Notícias

Aprovação ao governo Lula cai de 52% para 46% em 1 ano, diz PoderData

_Taxa caiu 6 pontos percentuais desde janeiro; desaprovação está em trajetória ascendente e empata estatisticamente com a curva de aprovação_

No último mês do 1º ano, a aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao seu nível mais baixo. Eram 52% os brasileiros que avaliavam positivamente a administração federal em janeiro. Agora, são 46% –uma queda de 6 pontos percentuais, segundo pesquisa PoderData realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023. Enquanto a taxa de aprovação desceu, a de desaprovação subiu 5 pontos percentuais. Eram 39% com essa percepção no início do ano. Agora, são 44%.

Quando se observa a curva de aprovação e desaprovação a cada 2 ou 3 meses, tudo fica meio igual, com oscilações dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. Mas as curvas em 12 meses mostram uma trajetória desfavorável ao governo.

O PoderData fez 5 pesquisas nacionais em 2023 para avaliar vários aspectos da administração do presidente Lula. Esse cenário mais completo agora permite observar com clareza um viés negativo para o governo em suas curvas de avaliação. Há uma queda a conta-gotas na taxa de aprovação e uma leve tendência de subida nos percentuais negativos. É essa a leitura que deve ser feita. Quando se analisa a curva de avaliação de janeiro a dezembro, vê-se quedas além da margem de erro na simpatia da população pela administração petista. Nos microdados da demografia da pesquisa é possível perceber que o governo perdeu mais sustentação em grupos que foram fundamentais para a vitória em 2022: mulheres e mais pobres, aqueles que recebem até 2 salários mínimos ou estão desempregados.

Lula foi eleito em 2022 com 50,90% dos votos. Hoje, tem menos apoio do que isso. Encerra o 1º ano sem conseguir cumprir o discurso de unir o país. Pelo contrário, conseguiu até afastar alguns de seus próprios apoiadores.

Redação com veículos (PoderData) – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *