Brasil tem mais de 16,5 mil candidatos a deputado estadual
A Justiça Eleitoral recebeu 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. Do total, 16.507 disputam uma vaga de deputado estadual e 592, de deputado distrital. A região com o maior número de candidatos a deputados estaduais é a Sudeste, com 5.582. Em segundo lugar, aparece o Nordeste, com 4.186, seguido da Região Sul, com 2.326, Norte, com 2.909 e Centro-Oeste, com 1.504. Segundo dados do TSE atualizados até a última quarta-feira (24), foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a Vice-Presidência; 223 para governador, 236 para senador, 10.456 para deputado federal, e 592 para deputado distrital. No Norte do país, 2.909 pessoas disputam uma vaga de deputado estadual. No Pará, 638 concorrem a 41 vagas. No Amazonas, 430 para 24 vagas. No Amapá, são 358 disputando 24 vagas. Em Rondônia, 417; em Roraima, 402; e no Tocantins são 310 disputando 24 vagas.No Nordeste, 4.186 pessoas disputam uma vaga de deputado estadual nos nove estados. A Bahia atraiu o maior número de candidatos da região: 900 para 63 vagas. Em segundo lugar , está Pernambuco, com 598 para 49 vagas. O Ceará, com 559 candidatos para 46 vagas, e o Maranhão, com 549 para 42 vagas. Na Paraíba, são 464 pessoas na disputa de 36 vagas e, em Sergipe, são 319 para 24 vagas. Os estados com o menor número de candidatos são Rio Grande do Norte (315 para 24 vagas), Alagoas (274 para 27 vagas) e Piauí (208 para 30 vagas).No Centro-Oeste, 592 pessoas disputam uma vaga de deputado distrital e 1.504 disputam uma vaga de deputado estadual em três estados. Goiás é o estado com o maior número de candidatos da região: 791 para 41 vagas. Em segundo lugar, com o maior número de candidatos, está o Distrito Federal, com 592 candidatos para 24 vagas. Em Mato Grosso são 317 pessoas disputando 24 vagas e, em Mato Grosso do Sul, são 396 pessoas para 24 vagas.
No Nordeste, 4.186 pessoas disputam uma vaga de deputado estadual nos nove estados. A Bahia atraiu o maior número de candidatos da região: 900 para 63 vagas. Em segundo lugar , está Pernambuco, com 598 para 49 vagas. O Ceará, com 559 candidatos para 46 vagas, e o Maranhão, com 549 para 42 vagas. Na Paraíba, são 464 pessoas na disputa de 36 vagas e, em Sergipe, são 319 para 24 vagas. Os estados com o menor número de candidatos são Rio Grande do Norte (315 para 24 vagas), Alagoas (274 para 27 vagas) e Piauí (208 para 30 vagas).No Centro-Oeste, 592 pessoas disputam uma vaga de deputado distrital e 1.504 disputam uma vaga de deputado estadual em três estados. Goiás é o estado com o maior número de candidatos da região: 791 para 41 vagas. Em segundo lugar, com o maior número de candidatos, está o Distrito Federal, com 592 candidatos para 24 vagas. Em Mato Grosso são 317 pessoas disputando 24 vagas e, em Mato Grosso do Sul, são 396 pessoas para 24 vagas.
Lei de Registros Públicos: Mudar nome e sobrenome fica mais fácil
A mudança de nome e sobrenome está mais simples no país, com a nova Lei de Registros Públicos. Instituído em junho, o dispositivo permite que pessoas acima de 18 anos possa modificar o próprio nome no cartório de registro civil. Os interessados não têm necessidade de justificar o motivo da mudança. A alteração sem justificativa prévia somente podia ser feita quando o cidadão completasse a maioridade ou após decisão judicial.De acordo com a diretora Arpen-Brasil, Daniela Mroz, a nova lei não permite “apagar o passado” e, nos casos em que houver suspeita de fraude, falsidade ou má-fé, o oficial do registro pode enviar à Justiça ou recusar o procedimento.A nova lei permite alteração no nome de recém-nascidos, assegurando um período de 15 dias para que os pais possam mudar o nome quanto o sobrenome da criança. A alteração tem que contar com a anuência tanto do pai quanto da mãe.
Antes da mudança na legislação, a troca de nome era permitida quando o cidadão completava a maioridade. Em um processo pouco conhecido no país, pessoas podiam alterar o nome ao completar 18 anos. Outro dispositivo já permitia que transexuais alterassem o nome social nos documentos no cartório, sem a necessidade de ação judicial.Agora] é possível fazer a mudança uma vez só, mesmo que sem motivo, no cartório. Também é possível a inclusão ou exclusão de sobrenome em razão da filiação. “A lei permite ainda a exclusão de sobrenome de cônjuges, mesmo após o processo de divórcio. Antes, era necessário processo judicial. O procedimento nos cartórios é feito em cinco dias.É necessária a apresentação de documento, como RG, CPF, passaporte, título de eleitor e certificado de reservista em caso de homens. A modificação do nome é cobrada, e o valor varia nos estados. O procedimento pode ser feito em qualquer cidade e os mais de 7.700 cartórios estão tecnicamente aptos a realizar a alteração.
Parque Santana recebe Festival de Teatro para Crianças
Palco de diversos eventos culturais, o Parque Santana, na Zona Norte , recebe neste sábado (3), o 18º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco. Com programação gratuita , o evento é organizado pela Métron Produções e traz várias opções de entretenimento para as famílias, das 14h às 18:30h, como oficina de dedoches, maquiagem artística, show de mágica e espetáculos. Além do evento, os frequentadores do parque, que é administrado por Eduardo Couceiro por meio do Instituto de Gestão do Esporte e da Cultura (IGEC), também poderão utilizar as instalações do local para curtir o final de semana em família.
Além de pista de skate, cooper, campo de futebol, ciclovia e parques infantis, o Parque Santana conta com quadra para esportes de areia, incluindo futevôlei, futebol, vôlei de praia, entre outros. Outro diferencial é o Parque Ana Laura, espaço adaptado para pessoas com deficiência.Confira a programação completa do 18º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco:
Sábado (03/09):14h às 17h – Maquiagem Artística com Tia Telma 14h às 15h – Oficina de Dedoches (Teatro de Bonecos com Sebastião Simão Filho) 15:30h – A Flor do Mamulengo (Espetáculo do Mamulengo Água de Cacimba) 16:30h – Os 3 Super Porquinhos (Espetáculo da Companhia de Máscaras de Teatro) 17:50h – Show de Mágica (Mágico Ryan Rodrigues)
40% das compras com cartões do Santander no e-commerce foram com cartão online
Cerca de 40% das compras com cartões no e-commerce no País, em junho, foram realizadas com o uso de cartões online, de acordo com levantamento do Santander Brasil em sua base de clientes. Em Pernambuco, 58% dos clientes habilitaram seus aplicativos para gerar esse modelo de pagamento digital.O uso do cartão digital teve um crescimento de sete pontos porcentuais em um ano, e de 13 p.p. em relação a janeiro de 2021, e os clientes que mais aderem a esse modelo têm menos de 40 anos. O cartão é gerado para a utilização em plataformas online, com numeração e código de segurança distintos do cartão físico, o que reduz a chance de clonagem, por exemplo. “O aumento do uso do cartão só comprova que as pessoas perceberam esse diferencial. A modalidade tem um número diferente do físico e com um código de segurança (CVV) dinâmico, que muda de tempos em tempos e evita fraudes”, afirma Rogério Panca, diretor de cartões e pagamentos digitais do Santander.
Clínica-escola da Unit-PE abre agenda para atendimento ao público
A clínica-escola de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) está com vagas em aberto para atendimento a pacientes na área de fisioterapia, neurofuncional, dermatofuncional, respiratória e traumato-ortopedia. Os serviços acontecem na sede da instituição de ensino, na Imbiribeira, e são realizados por alunos em período de estágio, com supervisão do professor preceptor. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (81) 3878-5141. “Além de colaborar com a saúde da população, o atendimento ao público é uma experiência prática e de aprendizagem para a futura profissão, com qualidade e humanização”, adiantou a coordenadora do Centro Integrado de Saúde da Unit-PE, Ivanacha Cordeiro. Segundo ela, primeiro é feita uma avaliação geral para ser definido o tipo de tratamento para cada caso.
As situações mais comuns na área neurofuncional são relacionadas à alteração em movimentos ou paralisia em algum membro do corpo. No campo dermatofuncional, são casos envolvendo disfunções estéticas, pós-operatório de cirurgias plásticas, linfedema ocasionado por erisipela, mastectomia, edema de MMII em gestante, pós-queimaduras.Quando o assunto é traumato-ortopedia, as situações mais recorrentes são lombalgia, cervicalgia, dor ciática, hérnia de disco, escoliose, fraturas, artrose, entorses e luxações. Já os respiratórios incluem asma, bronquite crônica, pneumonia, sinusite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
UniFavip Wyden promove a “Semana da Nutrição 2022” com inscrições gratuitas
Em alusão e comemoração ao Dia do Nutricionista, comemorado nesta terça-feira (30), o Centro Universitário UniFavip Wyden promove, nos dias 30 e 31 de agosto a “Semana da Nutrição 2022”. O evento será aberto ao público e vai abordar temas como “Nutrição e sustentabilidade” e “Gastronomia e agricultura familiar”, trabalhados em oficinas e palestras.O evento será presencial, realizado no 3º andar do Bloco C da instituição, às 19h, com as participações das nutricionistas Letícia Barbosa e Karine Barreto. Os interessados, que receberão certificado ao término do evento, podem se inscrever gratuitamente e conferir a programação no link: www.even3.com.br/semanadanutricao2022. Para participar da “Semana de Nutrição 2022” do UniFavip Wyden será necessário o uso de EPI’s como jaleco, máscara, luvas, sapato fechado e touca.
Capitania dos Portos com Central de
Atendimento do Expresso Cidadão de Olinda
A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), em parceria com o Governo do Estado, inaugurou mais um ponto de atendimento presencial à comunidade marítima. O novo guichê está localizado na Central de Atendimento do Expresso Cidadão do Shopping Patteo Olinda e tem a intenção de ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pela CPPE. O ponto de atendimento funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. No espaço, serão otimizados serviços como revalidação e emissão de 2ª via de Caderneta de Inscrição e Registro (CIR); homologação de embarque de aquaviários brasileiros em navios de outras bandeiras; identificação, ascensão de categoria e transferência de jurisdição para aquaviários; inscrição para exames e emissão de habilitação de amadores para condução de embarcações, recadastramentos militares e pensionistas da Marinha do Brasil, atualização de endereços e e-mails, entre outros.
De acordo com o encarregado do setor, o novo ponto de atendimento será um grande avanço para a expansão dos serviços, o que refletirá na eficiência do atendimento uma vez que a CPPE atende demandas de todo estado de Pernambuco. Para mais informações, a CPPE disponibiliza os telefones (81) 98184-5516 e (81) 3424-7111, além do e-mail cppe.secom@marinha.mil.br e o site https://www.marinha.mil.br/cppe/. O Expresso Cidadão está localizado no piso L4 do Shopping Patteo Olinda, na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº225, em Casa Caiada.
Ciclovia de Olinda ganha reforço
A infraestrutura cicloviária de Olinda vai ganhar um reforço no final deste ano, quando um convênio assinado com o Governo do Estado for posto em prática. Ele prevê o repasse de R$ 1,2 milhão para implantação de 2,7km de ciclovia ligando a PE-15 à orla, além de 4,5 km de ciclofaixa de lazer e sinalização na Avenida Chico Science.
Também está prevista a aquisição de 44 paraciclos – estrutura utilizada para fixação das bicicletas em 22 pontos nos seguintes bairros: Águas Compridas, Bairro Novo, Varadouro, Casa Caiada, Rio Doce, Jardim Atlântico, Jardim Brasil, Salgadinho e Sítio Novo. Por conta da legislação eleitoral, o valor só será liberado em novembro, após as eleições. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Olinda, Maxwell Behar, em até três meses após a liberação do recurso todo projeto poderá ser concluído. A parceria foi firmada pela SMOB, representando a Prefeitura de Olinda e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado.
Jala University contrata profissionais de tecnologia e professores de inglês
A Jala University, universidade latino-americana recém-chegada ao Brasil e com primeiras turmas previstas para janeiro de 2023, está contratando profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação) e professores de inglês para ministrar disciplinas do curso de Engenharia de Software.Com remuneração paga em dólar, os professores contratados terão carga horária de, no máximo, 6 horas diárias. Já o ensino, de forma remota e ao vivo durante os turnos da manhã e tarde.As vagas estão abertas para brasileiros aptos a ministrar aulas de inglês, comunicação, banco de dados, cálculo, programação, lógica, matemática, sistemas operacionais e desenvolvimento de software.
Preferencialmente, serão contratados profissionais com doutorado ou mestrado, mas as oportunidades também estão abertas para especialistas. Nas vagas da área de tecnologia, ter conhecimento em inglês será considerado um diferencial. No total, estão disponíveis mais de 20 vagas para contratação.Quem se interessar deverá enviar o currículo para o e-mail jobs@jala.university. Para tirar dúvidas, é possível contatar a Jala University por meio do WhatsApp no número 81 99612 5252.
Além das oportunidades para os profissionais, a Jala University também está com seleção aberta para a primeira turma do curso de Engenharia de Software. No total, estão disponíveis 60 vagas para alunos de todo o país. Os jovens selecionados para o curso terão contratação garantida como engenheiros de software.As vagas estão abertas para estudantes com idades entre 17 e 24 anos – ou menores de 17 anos, mas que estejam cursando o último ano do Ensino Médio. Para garantir o máximo de aproveitamento, os alunos receberão uma bolsa de estudo integral e um notebook de última geração para a realização da formação, que terá duração de quatro anos.
Durante o curso, os estudantes também terão aulas de inglês, permitindo o certificado de proficiência até o nível C2 (pleno domínio da língua), e um estágio garantido na área da indústria.Para se candidatar, é necessário que o aluno realize o pré-cadastro no site da Fundación del Saber, empresa que promove a formação de profissionais qualificados, através da introdução de talentos em universidades com ensino teórico-prático utilizado na indústria de software, e responsável pela captação de fundos para a viabilização das bolsas de estudos.
Sobre a Jala University:
Fundada em 2021, na Califórnia, Estados Unidos, a Jala University é uma universidade latino-americana que nasce com o propósito de impulsionar a indústria de software na América Latina e contribuir para o desenvolvimento da propriedade intelectual por meio da formação e capacitação de jovens na área de tecnologia. Com operações na Bolívia e iniciando as primeiras turmas no Brasil e no México em 2023, a previsão é que novas unidades da universidade sejam abertas na Colômbia, no Paraguai e na Argentina no próximo ano. A sede da Jala University Brasil fica na Rua do Bom Jesus, nº 125, no Bairro do Recife. Mais informações sobre a instituição no site http://jala.university.
Redação com assessorias – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogddellas.com.br