Economia

Bancos encerram serviço de DOC e TEC, impulsionados pelo avanço do Pix

Após quatro décadas de existência, o tradicional Documento de Ordem de Crédito (DOC) chega ao fim, juntamente com a Transferência Especial de Crédito (TEC), marcando uma transição significativa no cenário financeiro brasileiro. Às 22h desta segunda-feira (15), os bancos encerram a emissão e agendamento desses serviços, abrindo espaço para a preferência do Pix, sistema instantâneo do Banco Central.

Após anúncio feito no ano passado, os últimos suspiros do DOC podem ser agendados até 29 de fevereiro, quando os bancos finalizam o processamento dos pagamentos, consolidando o encerramento definitivo. A TEC, utilizada principalmente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários, também se despede no mesmo horário.

O Pix, introduzido como uma alternativa gratuita para transferências instantâneas entre pessoas físicas, ganhou destaque nos últimos anos, deixando o DOC e a TEC em segundo plano. Criado em 1985, o DOC permitia repasses até as 22h, com a transação concluída no dia útil seguinte ou, se realizado após esse horário, em dois dias úteis.

Estatísticas- Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transações por DOC representaram apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações no primeiro semestre de 2023. Ficando atrás de outras modalidades como TED, cheques, boletos, cartão de débito, cartão de crédito e, principalmente, o Pix, que liderou com 17,6 bilhões de operações.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada para transferência de grandes valores, permanecerá em vigor. Criada em 2002, a TED possibilita o envio de recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser quitada.

Redação com veículos – Foto: Agência Brasil

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *