“Alô, Basel” promete uma sexta animada com Lulu Santos no Classic Hal

 

Os fãs estão afoitos á espera dele. Lulu Santos apresenta nova turnê, no Classic Hall, nesta sexta, 22 . A proposta de “Alô, Base!” é reconectar os vários momentos da longa e premiada carreira do cantor presente na vida de milhares de admiradores com suas canções que se transformam em roteiros musicais, trilha musical de muitas vidas. A setlist promete trazer as músicas que marcaram época e também as canções mais recentes.”2021 marcou os 40 anos de lançamento do meu primeiro single, ou, como prefiro considerar, há 40 anos entre meu primeiro e o mais recente lançamento. A singularidade ativou a dobra do tempo, serão 4 décadas em 100 minutos”, diz o elétrico Lulu. Que venha. “Nada do que foi será….”

Ciranda das Pretas: Encontro discute ações de combate ao racismo institucional

Manifestações culturais – dança, capoeira, música, palestras e debates sobre equidade racial- darão o tom da terceira edição do Projeto Cirandas das Pretas – encontro anual que discute o Combate ao Racismo Institucional. O evento deste ano, nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22, no auditório da OAB-PE, na Rua do Imperador, das 14h às 20h, é aberto ao público. Depois de dois anos de forma online, o Ciranda das Pretas 2022 , finalmente, volta na forma presencial, numa realização conjunta de organizações comandadas por mulheres negras como Abayomi Juristas Negras, Abayomi Hub, Selo Juristas Negras, a Comissão de Igualdade Racial, a Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra e a Comissão da Segurança Pública da OAB-PE, e o Enquanto Isso em Wakanda.

O tema do Ciranda das Pretas deste ano é Segurança Pública e Genocídio da População Negra e tem como objetivo reunir, tanto o poder público – para que compreenda e se sensibilize com as diversas temáticas que serão abordadas na ocasião, como também especialistas de diferentes áreas para discutir o âmago do problema racial na segurança pública. Tudo isso fazendo uso de expressões e linguagens culturais diversas. “ Julho é o mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e é um período que reservamos para dar ênfase à nossa luta de combate ao racismo e a discriminação de gênero. Durante todo o mês realizamos atividades com a temática e culminamos com o Ciranda das Pretas, de onde sai uma carta aberta, que será entregue ao poder público e iniciativas privadas, para promoção da equidade racial”, explica Débora Gonçalves, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE.

A programação busca dar relevância à temática de maneira a ter um impacto cada vez maior na sociedade, evidenciando o protagonismo da mulher negra nessa luta pela vida e pela liberdade. “Essa é uma forma de darmos continuidade aos passos que nos antecederam e de honrar figuras como as de Esperança Garcia, Nzinga, Dandara dos Palmares, Aqualtune, Tereza de Benguela, Agontimé, Zacimba Gamba, Anastácia, Eva Maria do Bonsucesso, Acotirene, Luisa Mahin, Zeferina e tantas outras cujos nomes foram apagados da nossa história, mas que vivem em potência em cada uma de nós”, conta Chiara Ramos, da Abayomi Juristas Negras.

Dia 21: A conferência de abertura, será com Drª. Eunice Prudente, secretária de Justiça de São Paulo. Haverá intervenção poética, seguida dos painéis discursivos: Necropolítica como meio de dizimação da população negra e Racismo ambiental como política governamental.Também acontecerá uma apresentação de um grupo de Passinho, estilo de dança urbana, presente entre os jovens negros, debate sobreo Feminicídio Negro e Ideias Transformadoras. Dia 22 começa com ação artística do grupo Enquanto Isso em Wakanda – selo produtor afrofuturista, seguida, do debate Combate ao Racismo Institucional e (In)segurança Pública. Às 15h50, Capoeira e o debate Políticas Públicas como ferramenta de combate a violência doméstica e genocídio negro. Na agenda,a entrega da Medalha Esperança Garcia às presentes: Bernadete Lopes, Eunice Prudente e Ya Wanda D’ Omulù e roda de samba. Informações pelo: https://esape.com.br/cursos/ver/dias-21-e-22-07-ciranda-das-pretas-encontro-da-advocacia-negra-de-pernambuco

Abayomi – A Abayomi Juristas Negras é uma coletiva de afroempreendedorismo social com a missão de combater estrategicamente o racismo estrutural, levando capacitação, aperfeiçoamento, empoderamento e treinamento de qualidade a baixo custo, de forma a criar condições efetivas de inclusão da população negra em espaços de poder e saber, com foco na ocupação de cargos nos órgãos que compõem o Sistema de Justiça Brasileiro.

Escolas de Garanhuns ganham melhorias e terão dez quadras cobertas

Reforço na educação .As escolas estaduais Duque de Caxias, Professora Elisa Coelho, São Cristóvão, Senador Aderbal Jurema, Henrique Dias, Professora Elvira Viana, EREM Francisco Madeiros, EREM Dom João de Mata Amaral e EREM Virgem do Socorro, localizadas em Garanhuns, receberão quadras poliesportivas cobertas. O governador Paulo Câmara assinou as ordens de serviços e disse que Juntos, os projetos representam um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões. “As escolas vão estar dotadas com condições cada vez maiores para o bom aprendizado em sala de aula, além de práticas culturais e esportivas”, destacou Paulo Câmara. O governador também vistoriou as obras da quadra poliesportiva da escola Dom Juvêncio Britto. Os serviços estão em andamento e a previsão é de que sejam concluídos em novembro deste ano. Os projetos das quadras cobertas têm prazo de 180 dias de execução e integram o Programa Quadra Viva, lançado em 2015 pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. Até o fim do ano serão entregues 224 quadras cobertas.

Porto de Suape realiza operação recorde de transbordo de veículos

Navio California Highway desembarcou 1.538 veículos em Pernambuco, que foram enviados, posteriormente, para o Porto de Veracruz, no México, e para o atracadouro de Cartagena, na Colômbia.As empresas K-Line e Nexus, que desde novembro implantaram um novo hub de veículos no Porto de Suape, em Ipojuca, realizaram, a maior operação de transbordo de automóveis já realizada na história do atracadouro pernambucano. Do total de 2.080 veículos movimentados na operação do navio California Highway, de bandeira panamenha, 1.538 passaram por transbordo. Esse é o nome dado ao processo pelo qual as mercadorias entram no território aduaneiro de um país, são transferidas para outro navio e depois deixam o porto em direção a um novo destino.

Em outras palavras, é a transferência direta de mercadoria de uma embarcação para outra, fazendo uma espécie de pit-stop. Nessa operação específica, os veículos oriundos da Argentina aguardaram embarque no Pátio Público de Veículos (PPV) antes de seguir, em outro navio, para os portos de Veracruz (México) e Cartagena (Colômbia), na América do Norte e do Sul. A megaoperação ocorreu há poucos dias. Desde a implantação do novo hub, em novembro de 2021, centenas de automóveis de passeio e utilitários vêm desembarcando em Suape, para seguir para outros destinos internacionais. As unidades, fabricadas no Uruguai e na Argentina estão sendo transportadas para países como Colômbia, República Dominicana, Costa Rica, México e EUA O recorde anterior era de 690 veículos nesse tipo de operação. Além dos 1.538 veículos que passaram por transbordo, a operação do California Highway incluiu a exportação de 131 automóveis e a importação de outros 411, totalizando 2.080 unidades movimentadas.

Para o gerente-geral da K-Line no Brasil, Rafael Cristelo, a operação solidifica a intenção das empresas de utilizar o Porto de Suape como centro distribuidor para outros países. “Suape dispõe de toda a infraestrutura para realizar as operações com a maior qualidade e tranquilidade possíveis. Essa parceria já vem dando frutos com a implantação do novo hub e acreditamos que novas possibilidades de negócios irão surgir muito decorrentes do sucesso dessa operação”, avalia. De origem japonesa, a K-Line celebrou 100 anos em 2019 e é uma das maiores empresas de navegação do mundo, operando mais de 500 navios de diversos tipos. A comitiva da Comexport, maior empresa de comércio exterior do Brasil, especializada no setor automobilístico, visitou as instalações do Porto de Suape no início de março, para conhecer a infraestrutura oferecida ao armazenamento e movimentação de veículos, com a finalidade de viabilizar um novo hub de veículos no atracadouro pernambucano.

Números: A movimentação de veículos em Suape foi um dos grandes destaques em 2021. Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o número de automóveis importados e exportados foi 20% maior em relação ao ano anterior. Esse percentual totaliza 47.841 unidades em 2021 contra 39.922, em 2020. Em 2022 (até junho), são 26.542 automóveis contra 24.111 do ano anterior, crescimento de 10%. Suape é a porta de saída para os veículos da Stellantis (antiga FCA), produzidos na fábrica da Jeep em Goiana, quanto na planta do grupo em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México. O atracadouro também importa veículos de marcas importantes, como a Toyota.

Compliance: o que significa e como saber se minha empresa precisa ter

Compliance se apresenta como medidas adotadas para otimizar o gerenciamento da instituição a fim de aumentar a eficiência administrativa e coibir a prática de atos ilícitos e lesivos, sendo suas principais funções as de cumprimento, prevenção e excelência no ambiente de trabalho. Sua finalidade está na minimização dos riscos com ética, institucionalizando a Governança Corporativa. Nas empresas privadas, o compliance visa assegurar o cumprimento do regimento interno, através do planejamento, mapeamento de riscos, treinamento dos colaboradores e monitoramento dos parceiros e fornecedores. Jorge Rocha, gestor jurídico de organização social na área da saúde e especialista em sistema de integridade, explica que tipos de benefícios uma empresa que possua o processo de compliance pode apresentar.

“Graças ao sistema, é possível um melhor controle dos processos internos, sua normatização, para que as práticas de gestão estejam consonantes com a legalidade e eficiência. Quando a empresa já detém setores ou departamentos e necessita de um maior controle de processos e normativas, ela precisa de um sistema de integridade. Sua importância está na constante implementação de mitigação dos riscos empresariais, que não são tangíveis em um primeiro momento, mas que podem impactar o seu desenvolvimento econômico pela ausência de ferramentas de gestão e controles”, explica. Muito além dos benefícios internos, quando a empresa presta serviços para órgãos públicos, o sistema de integridade entra como uma ferramenta importante, de controle de gastos e de aumento de lucro. “As empresas privadas, caso sejam contratadas com administração pública, são submetidas às suas normas e ainda podem estabelecer um conjunto de normativas próprias que são consequências de sua missão, valores e visão, ou seja, não ficam limitadas à legislação da contratante. Além disso, podem exigir que seus parceiros empresariais também se moldem às regras de conduta”, ressalta.

Pneus usados mudam visual de pontos críticos de lixo no município

O velho pneu que seria descartado irregularmente comprometendo o meio ambiente está servindo como recurso para a erradicação de pontos críticos de lixo, em Paulista. Onde havia detritos agora existem jardins sustentáveis com a reutilização dos pneus recolhidos em borracharias e oficinas da cidade. O material também tem decorado praças e canteiros, servido como brinquedos em áreas de lazer, entre outras utilidades. O trabalho, denominado Revitaliza Paulista, é fruto de uma parceria envolvendo a Superintendência de Limpeza Urbana e a Diretoria de Vigilância Ambiental da Prefeitura.

De acordo com o superintendente de Limpeza Urbana do Paulista, André Raposo, um caminhão da coleta faz o recolhimento com a população e com a Vigilância Ambiental. “Ao todo, quase 50 pontos de descarte irregular de lixo foram erradicados na cidade”, destacou. Por parte da Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Paulista, o trabalho de identificação do descarte desse material já é rotina entre os Agentes de Combate às Endemias, que cobrem os bairros e buscam erradicar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.“Sempre que o agente passa numa área, e ele vê pneus, seja em um terreno baldio ou em uma borracharia, e que não serão mais utilizados , entra em contato com a gente. Com isso, nós acionamos a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e articulamos o recolhimento”, explicou a diretora de Vigilância Ambiental, Andréa Melo.

Upinha Praias: oportuna obra na saúde do Paulista

O bairro do Janga, em Paulista, irá acomodar as instalações da Upinha Praias. Considerada a primeira grande obra da área da saúde na atual gestão do prefeito Yves Ribeiro, a unidade vai desafogar o atendimento na rede municipal, sobretudo, nos bairros da orla. A ordem de serviço para o início das obras já foi assinada . A iniciativa faz parte do Programa Acelera Paulista (PAP), que prevê cerca de R$ 170 milhões em obras estruturadoras . A Upinha Praias terá condições de atender, diariamente, cerca de 500 pessoas, de segunda a sexta, das 8h às 22h, com serviços de atenção básica e especializada. O equipamento contará, entre outros profissionais, com neurologista, psiquiatra, cardiologista, ortopedista, oftalmologista, e o suporte de uma ambulância. O prédio funcionará às margens da Avenida Cláudio José Gueiros Leite, nas proximidades da Agência dos Correios, no Janga. “Vamos trazer um dos maiores investimentos na área de saúde, tornando o município, com mais de 300 mil habitantes, referência em gestão pública. Identificamos essa necessidade e escolhemos o local ideal para um incremento nas praias”, disse Yves Ribeiro.

