“Além da Lenda – O Filme”, primeiro longa de animação produzido em Pernambuco, já nos cinemas

 

Adaptação para os cinemas da série animada “Além da lenda”, exibida na TV Brasil desde 2018. Dirigido por Marília Mafé e Marcos França, o filme acompanha Lucas, um menino fã de super-heróis que encontra um livro mágico que reúne todas as lendas do folclore brasileiro. Mesmo sem saber, o jovem se torna o responsável por proteger personagens como Saci, Curupira e muitos outros. Gabriel Leone e Hugo Bonemer estão no elenco de vozes da animação. “Além da Lenda – O Filme”, é o primeiro longa de animação produzido em Pernambuco.

Segundo Ulisses Brandão, produtor executivo e um dos roteiristas, foi durante a criação da série que nasceu o desejo de fazer o longa. “Começaram a surgir ideias que não cabiam na série. A gente viu que precisava expandir esse universo para várias frentes narrativas. Nos questionamos se estávamos prontos para isso. Ficamos um pouco inseguros no início, mas naquela época o contexto político e cultural do Brasil era outro. O Ministério da Cultura acabou abrindo uma linha de edital em que o projeto se encaixava bem . Mesmo com o financiamento garantido, o estúdio ainda tinha que encarar outros desafios pela frente. A gente nunca tinha feito nada igual. E do ponto de vista técnico, querendo ou não, é uma produção enorme. Chegamos a ter, 50 pessoas no projeto. Foi um processo de aprendizagem muito rico”, revela. Vale conferir com a garotada neste fim de semana.

Saúde de Olinda levando reabilitação gratuita a quem precisa

 

Quem precisa de atendimento gratuito para reabilitação física em Olinda pode procurar o Centro de Reabilitação da cidade (CRO), no Bairro Novo, ou algum dos dois Núcleos de Fisioterapia instalados, em Ouro Preto e Águas Compridas. Para ser atendido em uma das unidades é necessário um encaminhamento, que pode ser emitido por médicos nas unidades de saúde e policlínicas do município, ou hospitais públicos da rede SUS. No CRO são ofertadas gratuitamente as especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, ortopedia e terapia ocupacional, de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 12h e 13h às 17h. Não há idade mínima para ser atendido. De março a junho foram uma média de 4.300 atendimentos, com a expectativa de mais de 40 mil procedimentos até o final de 2022. A unidade fica na Rua Prof. José Cândido Pessoa, 1216 – Bairro Novo. Núcleos de Fisioterapia nos Bairros: A gestão municipal também oferece dois núcleos exclusivamente para fisioterapia, que funcionam nos bairros de Ouro Preto e Águas Compridas. Esses equipamentos atendem apenas adultos. O núcleo de Ouro Preto funciona na R. Boabá, s/n, próximo ao mercado Soberano. Já o núcleo de Águas Compridas fica na Estrada de Águas Compridas s/n, após o Colégio Raimundo Diniz. Ambas funcionam das 7h às 17h.

Ainda em Olinda, um serviço oportuno: Assistência jurídica à população

 

A Câmara de Mediação e Conciliação promove assistência jurídica à população. O atendimento acontece nas áreas cível, criminal, família, previdenciária e trabalhista. Não é necessário agendamento. A população sem condições de custear os honorários de um advogado pode contar, gratuitamente, com orientação, assistência jurídica, abertura e acompanhamento de processos, entre outros. O serviço funciona na Câmara de Mediação e Conciliação do município, com atendimento às segundas, quartas e quintas-feiras, das 13 às 17h. A unidade fica localizada na Rua do Sol, 271, no bairro do Carmo.

A demanda é espontânea, não sendo necessário realizar agendamento. Em convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o espaço atua nas áreas do Direito Civil, de Família, Criminal, Previdenciário e Trabalhista. Após a abertura do processo, os advogados acompanham o andamento do caso até a audiência e a homologação, feita no Fórum de Olinda. “Por meio de acordos, promovidos com a aceitação das partes envolvidas, é possível obter a resolução das causas com mais agilidade” explica a diretora de Mediação e Regularização Fundiária, Éryka Lima. Em balanço recente, foram registrados, apenas na área do Direito de Família, cerca de 300 novos processos abertos mensalmente. Este segmento trabalha, por exemplo, com procedimentos de divórcio, regime de bens, guarda de filho(s), requisição de pensão alimentícia e investigação de paternidade. Entre os serviços ofertado, estão ações nas áreas cível, como as referentes à pensão, planos de saúde, divórcio e indenização; trabalhista, como verbas rescisórias, FGTS e décimo terceiro salário; criminal, com audiências, liberdade provisória; e, ainda, previdência, ligada à aposentadoria e reajustes.– Câmara de Mediação e Conciliação de Olinda – Rua do Sol, 271, no Carmo – Horário: das 13h às 17h – Atendimento ao público: segundas, quartas e quintas – Informações: (81) 3429.1217

SUS Itinerante contabiliza, no segundo dia, mais de 160 atendimentos em Paulista

 

A Prefeitura do Paulista amplia a cobertura do SUS no município, com ação oportuna que já mostra resultados positivos: 167 pessoas foram atendidas, nesta última quarta-feira (03), segundo dia do Programa SUS Itinerante, que ocorreu no Centro de Saúde João Abimael, no bairro de Vila Torres Galvão. Na ação, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde vai até as Unidades de Saúde da Família – USF – para inserir a população no Cadastro Nacional de Saúde – CNS. Quem procurar uma dos postos durante o período definido em um cronograma, poderá obter a primeira ou segunda via do Cartão SUS, além de alteração cadastral.“O sucesso desta ação é reflexo assíduo da gestão, bem como dos profissionais de saúde, pois batemos mais de 160 atendimentos entre emissão, reemissão, alteração cadastral do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e distribuição dos cartões do Programa Visão do Povo”, informou o diretor em Regulação Assistencial da Secretaria de Saúde, João Victor Targino.

Para emissão da primeira via do cartão, é preciso certidão de nascimento e comprovante de residência. Para emitir a segunda via, é necessário estar munido de documento de identificação com foto e CPF, enquanto para efetuar alteração cadastral são exigidos documento de identificação com foto e comprovante de residência. O Cartão SUS é o principal documento utilizado dentro do Sistema Único de Saúde em qualquer atendimento feito na rede municipal. Cada um possui um número de identificação, único e pessoal, que serve para identificar a pessoa em meio aos outros usuários, permitindo acesso ao histórico médico completo na rede pública de saúde.

Confira os próximos locais, datas e horários do “SUS Itinerante”:

  • 04/08: USF Maranguape I B – 9h às 12h
  • 05/08: USF Chega Mais – 9h às 12h
  • 08/08: USF Jardim Paulista Baixo II – 9h às 12h
  • 09/08: USF Quirino Ribeiro – 9h às 12h
  • 10/08: USF Nobre – 9h às 12h
  • 11/08: USF Pau Amarelo – 9h às 12h
  • 12/08: USF Aurora – 9h às 12h

Abreu e Lima ganha nova unidade da Fibrasa

 

O Governo de Pernambuco firmou protocolo de intenções com a empresa Fibrasa para a instalação de uma nova unidade fabril no Polo Empresarial de Abreu e Lima, na RMR. O empreendimento, cujo foco será a produção de baldes plásticos, contempla aporte privado de R$ 70 milhões e deve gerar 100 vagas de trabalho. O acordo é fruto de articulação conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).“Fico muito satisfeito de poder anunciar mais este investimento, com boas perspectivas de geração de empregos. É o resultado do trabalho proativo do Governo de Pernambuco, que consolida o município de Abreu e Lima e o Litoral Norte como potenciais locais para atração de novos negócios”, frisou o governador Paulo Câmara.

O diretor-presidente da Adepe, Roberto de Abreu e Lima, destacou os constantes esforços para manter um ambiente favorável para a instalação das empresas no Estado. “Vamos entrar com uma contrapartida de melhoria da infraestrutura do acesso à fábrica, investindo R$ 1,5 milhão através da Adepe. Atuamos não só na atração de novos negócios, mas também temos o cuidado de proporcionar as melhores condições para os investimentos já existentes. Quem investe em Pernambuco conta com nosso apoio permanente”, pontuou.

A Fibrasa atua há mais de 50 anos no mercado e já possui uma planta fabril em Abreu e Lima e outra no Espírito Santo. Processa 25 mil toneladas de polipropileno por ano. O grupo distribui para todo o Brasil e América Latina, atuando junto a indústrias de alimentos, bebidas, pet food, química e sabão. O vice-presidente da companhia, Leo de Castro, destacou o crescimento da demanda em pernambucano como fundamentais para tomar a decisão de ampliar as atividades. “Estamos extremamente satisfeitos com a operação em expandir, além de discutir melhorias para o entorno da fábrica. O Governo de Pernambuco não mediu esforços para nos apoiar”, afirmou. Ele esteve acompanhado do diretor-presidente da empresa, Sérgio Rogério de Castro.

