Arcebispo proíbe venda e consumo de bebidas alcoólicas em quermesses católicas
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson assinou decreto esta quinta-feira(20) proibindo o consumo e a venda de bebidas alcoólicas em quermesses e outros eventos realizados em movimentos pela igreja .
O decreto enviado para todos os vigários da arquidiocese se deve a denúncia feita sobre um desses eventos onde se consumiu bebidas alcoólicas.
A decisão se baseia no ensinamento da Igreja Católica sobre a virtude da temperança, que alerta contra excessos, conforme exposto no Catecismo da Igreja Católica. Além disso, o decreto cita o Documento CNBB 100, que ressalta a contradição entre a venda de bebidas alcoólicas em eventos religiosos e os esforços da Igreja para promover a defesa da vida e o combate à dependência química.
Segundo o documento, “especialmente nas festas de padroeiros e outros eventos religiosos, a venda de bebidas alcoólicas contrasta com os programas de defesa da vida e combate à drogadição que a Igreja promove”. O texto também destaca a preocupação com o álcool como uma das drogas mais prejudiciais à sociedade.
Clicando aqui veja o Decreto
Abaixo o texto na íntegra:
DECRETO SOBRE O USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NOS EVENTOS DA IGREJA
CONSIDERANDO o ensinamento da Igreja Católica sobre a virtude da temperança que leva a evitar toda espécie de excessos (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 2290);
CONSIDERANDO o Documento CNBB 100, n. 286 (Paróquia, Comunidade de comunidades), em que se indica: “Especialmente nas festas de padroeiros e outros eventos religiosos, a venda de bebidas alcoólicas contrasta com os programas de defesa da vida e combate à drogadição que a Igreja promove. Uma das drogas mais ameaçadoras da sociedade é o álcool. (…) É urgente a conversão das comunidades paroquiais para evitar o contratestemunho de promover o consumo de álcool em quermesses ou outras atividades recreativas da comunidade”;
CONSIDERANDO a reflexão feita no dia 26 de outubro de 2024, por ocasião da primeira sessão do nosso Sínodo Arquidiocesano, e no dia 11 de fevereiro de 2025, na reunião do clero,
DETERMINAMOS, por este nosso DECRETO, que ficam proibidos a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas quermesses e outros eventos organizados e promovidos pelas igrejas, movimentos, pastorais ou serviços no território da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Dado e passado na Cúria Metropolitana de Olinda e Recife, aos 20 dias de fevereiro de 2025.
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife
Redação com assessoria Fotos: Arquivo/divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

