Arqueira quer ser a primeira mulher indígena do Brasil nos Jogos Olímpicos
A arqueira brasileira Graziela Santos está empenhada em ser a primeira mulher indígena a competir pelo Brasil nos Jogos Olímpicos. Mas ela já está fazendo história, sendo a primeira mulher Indígena na equipe brasileira de tiro com arco. Hoje, aos 28 anos, ela integra a equipe e treina no Centro de Treinamento de Tiro com Arco em Maricá, no Rio de Janeiro.
Graziela pertence à etnia Karapanã e vem da comunidade Nova Kuanã, localizada às margens do Rio Cuieiras, a cerca de 80 quilômetros de Manaus. Seu irmão Gustavo Santos também é membro da equipe brasileira.
A ida a Paris seria mais do que apenas a realização de um sonho pessoal. Seria também uma premiação para um projeto de desenvolvimento na Amazônia que apoia jovens atletas indígenas: Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Quando Graziela Santos soube do projeto da FAS, ela ainda estava na escola. Conta que soube que a entidade estava montando um projeto de arco e flecha e procurava talentos interessados. “ Era uma viagem de barco de cinco horas da aldeia onde morávamos até Manaus. Naquela época, havia apenas uma escola primária”, lembrou a brasileira em entrevista ao portal Deutsche Welle (DW).
Na época, a organização estava procurando especificamente por talentos indígenas. No entanto, há algumas diferenças entre o arco e flecha tradicional e o arco e flecha olímpico que precisaram ser superadas primeiro.”Há semelhanças, é claro, mas também há algumas diferenças marcantes”, explica Graziela. “No arco e flecha, temos toda uma gama de equipamentos, as lâminas, as cordas, o estabilizador, a mira, para que possamos obter um resultado melhor.”
Em junho, Graziela e sua equipe enfrentarão a rodada decisiva das eliminatórias olímpicas. “Temos que ficar entre as quatro melhores equipes”, diz . “Meu exemplo mostra que somos capazes de estar aqui”, diz. “Podemos escolher nossos objetivos e provar que um dia os alcançaremos.”, celebra Graziela.
Redação com veículos/ Deutsche Welle (DW) Foto: reprodução
e-mail:redacao@blogdellas.com.br