Câmara Municipal aprova título de cidadã para professora trans Dayanna Louise

Com 25 votos a favor e apenas dois contrários, a Câmara Municipal do Recife aprovou esta segunda-feira a concessão do título de cadadã da capital à professora trans Dayanna Louise Santos. A iniciativa foi do vereador Ivan Moraes (PSOL) que comemorou o feito em suas redes sociais.
Esta foi a segunda vez que Ivan tentou aprovar o projeto. Na primeira, só 20 vereadores votaram a favor e eram necessários 24 votos de acordo com o regimento da casa. Agora os votos favoráveis ultrapassaram em um sufrágio os necessários e Dayanna vai apenas aguardar o agendamento da entrega do título para recebê-lo.
Na sua justificativa para concessão do título, Ivan Moraes afirma que a homenageada, natural de Carpina, “foi a idealizadora da Unidade de Educação para as Relações de Genero e Sexualidade (Unergs) da Secretaria de Educação do Recife e atuou coordenando o setor entre 2019 e 2021”. Por sua atuação no setor, ela ganhou três vezes o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero e o Prémio Construindo a Igualdade de Gênero no 5.o Concurso de Causos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Ela integrou ainda a diretoria executiva da Federação Pernambucana de Cineclubes, fez parte do Juri Oficial do Festival Internacional de Filme Etnográfico do Recife em 2018 e integrou o Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco e o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+.
Licenciada em História,Dayanna tornou-se especialista em História do Nordeste pela UPE e é Mestra em Educação e Bacharel em Serviço Social pela UFPe. Atualmente, desenvolve tese de doutorado na Universidade Federal de Sergipe.
Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

