Brasileira conquista o sonho de ser advogada aos 70 anos
Recentemente, ela conquistou sua carteira de advogada entregue numa solenidade na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), conduzida pelo presidente, Rafael Lara
Em um momento que desafia estereótipos, Carmencita Balestra, aos 70 anos, realizou um sonho que carregava desde a juventude: tornar-se advogada. Após décadas dedicadas ao ensino de Educação Física, ela recebeu sua carteira de advogada e foi homenageada, em uma cerimônia na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), realizada na semana passada.
Motivada pelo desejo de seguir os passos do pai, também advogado, Carmencita encarou o desafio de voltar à sala de aula em uma fase da vida em que muitos já pensam em desacelerar. “Eu me aposentei em 2018 e vi que ficar parada não era uma opção. Sempre tive vontade, e a oportunidade finalmente chegou”, conta.
No entanto, sua trajetória acadêmica não foi isenta de desafios, principalmente relacionados ao etarismo. “A questão da idade se torna uma barreira desde o momento em que você entra na faculdade. Mas isso não me desestimulou; ao contrário, me deu ainda mais força para seguir em frente”, afirma.
Além de inspirar seus familiares, que também seguiram a carreira jurídica, Carmencita Balestra é uma defensora de longa data dos direitos das pessoas idosas. Agora, com sua nova profissão, ela pretende ampliar ainda mais sua atuação, especialmente na área da Previdência Social. “Desde os anos 80, sou presidente de um conselho de idosos, e agora, como advogada, posso lutar ainda mais pelos direitos que sempre defendi”, explica.
“Acredite na sua idade. Nunca é tarde para sonhar, recomeçar, e alcançar seus objetivos”, recomenda a nova advogada.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail:redacao@blogdellas.com.br
4o