Durante o evento o prefeito adiantou que realizará a construção de uma maternidade no município. O projeto é edificar o prédio às margens da PE-22. A secretária executiva de Saúde, Kássia Moura, destacou a importância da obra para desafogar a saúde permitindo uma nova alternativa de assistência médica ao público de baixa renda. “É uma medida arrojada. Essa é a primeira obra de impacto no sentido de oferecer uma saúde ainda mais de qualidade ao público paulistense”, reforçou.

Ampliar a qualificação profissional é prioridade após a graduação

Muitos recém-formados saem da faculdade com dúvidas sobre as diferentes modalidades de qualificação que existem e que podem ajudar a alavancar a carreira ou mesmo a conquistar o tão almejado emprego, ou promoção no trabalho. A melhor opção é fazer um Curso Livre ou uma pós-graduação, mas como escolher? Essa é uma questão que a especialista Lourdes Nogueira, professora da pós-graduação da Estácio, esclarece, apontando quais as diferenças de cada modelo, como identificar o que é melhor para os seus objetivos e a projeção no mercado de trabalho.Lourdes explica que uma pós-graduação é um curso de nível superior que transforma o profissional em um especialista em sua área. O Curso Livre, ou Curso de Extensão, apresenta uma carga horária menor e o aprendizado é pontual para qualificação profissional ou pessoal. Cursos de Extensão podem ser direcionados a alunos que ainda não entraram na universidade, bem como estudantes universitários e graduados.

Segundo a professora Lourdes, o diploma de pós-graduação traz um peso maior no mercado, sendo uma exigência em algumas vagas. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, com isso, o diploma se tornou obrigatório em determinados lugares, com as organizações valorizando ainda mais a pós-graduação”, completa. Com o objetivo de complementar a formação de forma rápida e ainda ajudar a se destacar na hora de conseguir um emprego, um Curso Livre pode ser o ideal. Os estudantes geralmente aproveitam o tempo livre e a carga horária baixa para investir na carreira. “Para quem já se formou, o Curso de Extensão também é uma ótima forma de adquirir conhecimento e se manter atualizado no mercado de trabalho em um determinado tema”, afirma Lourdes.

A pós-graduação ou MBA possui uma carga horária mínima, pelo menos seis meses para garantir um diploma, neste tempo os cursos são mais específicos e atendem quem tem pressa. Ainda existem opções de especialização mais amplas em 12 ou 18 meses. Já com a conclusão de um Curso Livre, o estudante receberá um certificado que irá comprovar seu aprendizado. Lembrando ainda que para a matrícula na pós-graduação ou MBA, exige-se que o aluno tenha concluído sua graduação já nos Cursos Livres não existe pré-requisito.

“Quando terminamos a graduação o que devemos levar em consideração é a área de atuação e o aprimoramento dos conhecimentos, garantindo uma atualização constante e sendo atrativo no mercado, para assim, trazer um valor agregado e se estabelecer na carreira. O recado é não parar de estudar e buscar conhecimentos para manter a carreira em alta, seja na pós ou em Cursos Livres”, diz a professora. Outra dica é verificar as campanhas de desconto para o segundo semestre. Lourdes afirma que o período é marcado por promoções que podem ajudar quem deseja investir nos estudos. Um exemplo é a campanha que concede até 35% de descontos durante todo o curso em diversas opções de pós-graduação. São mais de 200 cursos disponíveis nas modalidades presencial e digital (EaD) em diversas áreas do conhecimento. Para saber acesse www.pos.estacio.br. https://www.estaciocursoslivres.com.br/.

Começam as aulas da segunda etapa do Olinda Capacita Jovem

A segunda etapa do programa Olinda Capacita Jovem teve início nesta terça-feira (19) com cinco cursos: cuidador de idosos, auxiliar clínico-hospitalar, auxiliar administrativo, recepcionista geral e designer de sobrancelhas. Neste momento, os alunos terão aulas durante um mês, às terças e quintas, das 18h às 21h, divididos em quatro locais: Escola Municipal Gregório Bezerra (Jd. Atlântico), Escola Municipal Monte Castelo (Rio Doce) e Escola Municipal Pastor David Richard Blackurn (Alto da Bondade).Já as turmas da primeira etapa, concluem seus estudos na próxima semana: marketing digital, atendimento ao cliente, auxiliar de recursos humanos e barbearia. As aulas são ministradas em parceria com a Alpha Social, uma entidade sem fins lucrativos que já qualificou mais de 10 mil alunos em Pernambuco.

