Além do Recife, PSB foca em Olinda com Gleide e Jaboatão com Elias

 

Embora tenha como certa a reeleição do prefeito João Campos, o PSB planeja estender os ventos favoráveis que experimenta na capital aos municípios de Olinda e Jaboatão. Para isso vai ajudar tanto a deputada Gleide Ângelo, candidata do próprio partido, em Olinda, como Elias Gomes, em Jaboatão, candidato do PT. Como é muito forte o voto de fronteira entre a capital e as duas cidades, a estratégia é João Campos caminhar com Gleide e Elias nessas áreas ajudando-os a se beneficiar da boa fase vivida pelo prefeito recifense.

Uma alta fonte do partido informou a este blog que os demais municípios metropolitanos não serão esquecidos mas Olinda e Jaboatão são, geograficamente, prioritários. João já declarou apoio a Elias em encontro na sede do PSB. A candidatura de Gleide é tida como certa, inclusive ela já começou a andar pelas ruas da Cidade Alta nos finais de semana. Como é muito conhecida não tem dificuldade de ser notada pelas pessoas e falar de segurança e das mulheres, duas pautas do seu mandato.

Há poucos dias, a ministra Luciana Santos disse acreditar na união da esquerda na cidade. Como nem ela nem Renildo desejam ser candidatos, embora mantenham mistério sobre o assunto, a mesma fonte do PSB que falou de Olinda e Jaboatão, concluiu sobre o que disse a ministra: “espero que a união se dê em torno do PSB”.

Embora a ex-deputada federal Marília Arraes tenha se antecipado e apoiado a candidata do prefeito Lupércio, Mirella Almeida, a tese de união dos demais partidos continua. O PT lançou a pré-candidatura do vereador Vinícius Castello mas deve sentar para conversar. A grande prioridade petista é Elias e, no sentido de ajudá-lo, Vinicius pode até ser, com se especula, o vice de Gleide.

Renildo fora

Não passou de uma chuva de verão o vídeo divulgado pelo deputado federal Renildo Calheiros em suas redes, falando em Olinda e no seu trabalho pela cidade. Apesar do alvoroço político que causou, uma fonte do PCdoB revelou ao blogdellas que o nome do deputado não está em cogitação porque o próprio não deseja voltar à Prefeitura. Prefere ficar em Brasília. O que o PCdoB deseja mesmo é ser ouvido.

Lula e João

O presidente Lula não perdeu a esperança de ver uma chapa PSB/PT no Recife. Um interlocutor do presidente revelou a este blog que ele deseja mesmo que o PT se defina por um nome e ele próprio o levará ao prefeito. Os petistas, inclusive Lula, entendem que João não deixará de ouvir o presidente antes de escolher o vice. No PT recifense não se levou em consideração a filiação recente de vários secretários municipais a diversos partidos. Acha-se que João lançou mão de uma estratégia para adiar o prazo de escolha. A ver.

Não houve jabuti, diz Moraes

O deputado estadual Antonio Moraes ligou para este blog informando que não entendeu como um “jabuti” a anexação feita pelo Governo do aumento salarial da PM à extinção das faixas. Diz que, quando o projeto foi discutido na primeira comissão da Alepe, a de Justiça, os deputados presentes, inclusive de oposição, foram informados que, como constava no texto aumento de salário, a proposta de extinção das faixas não poderia ser mudada. “A governadora não enganou a ninguém”- explicou.

Como a deputada estadual Gleide Ângelo vai aparecer na próxima pesquisa em Olinda?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar