Câmara retoma gratuidade de mala até 23 kg em voos nacionais

Para quem entende que as companhias aéreas estão abusando no preço das passagens e que não é justo cobrar pela bagagem, uma boa notícia: A Câmara dos Deputados proibiu a cobrança de taxa para despachar uma bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de uma mala até 30 quilos em voos internacionais. O dispositivo foi aprovado por 273 votos a 148 durante votação de medida provisória que flexibiliza regras do setor aéreo. O texto modifica quatro leis e revoga dispositivos sobre exploração de aeroportos. A questão será ainda avaliada pelo Senado . A decisão, se não for votada até 1º de junho, perde a validade.

 

​O líder da oposição na Câmara, o deputado pernambucano Wolney Queiroz (PDT-PE), afirmou que o argumento de que a cobrança por despacho de bagagens ajudaria a baratear a passagem aérea é “papo furado”. “Era conversa para boi dormir. E o que iria acontecer, de fato, seria o preço das passagens não diminuir. As s passagens aumentaram, e muito”, disse. Em 2019, o Congresso já havia derrubado a cobrança pelo despacho de uma bagagem até 23 quilos em aeronaves até 31 assentos. O presidente Bolsonaro barrou o dispositivo e os parlamentares mantiveram o veto.

 

Pernambuco é destaque em evento nacional de educação

Pernambuco foi destaque no Encontro Anual Educação Já 2022 – Renovando o Compromisso, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, nesta última terça , 26. A experiência das Escolas de Tempo Integral no Estado foi o grande destaque. O método foi apontado como essencial para a melhoria da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Pernambuco, que saiu das últimas posições, em 2006, e chegou a ocupar o primeiro lugar na gestão do governador Paulo Câmara.

 

Durante a participação no evento, promovido pela organização Todos pela Educação, o governador destacou os avanços nessa área, além de apresentar dados que colocaram o Ensino Médio estadual no topo do ranking do IDEB. “Nossos resultados são fruto de investimentos na infraestrutura, nas Escolas de Tempo Integral. A valorização dos profissionais é um aspecto essencial, e a política do piso salarial ajudou a estabelecer uma uniformidade no País. Mas, acima de tudo, buscamos tornar a nossa escola cada vez mais atrativa e estar sempre presente nas instituições de ensino.

 

É fundamental que o aluno se sinta bem no ambiente escolar, que tenha ferramentas e saiba que pode realizar seus sonhos na escola”, afirmou Paulo Câmara. O Estado registrou, no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado pelo Ministério da Educação em 2019, a média 4,5 – superando a média nacional de 3,9. Além disso, Pernambuco é a única unidade da Federação que, na série histórica do IDEB – criado em 2005 – registrou evolução no crescimento em todas as suas edições. E foi o único a atingir a meta do MEC em todos os anos, destacando-se mais uma vez nacionalmente no Ensino Médio.

 

Prioridade de atendimento para alguns grupos se faz necessário

O Senado aprovou um projeto que prevê prioridade no atendimento a acompanhantes de idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. Essa prioridade poderá ser exercida quando estiverem acompanhando os titulares de tal benefício. Atualmente o atendimento em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras, logradouros e sanitários públicos e veículos de transporte coletivo é garantido por lei, mas ela não trata dos acompanhantes.

 

“De pouco adianta que o titular do direito seja atendido rapidamente se precisar esperar pelo acompanhante e a separação entre eles pode deixar física ou psicologicamente desamparada a pessoa a quem é expressamente reconhecida prioridade”, afirmou o relator do projeto no Senado, Fabiano Contarato. A iniciativa ainda tenta evitar inversão indevida e abusiva, em que o acompanhante se valha da pessoa assistida apenas para ter acesso ao atendimento prioritário. Assim, o texto condiciona a extensão da prioridade aos acompanhantes apenas quando isso for imprescindível para a aplicação da prioridade legal. O projeto segue agora para sanção presidencial.

 

Luz mais cara: Impacto nas contas mensais

O consumidor arcará, em 2022, com déficit de R$ 30,219 bilhões da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A estimativa foi aprovada terça (26) pela diretoria da Aneel e pode resultar em impacto médio de 3,39% na conta de luz dos consumidores de todo o país. O efeito varia conforme as diversas regiões. Os consumidores do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste terão impacto de 4,65% nas tarifas. Para os consumidores do Norte e do Nordeste, o aumento será um pouco menor: 2,41% mas com certeza preocupa as famílias e seus orçamentos. Na prática, é isso: conta de luz mais cara mês que entra.

 

 

Inflação global tem novo vilão: óleo de cozinha

Ir ao supermercado está se tornando uma preocupação constante. É constatar a inflação que a cada dia pesa no orçamento familiar. E a disparada da inflação já tem um novo vilão global: o óleo de cozinha. A Indonésia, maior exportador do mundo de óleos vegetais, vai suspender as vendas nessa quinta, 28 , em meio a protestos da alta dos preços de alimentos e a à falta do produto no país. O abastecimento mundial de óleos vegetais já estava comprometido pela guerra da Ucrânia. No Brasil, o óleo de soja já subiu 11,21% este ano ( IBGE). Os óleos vegetais são base da alimentação em quase todo o mundo, para doces, frituras e também como matéria-prima para alimentos processados. São também necessários para a fabricação de sabonetes e produtos de higiene e limpeza. E, em alguns países, usados ainda como combustível.

 

Redação do Blog Dellas com veículos / Agência Brasil e assessorias de imprensa. Imagens da Getty Imagem/StockPhoto.

Compartilhar