Notícias

Assembleia define 13 de janeiro como Dia Estadual em Memória de Frei Caneca

Por iniciativa do deputado estadual Waldemar Borges(PSB) a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade esta segunda-feira instituir o dia 13 de janeiro como Dia Estadual em Memória de Frei Caneca, o herói de duas revoluções pernambucanas – a de 1817 e a Confederação do Equador – e que está com seu nome registrado no Livro dos Heróis da Pátria desde maio de 2005. Em 13 de janeiro de 1825 Frei Caneca foi executado a mando da Coroa Portuguesa após ver frustrado seu sonho de, a partir de Pernambuco, tornar o Brasil independente.

Ao falar do seu projeto, Waldemar afirmou que se sentia lisonjeado mas também envergonhado pelo fato de Pernambuco até hoje não ter reconhecido da forma devida seu grande herói. No seu projeto está previsto que neste dia haverão comemorações em memória do frade que inspirou os revolucionários de 1817, tendo participado da República Independente aqui instaurada na ocasião e que acabou preso por quatro anos na Bahia, estado sede do comando português no Nordeste.

Segundo Borges “ Frei Caneca foi o maior herói do Brasil” e a Revolução Pernambucana de 1817, que virou Data Magna de Pernambuco por decisão da Assembleia Legislativa, “ a maior luta libertária do país”. O dia 6 de março, em que se comemora a Revolução de 1817, é hoje feriado estadual criado por iniciativa dos deputados Terezinha Nunes e Isaltino Nascimento em 2017, quando se comemorou 200 anos da revolução.

Frei Joaquim do Amor Divino Caneca esteve em todos os movimentos preparatórios de 1817 e 1824 sendo que neste último foi o condutor. Embora a Independência Brasileira tenha sido decretada por Dom Pedro I em 1822, em resposta aos movimentos que, em seguimento a 1817, eclodiram em vários estados pedindo a expulsão dos portugueses, Frei Caneca continuou com sua luta em defesa de uma Assembléia Nacional Constituinte que transformasse o Brasil em país livre e soberano. Entendia que Dom Pedro não faria isso. Como não fez.

Redação Blogdellas Foto: reprodução

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *