Caminho do Bem, Seminário e Saúde Mental – Por Simone Duque*

 

A ONG Caminho do Bem, traz um sentido de vida especial para todos nós que temos a oportunidade de sermos seus voluntários. Nela aprendemos valores transcendentes, que nos fazem “entender e acolher” a nós mesmos ao “entendermos e acolhermos” as dores de outros corações.

Essa percepção é imensamente libertadora, porque nenhuma força é tão poderosa como a força do amor pelo outro. E nesse caminho, o do bem, e na busca incessante de atender a todos os que nos procuram, especialmente pelo expressivo aumento de demanda que já se evidencia em nosso entorno, estamos em plena campanha de obtenção de recursos para construção de sua sede. Por essa razão, temos promovido eventos nos quais, além da arrecadação desses recursos, possamos levar os propósitos que vivenciamos na ONG e no Centro Espírita Maria Dolores, inspirador de sua criação e parceiro de trabalho. E assim, veio a ideia do seminário, o qual deveria ter como tema algo que realmente ajudasse às pessoas, e não apenas abordasse pautas midiáticas, mas, vazias.

Na ONG Caminho do Bem, além de educação, buscamos oferecer saúde integral, em suas diversas faces. E nessas tantas faces, a saúde mental tem sido um grande desafio. Com efeito, no contexto atual, de tanta inquietação no mundo inteiro, diariamente nos chegam corações atormentados pela depressão a tirar-lhes a vontade de viver. As estatísticas corroboram nossa impressão, a exemplo da informação constante do site da Organização Mundial de Saúde – OMS, de que o percentual de afastamento de funcionários das empresas por força da depressão , que estava previsto para 2030, foi atingido desde 2022. E mais, 70% das pessoas que cometem suicídio sofrem de depressão.

Em postagem do cientista político Antonio Lavareda, consta que segundo dados da Global Health Service Monitor 2023, cinco em cada dez brasileiros acreditam que a saúde mental é o principal problema do país em termos de bem-estar da população. Diante dessa realidade, sentimos a necessidade de falar sobre esse tema. Sabíamos que poderíamos ajudar às pessoas a encontrar uma saída, levar-lhes alento e esperança, entendendo o que é a depressão, como reconhecê-la em si, e nos outros e o que fazer para vencê-la. Identificado esse anseio, a escolha do palestrante surgiu da imensa admiração pelo trabalho de Jorge Elarrat, um dos nomes mais respeitados do movimento espírita nacional, e de sua parceria com a Ediluz Editora, no seminário “Vencendo a Culpa, o Medo e a Depressão”, o qual tem despertado tanto interesse, pelas vidas que toca, que gerou o livro com o mesmo tema, das perguntas formuladas pelo público.

Assim sendo, muito feliz estou de coordenar, ao lado da médica Sílvia Campos e da dentista Niara Branco, o Seminário “Vencendo a Culpa, o Medo e a Depressão”, que acontecerá no dia 28 de outubro, no Centro de Eventos MV Empresarial.

Será uma manhã de muito acolhimento, pois além do seminário, teremos música ao vivo, praça de alimentação e livros, inclusive o livro tema, com sessão de autógrafos de Jorge Elarrat. Se juntem a nos . A causa é oportuna!

*Simone Duque de Miranda é advogada, integrante da ONG Caminho do Bem e do Grupo Maria Dolores.

Foto: Divulgação

Compartilhar