Agosto Azul e Vermelho: um alerta para o cuidado com a saúde vascular

O mês de agosto chega com a campanha Azul e Vermelho, idealizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). A ação tem o objetivo de engajar a população na realização de consultas com especialistas vasculares e exames de rotina, além de incentivar hábitos saudáveis no dia a dia. As cores azul e vermelha foram escolhidas para fazerem alusão ao nosso sistema circulatório, quando as veias e artérias são identificadas pelas duas tonalidades. Neste mesmo mês, no dia 15, é celebrado o Dia do Cirurgião Vascular, o que motivou a escolha de agosto para ser realizada a campanha.

A angiologista e cirurgiã vascular Irlanda Cavalcanti explica melhor sobre a importância do Agosto Azul e Vermelho. “A prevenção é a grande bandeira desta iniciativa da SBACV. As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, com 17 milhões de óbitos anuais. As varizes, aneurismas, insuficiência venosa crônica e doenças das carótidas – que causam acidente vascular cerebral, entre outras, podem ser evitadas com ações simples e idas regulares aos especialistas”.

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, apontou que o número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil cresceu até 132% durante a pandemia. “Com a chegada do novo coronavírus os números cresceram bastante. Muitas pessoas deixaram de procurar o sistema de saúde ou não conseguiram ser atendidas. Somente o AVC foi responsável por mais de 230 mil óbitos no país no ano passado”. “É importante estar sempre buscando um estilo de vida mais saudável, ingerindo muita água, se alimentando bem, evitando o cigarro e o consumo excessivo de álcool, além de praticar regularmente exercícios físicos. O seu corpo e o sistema circulatório irão agradecer pelo cuidado”, lembra a especialista.

Rede varejista aposta em redução de preços para comemorar aniversário e atrair clientes

 

Para comemorar os três anos de atuação no mercado, a rede pernambucana Novo Atacarejo lança campanha especial de aniversário. A iniciativa envolve descontos variados em todas as seções e nas 13 lojas em operação no Estado, entre Região Metropolitana do Recife e interior. “Após o Natal, o nosso aniversário é o período de maior venda do ano”, adiantou a gerente de Marketing, Jessica Almeida. Segundo ela, a ação começa nesta quinta-feira, dia 04/08, e segue até o próximo dia 04 de setembro. Diferente do que geralmente é praticado no mercado, ao invés de prêmios e sorteios para apenas alguns ganhadores, a ideia é fazer com que todos sejam beneficiados com preços mais baixos nas gôndolas. “Serão 30 dias de preços ainda mais baixos que os praticados durante a Black Friday e em dias de inauguração de loja”, avaliou Jessica. Conforme a gestora de Marketing, no lugar de oferecer prêmios como carro zero quilômetro, na troca de cupons, o diferencial da campanha deste ano é conceder mais descontos nos preços dos produtos. Com isso, a intenção é alcançar mais pessoas e também colaborar com o orçamento das famílias e empreendedores do setor alimentício, na atual realidade social. “Negociamos com fornecedores de todas as áreas para conseguirmos realizar promoções durante o mês inteiro”, ressaltou Jessica.

No mês de aniversário, foram definidos ainda dias em que os preços em seções serão ainda mais em conta ao consumidor. Toda terça e quarta, por exemplo, o foco será no setor de hortifruti. Também haverá o dia do bebê, com redução nos valores de itens, no setor de fraldas e perfumaria infantil, além do dia da carne, com ofertas no setor de açougue. O calendário de aniversário também envolve a inauguração de uma nova loja, no final deste mês, no Cabo de Santo Agostinho. Será a 14ª unidade da rede, em Pernambuco. Para finalizar a campanha, haverá um festival envolvendo mais 200 itens com redução maior de preços. Chamado de Dia do Novo, a ação ocorrerá entre os dias 01 e 04 de setembro, em todas as lojas da rede.

Olá! O Centro do Recife – que percebeu redução no movimento de pessoas ao longo dos anos – tem recebido olhares e ações por parte de empresas, órgãos públicos e população. O comércio, principalmente, é quem mais está interessado em melhorar o cenário atual. Adianto o que a CDL Recife – que representa o varejo da capital pernambucana – espera. Parcerias, moradia, cuidados urbanos e mobilidade estão entre as principais pautas. Qualquer dúvida, estou à disposição. Abs, tony duda.

Reforçar parceria com setores públicos e privados pode melhorar Centro, diz CDL Recife

 

 

O comércio do Recife quer renovar os negócios e reconquistar o consumidor de volta ao Centro, considerado o coração da cidade. A região abriga parte da história da capital pernambucana e concentra um verdadeiro polo varejista de produtos e serviços. São mais de 2 mil lojas, nos diversos segmentos, que também atendem pessoas e empresas de estados vizinhos. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), o setor de comércio de bens e serviços representa cerca de 70% do PIB da cidade.

Mas, ao longo das décadas, a região central vem percebendo diminuição do movimento do público. Houve fechamento de alguns estabelecimentos e também ampliação de novos negócios a outras áreas do município. “Precisamos atuar em conjunto com empresas e setor público para melhorar a infraestrutura e criar atrativos que despertem moradores e visitantes a se apropriarem novamente do Centro”, adiantou o presidente da CDL Recife, Fred Leal. Ele lembra que essa é uma luta antiga para se tentar mudar e otimizar o cenário atual.

Algumas empresas têm realizado ações e, mais recentemente, já há iniciativas sendo feitas por meio de parceria com o programa Recentro da Prefeitura do Recife. O programa tem como finalidade revitalizar a área central com atração de investimentos, incentivo à moradia, preservação do patrimônio histórico e cultural, estímulo ao turismo e outros projetos. “O Centro do Recife precisa ter vida e o comércio é a consequência das ações”, avalia o representante do varejo recifense. Vocação – Na visão dele, o comércio do Centro também precisa se repaginar. Aquele tradicional não volta mais. “Nós, lojistas, precisamos pensar qual é a vocação atual do Centro, para onde quer ir e como quer atuar?”, ressaltou Fred.

UNIT-PE e IJCPM juntos para levar jovens de baixa renda ao ensino superior

 

 

Jovens de baixa renda das comunidades do Pina e de Brasília Teimosa e já atendidos pelo Instituto JCPM (ijcpm.com.br) poderão vislumbrar novos horizontes para o futuro, dentro da formação de ensino superior. Uma visita técnica, na tarde ontem (01), às instalações do Centro Universitário Tiradentes (UNIT-PE) – integrante do Grupo Tiradentes – deu início à formulação de uma parceria para viabilizar o ingresso desses jovens no mundo acadêmico. Pelo programa, que está sendo elaborado, haverá a concessão de bolsas de estudo.

O encontro ocorreu nesta segunda-feira (01/08), na sede da instituição de ensino, na Imbiribeira. O evento contou com a participação do presidente do Grupo JCPM (jcpm.com.br), o empresário João Carlos Paes Mendonça, do fundador e membro do conselho administrativo do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa, do presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, além do educador, conselheiro do Grupo Tiradentes e professor emérito da UFPE, Mozart Neves Ramos. Também estiveram presentes representantes do Instituto JCPM (ijcpm.com.br) e de jovens do Pina e de Brasília Teimosa.

Conforme o programa, a Unit-PE e o IJCPM concederão bolsas de estudo parciais e integrais, com descontos que poderão variar entre 50%, 70% e 100%. A seleção será feita pela Comissão Permanente de Processo Seletivo da UNIT-PE (Compese), onde serão observados histórico escolar, redação e entrevista sobre projeto de vida. Além disso, o candidato deverá estar matriculado no pré-universitário do IJCPM.“Sem dúvida nenhuma irá reforçar nosso trabalho e beneficiar esses jovens estudantes, que vêm da escola pública, para que eles tenham oportunidade de estudar e crescer na vida”, pontuou o empresário João Carlos Paes Mendonça. Para ele, a educação é um meio de melhorar a vida das pessoas. A reitora da Unit-PE (pe.unit.br), Vanessa Piasson, também segue esta linha de pensamento. “Queremos criar oportunidades e contribuir com a sociedade, ajudando a resolver problemas reais da cidade junto com órgãos, empresas e entidades parceiras”, reforçou Vanessa.

Competências e habilidades:O fundador e membro do conselho administrativo do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa, também destaca a importância da educação. “O crescimento não depende só de dinheiro, mas da dedicação naquilo que se faz. É preciso olhar para o social”, disse. “Não consigo ver um país próspero se todos não tiverem oportunidade de estudar”, ressaltou Mozart Neves Ramos. Para ele, é fundamental o diploma, mas é importante desenvolver também outras habilidades. “Estamos em um mundo disruptivo. O mercado está olhando também para competências e habilidades desenvolvidas ao longo da vida”, completou o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP.

Extensão :Além de promover a inclusão de jovens no ensino superior, a iniciativa também prevê também que estudantes do centro universitário atuem de forma voluntária em atividades de extensão nas comunidades. A cooperação entre UNIT-PE e IJCPM poderá contemplar ainda bolsa monitoria, iniciação científica ou projeto de extensão, além de contratação pela instituição de ensino para quadro administrativo e acompanhamento de carreira.

Redação com assessorias – Fotos- Divulgação

 

Compartilhar