Candidatura de Túlio Gadelha desvenda estratégia do PDT com Raquel no Recife
O deputado federal Túlio Gadelha, que está se lançando candidato a prefeito do Recife este sábado, pode até não conseguir ganhar a batalha com a deputada estadual do PSOL, Dani Portela, pelo apoio da Federação PSOL/REDE, mas seu evento desvendou o mistério dos entendimentos da governadora Raquel Lyra com o PDT do ministro Carlos Lupi. Ao trazer o PDT para sua base, Raquel garantiu a Túlio uma legenda para disputar a Prefeitura, caso a Federação não lhe dê a guarida que precisa.
Ao falar no início do evento por vídeo,coube a Lupi por às claras o acordo feito com Raquel, embora não tenha mencionado o mesmo. O PDT, representado no evento pelo secretário da criança e da juventude de Raquel, Ismênio Bezerra, não só dá seu aval a Túlio, como demonstra que o deputado, que apoia a governadora desde o segundo turno, tem
sua simpatia na disputa pelos votos dos eleitores do Recife.
Só tem um porém nessa história: se optar pela disputa através do PDT, caso não consiga aval da Federação, Túlio corre o risco de perder o mandato na Câmara Federal pois o PSOL já demonstrou que vai atrás da vaga para a 1.a suplente, Robeyoncé. A não ser que a candidatura dele venha a ser aprovada pela Federação a nível nacional com a concordância do candidato a prefeito de São Paulo e presidente da mesma, Guilherme Boulos. Pode ser uma arma de Boulos contra a decisão do PSB de lançar a candidatura da deputada federal Tábata Amaral, namorada do prefeito João Campos, em São Paulo.
De qualquer forma, Raquel sai do episódio como avalista da estratégia de garantir múltiplas candidaturas de oposição no Recife para tentar levar a disputa para o segundo turno. Daniel Coelho deve ser candidato pela maior parte dos partidos da base da governadora, Túlio vai disputar pela centro-esquerda ou esquerda, caso se viabilize pela Faderação ou apenas pelo PDT, e o PL terá como candidato o ex-ministro Gilson Machado.
Túlio foi o único deputado federal presente ao evento no Palácio que consagrou a aliança de Raquel com o PDT.
A participação no evento de Túlio do deputado estadual João Paulo Silva, do PT, também é uma evidência de que seu nome pode tirar votos da esquerda hoje favorável a João Campos
Redação blogdellas – Foto: Blog Cenário
E-mail: redacao@blogdellas.com.br