Campanha de rua começa esta terça de forma inédita: terá atos na capital e no interior

 

 

Com dois candidatos fortes a governador que têm base política no interior, a campanha de rua deste ano começa esta terça-feira refletindo esse ineditismo: o ponta pé inicial dos candidatos, que antes ficavam restritos ao Recife – o interior ficava para os dias seguintes – vão se realizar também no sertão e no agreste, sob o comando dos candidatos Miguel Coelho(UB), em Petrolina, e Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru. Marília Arraes(SD), que tem base política na capital, e Danilo Cabral(PSB) apoiado pelo prefeito João Campos vão às ruas no Recife. O candidato Anderson Ferreira(PL), também com base metropolitana, decidiu fazer evento fechado no Mar Hotel para apresentar programa de Governo à imprensa.

Danilo escolheu o bairro de Brasília Teimosa para uma caminhada que começa às 17 horas na antiga Cobal e termina com um mini-comício. O bairro é histórico reduto petista e foi lá que em 2006 o então presidente Lula deu início à sua campanha pela reeleição. Marília também procurou um local simbólico para sua campanha: estará nas ruas da antiga favela Roda de Fogo, um reduto eleitoral do seu avô Miguel Arraes, que, no segundo mandato, garantiu título de posse para os moradores. O evento da candidata tem início às 16 horas.

Raquel Lyra vai fazer uma caminhada pelo centro de Caruaru começando pela avenida Agamenon Magalhães. Do roteiro consta a inauguração do comitê da juventude. Miguel Coelho vai reunir seus apoiadores a partir das 18h44m ( 44 é o numero do candidato) na casa de eventos Zé Matuto, tradicional ponto de encontros políticos na cidade. Raquel e Miguel afirmaram que não poderiam deixar de prestigiar as cidades que os elegeram e aos quais confiaram um segundo mandato de prefeito. Todos os candidatos vão estar acompanhados dos candidatos a vice, ao Senado e à Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Lula cancela ato e Bolsonaro vai a Juiz de Fora

Acompanhando o simbolismo, presentes nas agendas dos candidatos no dia de hoje em todo o país, o presidente Jair Bolsonaro vai iniciar sua campanha em Juiz de Fora, precisamente no local onde, em 2018, levou uma facada de Adélio Bispo e ficou confinado na hospital ou em casa até o final da eleição. O ex-presidente Lula, que ontem conseguiu o apoio de mais um partido, o Pros, batendo o recorde de apoio da ex-presidente Dilma Rousseff que fez coligação com 10 partidos, não tem agenda de rua esta terça-feira. A alegação da direção de sua campanha é que não há segurança para atos desta natureza no momento.

IPVA na berlinda

O candidato do a governador Danilo Cabral declarou esta segunda em emissora de rádio que na sua administração o IPVA de Pernambuco será o mais baixo do Nordeste e que, no máximo, se igualará com os demais estados. Não deu outra. Anderson Ferreira chamou Danilo de “cara de pau”, em nota enviada à imprensa, e Miguel Coelho qualificou a decisão de “mentira eleitoreira”. Hoje um dos maiores motivos de críticas ao governador Paulo Câmara tem como base os valores cobrados do IPVA. A deputada Priscila Krause, também respondendo a Danilo, disse que “em 2015 o Governo estadual arrecadou R$ 690 mil de IPVA e em 2021 R$ 1,49 bi”.

Teresa comemora

A deputada estadual Teresa Leitão, candidata ao senado da Frente Popular, comemorou com postagem no Twitter o resultado da pesquisa do Ipespe/Folha de Pernambuco quando aparece com 18% das intenções de voto (Gilson Machado tem 13% e André de Paula 10%). A postagem afirma “Teresa sobre de 8% para 16%”. A candidata acrescenta na mensagem “começar a semana com essa notícia renova nosso ânimo para a luta”. O candidato Danilo Cabral, comentou embaixo: “Foguete não tem ré. Simbora seguir avançando”.

Marília fecha apoio de um município quase todo

A candidata Marília Arraes fechou o apoio quase integral do município de Custódia, governado pelo PSD – partido do seu candidato ao senado, deputado federal André de Paula. Recebeu o apoio do prefeito Manuca de Zé do Povo, da vice Luciara de Memias e de 9 vereadores. A oficialização da adesão aconteceu esta segunda em encontro no Recife.“Manuca é um grande prefeito e tenho certeza que vai nos ajudar a fortalecer o sertão do estado”- afirmou André de Paula.

Pergunta que não quer calar: Anderson Ferreira vai conseguir os votos de todos os bolsonaristas pernambucanos?

Fotos: Divulgação

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhar