Notícias

Bivar com dias contados: União Brasil vai antecipar convenções e escolher novo presidente

Rueda substituirá Bivar

O União Brasil vai reunir sua executiva no mês de novembro para definir um novo cronograma do partido para 2024. O objetivo é antecipar para fevereiro a convenção nacional partidária para escolha dos novos dirigentes da sigla de forma a dar mais segurança às pessoas que querem ingressar no partido para disputar as eleições municipais. Em vista disso, a idéia é que os novos dirigentes já sejam eleitos em fevereiro mas só tomem posse em maio, quando termina o mandato da atual diretoria, evitando alguma disputa judicial.

Como o partido foi formado com a fusão do PSL, de Bivar e do DEM, de ACM Neto, não foi escrito mas ficou subentendido que, após o mandato de Bivar, ACM teria preferência para assumir a agremiação. No entanto, para evitar turbulências em uma legenda que, de tantos desentendimentos, ganhou o apelido de “Desunião Brasil”, a maior probabilidade é que o atual vice-presidente Antonio Rueda, que se aproximou de ACM Neto e tem a confiança dos ex-integrantes do DEM seja o escolhido.

Em Pernambuco essa mudança será benéfica para o deputado federal Mendonça Filho, que comanda o União Brasil na capital por ordem judicial, após Luciano Bivar ter manobrado para cassar os dirigentes que Mendonça elegera. Como majoritário no Recife, tanto que foi o mais votado na disputa pelo Senado na capital em 2018, o deputado tinha o direito de ser ouvido na composição do Recife, o que não aconteceu. Como fez o mesmo em mais dois estados, Bivar acabou perdendo a hegemonia que tinha no novo partido e já sabe que será substituído.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *