Após polêmica, CPRH inicia demolição do Muro na praia de Maracaípe
A Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH começou a demolição do muro que contorna o Pontal de Maracaípe, no município de Ipojuca, litoral Sul, nesta terça-feira(14).A demolição foi determinada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em 22 de outubro do ano passado. Segundo a CPRH, a estrutura de contenção acarretou danos à vegetação de restinga, está impedindo a desova de tartarugas, restringiu o acesso da população à praia, causando desequilíbrio na disposição de sedimentos na área e agravando o risco de erosão costeira no seu entorno. Os trabalhos acontecem com a participação de agentes da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).
Atrvaés de nota A CPRH esclareceu também, ” que não existe qualquer decisão judicial, norma legal ou razão técnica que ampare a permanência da estrutura, que tem aproximadamente 575 metros de extensão.”
A autarquia reafirma o compromisso com o equilíbrio ambiental do estado e disse ” estar adotando as medidas necessárias à recuperação ambiental e ao restabelecimento do acesso da população à praia do Pontal de Maracaípe”.
Relembre o caso
Em outubro de 2024, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) ordenou a retirada imediata de um muro de mais de 500 metros construído em Pontal de Maracaípe, sob pena de multa diária de R$ 10 mil por descumprimento. A estrutura, feita de troncos de coqueiros, foi erguida em maio de 2023 por um empresário local, que havia recebido autorização em 2022 para construir apenas 250 metros. Apesar da aprovação limitada, ele excedeu o tamanho permitido, justificando a obra como necessária para conter o avanço do mar, a poluição e a erosão do solo.
Redação com assessoria Foto: CPRH/divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br