Arrastão de agremiações no Recife marca os 20 anos do Dia do Frevo de Bloco
O Paço do Frevo celebra neste domingo, 3 de novembro, os 20 anos do Dia do Frevo de Bloco, efeméride em homenagem ao centenário de nascimento do grande maestro e compositor recifense Edgard Moraes (1904-1974). Em parceria com o Coral Edgard Moraes e o maestro Marcos César, saudosismo e lirismo tomarão conta das ruas do Bairro do Recife em festa que começa às 15h, no Marco Zero, com a presença de mais de 25 blocos líricos.
Às 16h, as agremiações saem em cortejo com a Orquestra Evocações, do maestro Barbosa. Ao chegarem em frente ao Paço do Frevo, às 17h, é hora da apoteose, com apresentação do Coral Edgard Moraes acompanhado por orquestra de pau e corda, sob regência do maestro Marco César. Estão confirmadas as participações especiais de Getúlio Cavalcanti, Dalva Torres, Spok, Nena Queiroga, Rafael Marques e Isadora Melo.
UM MARCO NA HISTÓRIA DO FREVO – Criado em 2004, o Dia do Frevo de Bloco, apontado no calendário todo 1º de novembro, exalta um dos gêneros mais tradicionais do Carnaval recifense. Caracterizado pela presença de um coral feminino, é acompanhado por uma orquestra de pau e corda, composta por violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, além de instrumentos de sopro (flauta e clarinete) e de percussão (surdo, caixa e pandeiro).
O ritmo contagiante e a beleza das letras, que evocam carnavais saudosos e inspiram os foliões até os dias de hoje, são suas marcas registradas. Entre seus expoentes, está Edgard Moraes, maestro, compositor e fundador de diversos blocos líricos, que deixou um legado fundamental para a perpetuação dessa tradição. Em 2024, ele completaria 110 anos.
PAÇO DO FREVO – O Frevo é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas.
SERVIÇO
Arrastão do Frevo Especial: 20 Anos do Dia do Frevo de Bloco
Domingo, 3 de novembro de 2024
Acesso gratuito
15h – Concentração dos blocos líricos na Praça do Marco Zero
16h – Arrastão em direção ao Paço do Frevo
17h – Show do Coral Edgard Moraes e convidados na Praça do Arsenal
Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo
Redação com assessoria Foto: Hugo Muniz/divulgação
e-mail:redacao@blogdellas.com.br