátia Clemente, destacou a importância do encontro para qualificar o atendimento prestado pelos profissionais que lidam diariamente com estudantes com diferentes perfis.

“Hoje a formação está direcionada para o público atípico da nossa rede de ensino. Vamos aprender, discutir e trocar ideias sobre como manejar o comportamento dessas crianças atípicas no transporte escolar, para que haja uma condução mais salutar, com mais respeito e mais empatia com este público da nossa Secretaria de Educação”, afirmou.

O gestor do transporte escolar do município, Éder Muniz, também ressaltou a relevância do momento para toda a equipe.

“Para a gente, é de grande valia esse momento em que nos reunimos com o pessoal da Inclusão para tratar de um assunto tão importante como o transporte de crianças atípicas. Somos gratos à equipe que conduziu a formação e queremos agradecer o carinho, as orientações e os ensinamentos recebidos hoje. Saímos daqui com novos aprendizados e levaremos isso para atender ainda melhor os nossos estudantes”, destacou.

O encontro aconteceu das 7h30 às 12h e proporcionou momentos de escuta, troca de experiências e reflexões sobre práticas mais humanas e eficazes no trato com os estudantes.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a educação inclusiva e reconhece o papel fundamental de motoristas e monitores na promoção de um ambiente seguro, respeitoso e acolhedor para todas as crianças — sejam elas atípicas ou não.

Redação com assessoria Foto: divulgação/Secom Olinda
e-mail: redacao@blogdellas.com.br
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *