Álvaro Porto diz que Alepe está disposta a colaborar com planos da Suíça de investir em PE
_Presidente da Casa recebeu, nesta segunda-feira, visita institucional do embaixador do país europeu_
Numa conversa que girou em torno do incremento de negócios de empresas suíças no estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, recebeu, nesta segunda-feira (04.12), visita institucional do embaixador daquele país no Brasil, Pietro Lazzeri. De acordo com o embaixador, o estreitamento de laços com Pernambuco é uma decisão estratégica, uma vez que é meta do país europeu fortalecer, a partir de investimentos no estado, a presença no Nordeste. Porto afirmou que a Alepe está à disposição para colaborar no que for possível.
Atualmente, 550 empresas suíças mantém operações no Brasil, totalizando mais de R$ 70 bilhões de investimentos e gerando 70 mil empregos. “Mas queremos fazer mais no Nordeste”, comentou. “Estamos aqui com o nosso time para isso”, disse Lazzeri, que esteve acompanhado do Cônsul Geral do Rio de Janeiro, Bernhard Furger, e do Cônsul Honorário da Suíça no Recife, Rodolfo Ferh. Também participaram do encontro o Secretário-Chefe da Assessoria Especial à Governadora, Fernando Holanda, e a gerente de Relações Internacionais do Estado, Rayana Aguiar.
Além de Porto, recepcionaram os suíços os deputados Lula Cabral, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Casa, e Nino de Enoque, membro do colegiado. Na conversa, o presidente da Alepe destacou que Pernambuco é lugar ideal para se investir e lembrou que, além da Região Metropolitana, o interior tem mercado para receber empreendimentos de grande porte, a exemplo da Masterboi que hoje opera, em Canhotinho, no Agreste Meridional, o mais moderno frigorífico do Brasil. Lula Cabral frisou que o Porto de Suape tem estrutura e tecnologia para assegurar negócios de qualquer segmento. Nesta terça-feira (05.11), inclusive, a comitiva suíça, que tem mantido encontro com representantes do estado, vai a Suape .
O embaixador lembrou que as relações entre Suíça e Brasil existem desde 1819 quando os primeiros imigrantes daquele país chegaram ao Rio de Janeiro. Agora, reiterou, é objetivo ampliar as operações no Nordeste, tendo Pernambuco como alvo. De acordo com Pietro Lazzeri, as empresas atuam, principalmente, nos setores de energia, água e saneamento. Ele informou ainda que o próximo Fórum Econômico de Davos (Suíça), entre 15 e 18 de janeiro, contará com um dia dedicado aos negócios entre Brasil e Suíça.
Redação com assessoria- Fotos: Lucas Patrício
E-mail: redacao@blogdellas.com.br