O Programa Olinda Capacita Jovem beneficia a população entre 15 e 29 anos e é o primeiro módulo de uma iniciativa que pretende abrir 1.500 vagas para cursos profissionalizantes durante este segundo semestre. Todos os cursos são gratuitos e podem ser acessados numa única plataforma (https://capacita.olinda.pe.gov.br/).

Além do público jovem, também serão oferecidos outros módulos: Olinda Capacita Empreendedor, Olinda Capacita Turismo, Olinda Capacita Cidadão e Olinda Capacita Línguas e Tecnologia. À medida que os cursos abrirem, a área correspondente estará disponível na plataforma. Cinco secretarias integram a iniciativa: Educação, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Esportes e Juventude, além de Patrimônio, Cultura e Turismo.

“Quando a gente centraliza tudo numa plataforma deixa as pessoas cientes dos cursos, horários e locais. Elas podem saber de todas as opções e se interessar por fazer algum curso, se capacitando gratuitamente para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais conhecimento e qualificação”, observa o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

Luz de Oxum recebe 325 atendimentos através do projeto Saúde nos Terreiros

O Saúde nos Terreiros é um projeto realizado pela Prefeitura de Olinda e tem o objetivo de facilitar o acesso da população de terreiro a serviços de saúde e direitos humanos dentro das comunidades tradicionais do município. Mais uma ação do projeto aconteceu nesta última terça-feira (19), no Terreiro Luz de Oxum, localizado na rua Monte Alegre, na Base e Rural de Olinda, e realizou 325 atendimentos.

No terreiro foram realizados serviços de Teste rápido de HIV – 16; Teste rápido de hepatite c – 16; Teste rápido de hepatite b – 16; Cadúnico – 06; Vem Livre Acesso – 06; Vacina covid adulto – 24; Vacina covid criança – 26; Vacina de Gripe – 50; Avaliação nutricional – 38; Teste rápido de HGT – 33; Aferição de pressão Arterial – 33; Atendimento médico – 30; Teste rápido de covid 19 – 09; Citologia – 04; Encaminhamento para vasectomia – 01; Encaminhamento para DIU – 01; Acupuntura – 01; Massagem terapêutica – 15.

O projeto é da Secretaria de Saúde , encabeçado pela Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra de Olinda e tem a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Para encerrar o calendário de ações do mês de julho, o projeto Saúde no Terreiros será na próxima terça-feira (26), no Ilê Axé Oxaguian Bumin da Yalorixá Mãe Elisângela de Xangô Agodô. O terreiro fica localizado na rua Santa Rosa, 298, Sapucaia de Dentro

Saúde Bucal: Odontocape ganha parceria com o alinhador Invisalign

A empresária Anabela Alencar que cuida do marketing e do administrativo do Grupo Odontocape foi buscar em casa quem precisava para atuar na nova campanha das redes sociais da empresa: a filha Bárbara que reúne beleza e não só a técnica por ser modelo, mas conhecimento como estudante e estagiária de odontologia. Bárbara está no segundo ano do Curso de Odontologia, na Faculdade FPS e protagoniza os vídeos e peças publicitárias do mais novo serviço oferecido pela rede de consultórios aos seus pacientes e interessados, o alinhador transparente, “quase invisível” como muitos desejam.

A “Garota Sorriso Odontocape” detalha na campanha as vantagens do aparelho “do momento” e destaca a moderna tecnologia por trás do Invisalign. O novo queridinho aparelho para correções é reconhecido entre os ortodontistas por sua eficiência e agilidade nos tratamentos. A Rede Odontocape, já consilidada e creditada, conta atualmente com seis unidades na Região Metropolitana do Recife (Graças, em Boa Viagem, no Derby, na Caxangá, em Piedade e Olinda). Informações sobre o tratamento com o alinhador Invisalign pelo (81) 3301.7830.

Redação com veículos e assessorias- Fotos: Divulgação

Compartilhar