Após cobrança pública de Raquel, Comissão de Justiça da Alepe vota esta terça projeto de empréstimo de R$ 1,5 bi
A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa vota esta terça-feira o projeto da governadora Raquel Lyra que solicita autorização para contratar empréstimo de R$ 1,5 bi para realização de obras no estado, incluindo o Arco Metropolitano. O presidente da Comissão, deputado Alberto Feitosa, confirmou a entrada do projeto na pauta do colegiado e garantiu que se por acaso houver empate ele desempata a favor do Governo. Esta manhã no plenário da Amupe, ao ser cobrada pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, sobre o pagamento das emendas de 2024, a governadora respondeu perguntando quando a Alepe iria aprovar o empréstimo.
O episódio na Amupe foi a senha que faltava para que a matéria entrasse em votação. Como o prazo de análise na comissão se encerra esta terça, caso a matéria não fosse votada, a bancada do Governo iria solicitar através de ofício assinado por 20 deputados – eram necessárias 17 assinaturas – que o projeto fosse votado direto no plenário. Na semana passada durante as negociações na Alepe, Feitosa chegou a admitir a deputados governistas que poderia incluir a matéria na votação desta terça mas solicitou que o ofício preparado pela bancada do Governo não tivesse andamento.
Isso fez com que os governistas resolvessem aguardar o desfecho da reunião desta terça. No encontro da Amupe, exposta publicamente diante da cobrança do pagamento das emendas, a governadora resolveu, também de forma publica, indagar se o empréstimo seria aprovado. Agora que ele foi pautado é aguardar a resposta sobre as emendas. Embora o Governo alegue que há pendências para pagamento das mesmas, o prazo para liquidá-las encerrou-se dia 31 de dezembro. Na época, Raquel chegou a garantir ao presidente Álvaro Porto que estaria tudo liquidado no final do ano e isso não ocorreu, o que entornou ainda mais o caldo dos desentendimentos entre os poderes Executivo e Legislativo, levando o Palácio a perder o controle das três principais comissões: Justiça, Finanças e Administração.
Redação Blogdellas Foto: Arte criada pelo design Eduardo Rocha
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

