Alepe beneficia instituições sociais com alimentos arrecadados em ação beneficente
Quase três toneladas de alimentos foram doados pelos participantes do PedalAlepe, evento que marcou as comemorações dos 190 anos da Assembleia Legislativa
As organizações sociais Instituto Dom Helder Câmara (Idhec) e União de Mães de Anjos (UMA-PE) foram as beneficiadas com as quase três toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco no PedalAlepe, evento realizado no domingo (13/04) que marcou os 190 anos da Casa.
Com inscrições gratuitas, os interessados precisavam doar um quilo de alimento para confirmar participação no evento. A entrega dos alimentos foi feita pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e pelo primeiro secretário, deputado Francismar Pontes.
Fundado em 1984, o Instituto Dom Helder Câmara é uma organização sem fins lucrativos que busca preservar as obras do religioso na luta contra diversas formas de violência e opressão, promovendo a cidadania por meio da cultura e da arte. O Instituto é oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
Já a União de Mães de Anjos de Pernambuco promove assistência às famílias de crianças com microcefalia, vitimadas pela epidemia do Zika Vírus em 2015 e 2016.
Na entrega dos alimentos, realizada nesta terça-feira (22/04) no auditório Enio Guerra, na sede Alepe, o presidente Álvaro Porto reforçou a atenção da Assembleia Legislativa no acompanhamento das dificuldades pelas quais passam as mães de crianças com microcefalia. “Essa doação reforça o compromisso da Alepe com o voluntariado, além de amenizar a dor e a situação precária que a maioria dessas famílias passam”.
Diretora da UMA-PE, Germana Soares ressaltou que um dos principais auxílios oferecidos às famílias acolhidas pela instituição é a alimentação. Cada alimento que chega diminui um pouco as despesas, que já são enormes. É um alívio na rotina dessas mães, pais, crianças e famílias como um todo”, agradeceu.
No repasse dos kits de alimentos ao Instituto Dom Helder Câmara, realizado na última quarta-feira (16/04), o primeiro secretário Francismar Pontes pontuou a seriedade do trabalho realizado pela instituição em prol dos mais vulneráveis. “Nos sentimos parte desse processo e tornaremos essa ação anual, garantindo sua continuidade”.
A importância da parceria com a Alepe foi ressaltada pela diretora executiva do Idhec, Virgínia Pimentel. “É uma aliança que fortalece não somente a preservação da memória de Dom Helder. Trata-se de uma ação prática, que chega na ponta, nos jovens vulneráveis de áreas de risco, que encontram no contraturno escolar apoio, alimentação e encaminhamento para o mercado de trabalho”.
Esta foi a 3ª edição do PedalAlepe que este ano atraiu cerca de três mil ciclistas. Sucesso no calendário anual de atividades da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a iniciativa aborda sempre uma temática atual, a exemplo dos 200 anos da Confederação do Equador, celebrados no ano passado. Na ocasião, o percurso do pedal foi batizado de ‘Circuito Frei Caneca’, incluindo os locais e prédios históricos que marcaram o movimento revolucionário de lutas libertárias liderado pelo religioso em 1824, em Pernambuco.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

