Alerta: Johnson & Johnson suspenderá

venda de talco para bebês em 2023

 

 

A Johnson & Johnson vai suspender em 2023 a venda de talco para bebês em todo o mundo, após milhares de reclamações sobre a segurança do produto, suspenso há dois anos nos Estados Unidos (EUA) e no Canadá. Em nota, a farmacêutica norte-americana informou que tomou a decisão de substituir o talco por amido de milho no produto infantil, depois de ser alvo de cerca de 38 mil ações judiciais. As queixas vinculam a utilização do pó de talco, em longo prazo, ao desenvolvimento de câncer, embora a farmacêutica continue a negar que o produto seja a causa.

Em 2018, surgiram boatos de que a Johnson & Johnson sabia que o seu pó de talco tinha asbesto, um mineral com composição e características semelhantes às do amianto e com efeitos nocivos para a saúde. Desde então, a J&J enfrentou milhares de ações judiciais com a acusação de que teria contribuído para o desenvolvimento de câncer nos ovários em consumidoras do produto. A empresa nega e diz que, a cada ano, gasta milhões de dólares com esses casos.

“A nossa posição sobre a segurança do pó cosmético permanece inalterada. Apoiamos fortemente as décadas de análise científica por médicos especialistas em todo o mundo, confirmando que o pó de talco para bebês, da Johnson, é seguro, não contém asbesto e não causa câncer”, disse a farmacêutica. A empresa enfrenta outros problemas legais nos EUA e concordou, no início deste ano, em pagar milhões de dólares a vários estados, juntamente com outros grandes distribuidores de medicamentos, assumindo a responsabilidade na crise dos opiáceos.Nas últimas duas décadas, a morte de mais de 500 mil norte-americanos foi associada a overdoses de opiáceos, incluindo analgésicos prescritos e drogas ilícitas, como heroína e fentanil produzido ilegalmente.

Especialista explica o aumento de otite no inverno e dá dicas de prevenção

 

Com a queda nas temperaturas, é comum doenças surgirem com mais frequência como gripes, resfriados, asmas, sinusites e rinites. Mas além dessas, também é notório o aumento da otite, que é uma inflamação no ouvido que acomete muitas pessoas no inverno. A otorrinolaringologista credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, Cecília Laranjeira, explica a razão deste aumento da doença nesta época do ano: “No inverno, as infecções respiratórias são mais frequentes devido a maior aglomeração das pessoas em ambientes fechados e a maior incidência de processos alérgicos, como as rinites.

A otite média aguda é uma inflamação no ouvido médio – atrás do tímpano – causada por vírus ou bactérias que provocam essas infecções respiratórias, e ocorre quando as secreções nasais chegam ao ouvido, através da tuba auditiva, gerando o processo inflamatório. Outro ponto importante é que esse tipo de otite é mais comum nas crianças, pois anatomicamente a sua tuba auditiva é mais curta e horizontalizada, facilitando a passagem dessas secreções”, destaca.

A médica também dá dicas de como se prevenir da doença durante o período de baixas temperaturas. “A prevenção de otite inclui manter o calendário de vacinação da criança atualizado -principalmente vacinas contra influenza, gripe e pneumococo -, aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, evitar contato com fumantes, higienizar frequentemente as mãos, fazer a lavagem nasal e oferecer o seio ou mamadeira com a criança inclinada 30-45 graus”, explica.

A otorrinolaringologista orienta quando procurar o especialista e sobre o diagnóstico. “O paciente deve procurar um especialista caso apresente dor de ouvido, saída de secreção pelo ouvido, zumbido repentino ou diminuição da audição. A criança apresenta irritabilidade, febre e tende a levar a mão ao ouvido. A avaliação otorrinolaringológica é de extrema importância para o diagnóstico correto. Através da otoscopia, conseguimos avaliar a membrana do tímpano para o diagnóstico e tratamento adequados”, finaliza.

Estado investe mais de R$ 119 milhões em 11 municípios

 

O Governo de Pernambuco destinou R$ 119,5 milhões para investimentos em diversas áreas de 11 municípios da RMR, do Agreste Central e Setentrional e da Zona da Mata Norte e Sul.“São investimentos importantes para os municípios, que estão sendo contemplados com obras de recuperação total de estradas, construção de quadras cobertas e uma série de ações para incrementar o abastecimento de água dentro das cidades e na zona rural. Estamos aprimorando a infraestrutura das cidades para melhorar a qualidade de vida do povo, e para Pernambuco continuar a caminhar em favor da sua população”, enfatizou o governador Paulo Câmara.

Garantindo a infraestrutura viária, foram assinadas ordens de serviço para restauração de rodovias como a PE-149, que liga os municípios de Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Lajedo, no Agreste. Está garantida também a requalificação das PE-009, em Sirinhaém, e PE-072, em Rio Formoso, que dão acesso às praias do Litoral Sul. Já na área de recursos hídricos, o Estado autorizou a implantação do novo sistema adutor de Camaragibe, no Grande Recife; a ampliação do sistema de abastecimento de água de Chã de Alegria, na Mata Norte; a implantação de nova captação a partir do Rio Amaraji, para abastecer Ribeirão, na Mata Sul; a melhoria do abastecimento de São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional; e o arrendamento do sistema fotovoltaico conectado à rede para compensação da energia gerada em unidades consumidoras da Compesa em Passira, também na mesma região.

Para a educação, foram autorizadas quadras poliesportivas em escolas de Goiana, Passira e Camaragibe. Neste último município, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Antônio Carneiro Leão receberá serviços de reforma e ampliação.Obras de desenvolvimento urbano e habitação autorizadas pelo governador também vão assegurar a pavimentação de ruas em Araçoiaba, Goiana e Passira. Está prevista, ainda, a implantação de sistemas simplificados de abastecimento em Macaparana e São Vicente Férrer.

Meio Ambiente: Ações educativas movimentam praias olindenses

 

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental retomou o trabalho de orientação aos comerciantes das praias da cidade. O objetivo é a preservação do meio ambiente, limpeza da faixa de areia e calçadão, além do descarte correto dos resíduos e a preocupação com o bem-estar de quem trabalha e frequenta a orla.
A força-tarefa é realizada de forma contínua, promovendo abordagens e tentando coibir a resistência de alguns barraqueiros. “Na praia do quartel, em Bairro Novo, e na área da Santa, em Rio Doce, sentimos mais resistência porque os barraqueiros utilizam muito o carvão e o acúmulo grande de plástico na areia. A sensibilização para o pessoal das barracas e banhistas ainda está deixando a desejar um pouco”, explica Cleide Amorim, Especialista em Educação Ambiental de Olinda.

Já na praia de Casa Caiada, os técnicos não encontraram dificuldade em conversar com os trabalhadores. Com tranquilidade, eles ouviram as dicas e garantiram seguir as orientações. “Aqui a gente chega cedo, varre, recolhe o lixo e fica atento ao horário da coleta”, afirma José Brito, barraqueiro há 35 anos. O comerciante Douglas Nascimento atende banhistas de Casa Caiada há uma década e garante que o trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente tem que ser constante. “Com a praia limpa, o cliente sempre volta porque entende que somos diferenciados. Dessa forma a gente vai conquistando cada vez mais”, garante Douglas.

A ação educativa deve acontecer sempre às sextas-feiras nas praias de Rio Doce, Casa Caiada, Bairro Novo, Carmo, Milagres e Del Chipre. “Ainda não chegou o verão, mas precisamos estar acompanhando de perto esses comerciantes para orientar e preservar as nossas praias”, diz Sergio Figueiredo, diretor de Planejamento Ambiental de Olinda.

Cerimônia Coletiva : Inscrições abertas

para o “Casamento dos Meus Sonhos”

 

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, deu início às inscrições para o “Casamento dos Meus Sonhos”. A cerimônia coletiva é voltada para a população que não têm condições financeiras de realizar a tão almejada festa. Os interessados têm até o dia 5 de setembro para comparecer a Câmara de Mediação e Conciliação, na Rua do Sol, 271, no bairro do Carmo, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h às 17h, com a devida documentação. A iniciativa traz a chance de “dizer o sim” em um momento especial, cercado pelo carinho de familiares e amigos, fortalecendo histórias de vida. Entre os documentos exigidos, o RG; CPF; comprovante de residência, sendo necessário ser morador de Olinda); certidão de casamento (casos de divórcio averbado, com sentença homologatória); contracheque e carteira de trabalho. E cada casal deve ter renda, mensal, de até dois salários mínimos.

Até a sonhada data, os casais contarão com palestras e aconselhamentos para ajustar toda preparação do casamento coletivo. A formação também esclarece sobre os detalhes jurídicos que envolvem o matrimônio e trâmites para a obtenção de programas sociais.De acordo com a diretora de Mediação e Regularização, Éryka Botelho, trata-se de um passo de extrema importância. “Muitos casais, na prática, já estão casados, mas ter uma festa, ter tudo registrado, documentado, representa uma conquista, um passo que promove mais dignidade” afirmou. Serviço:– Matrimônio Coletivo: Casamento dos Meus Sonhos – Inscrições até 5 de setembro – Câmara de Mediação e Conciliação de Olinda – Rua do Sol, 271, Carmo

Em Paulista, SUS Itinerante com novo calendário após realizar cerca de 800 atendimentos

 

O Programa SUS Itinerante, promovido pela Prefeitura de Paulista, está com o calendário definido para a segunda quinzena de agosto. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Saúde, realizou cerca de 800 atendimentos na primeira quinzena deste mês. O objetivo é ampliar a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Na ação, uma equipe da Secretaria vai até as Unidades de Saúde da Família – USF – para inserir a população no Cadastro Nacional de Saúde – CNS. Quem procurar um dos postos durante o período definido no cronograma poderá obter a primeira ou segunda via do Cartão SUS, além de alteração cadastral. Para obtenção da primeira via do cartão, é preciso apresentar certidão de nascimento e comprovante de residência. Em relação ao procedimento para a segunda via, é necessário estar munido de documento de identificação com foto e CPF, enquanto para efetuar alteração cadastral são exigidos documento de identificação com foto e comprovante de residência.

O Cartão SUS é o principal documento utilizado dentro do Sistema Único de Saúde em qualquer atendimento feito na rede municipal. Cada um possui um número de identificação, único e pessoal, que serve para identificar a pessoa em meio aos outros usuários, permitindo acesso ao histórico médico completo na rede pública de saúde. Confira o cronograma com os próximos locais, datas e horários do “SUS Itinerante”:

  • 15/08: Mercado Público de Paratibe – 9h às 12h
  • 16/08: USF Chã da Mangabeira – 9h às 12h
  • 17/08: USF Nossa Senhora dos Prazeres I e II – 9h às 12h
  • 18/08: CAPS Infantil – 13h às 16h30
  • 19/08: Igreja Batista, em Arthur Lundgren II – 9h às 12h
  • 22/08: Policlínica William Nascimento (9h às 12h); CRAS I e CRAS V (13h às 16h)
  • 23/08: USF Vila Torres Galvão (9h às 12h) e CRAS II (13h às 16h)
  • 24/08: Policlínica José Correia Mandu (9h às 12h) e CRAS III (13h às 16h)
  • 25/08: USF Edgar Alves I (9h às 12h) e CRAS IV (13h às 16h) – 26/08: Projeto Ação e Cidadania nos Terreiros – 9h às 12h

Saúde: Academia Recife oferece acompanhamento nutricional gratuito

 

Aliar um acompanhamento nutricional à prática de exercícios é fundamental para uma maior qualidade de vida. Quem mantém alimentação saudável em conjunto com uma rotina de atividades físicas pode obter vantagens para a saúde bem como prevenir sobre algumas doenças. A Academia Recife, administrada por Eduardo Couceiro por meio Instituto de Gestão do Esporte e da Cultura (IGEC), disponibiliza acompanhamento nutricional gratuito e é uma opção para quem deseja praticar atividades físicas sob a supervisão de um educador. Com unidades espalhadas no país, para receber o atendimento, é preciso agendar previamente com o professor de cada polo.

Os serviços funcionam de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h. Aos sábados, das 6h às 10h.“Para cada interessado será feita uma avaliação clínica, nutricional e de composição corporal (bioimpedância). Em seguida, haverá uma prescrição do cardápio individualizado, que será elaborado e entregue dentro de sete dias para o usuário em seu polo de treinamento”, explicou a nutricionista Kamilla Ravenna. Ela lembra os benefícios que a dieta personalizada pode resultar: “Com o acompanhamento podemos promover maior qualidade de vida, longevidade, hipertrofia, melhora do desempenho esportivo e emagrecimento. A dieta balanceada previne doenças e quando associada à atividade física, os resultados são mais rápidos, duradouros e eficazes. Juntas, elas promovem disposição, regulam taxas, sono, além de outros benefícios”, completou.

Agosto Dourado: UniFBV promove evento gratuito sobre o aleitamento materno

 

 

Celebrado neste mês, o Agosto Dourado relembra a importância do incentivo à amamentação. De acordo com o último Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil , o aleitamento materno no Brasil vem registrando um crescimento significativo.Com base em dados históricos, o levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio apontou que entre 1986 e 2020, subiu de 2,9% para 45,7% o percentual de crianças com até seis meses que receberam o aleitamento materno. No entanto, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa brasileira ainda se mantém em índices considerados razoáveis.

Para alcançar o conceito bom, é preciso que o percentual chegue a taxade 50%. “O leite materno promove o melhor desenvolvimento do bebê, principalmente para o prematuro, prevenindo doenças alérgicas e diminuindo o índice de obesidade e diabetes em crianças que mamam por um período maior. Ele reforça a imunidade, combate doenças e proporciona momentos especiais entre mãe e filho”, explicou a coordenadora do curso de enfermagem do Centro Universitário UniFBV Wyden, Nadynne Pastoriza.

Ela destaca a necessidade do acompanhamento durante essa etapa da vida da criança e da mãe. Segundo Nadynne, o leite materno deve ser o único alimento oferecido para as crianças até os seis meses. “Eles necessitam de acolhimento e acompanhamento durante todo o processo. A Enfermagem tem papel fundamental no pré-natal e nos primeiros meses de vida do bebê, orientando e sanando as dúvidas sobre a amamentação”, afirmou Nadynne, lembrando que durante o Agosto Dourado, várias campanhas são realizadas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do leite materno na infância. Atento a causa, o Centro Universitário UniFBV Wyden realiza nos próximos dias 24 e 25 evento gratuito e aberto ao público para discutir o assunto, abrindo com o curso ‘O olhar da enfermagem para a amamentação’, ministrado no laboratório de movimento UniFBV, na sede da instituição, na Imbiribeira, das 18:30h às 22h. Para participar, é necessário se inscreve: https://www.even3.com.br/agostodouradounifbv.

Redação com veículos e assessorias- Fotos-Divulgação.

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar