Notícias

“Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, vence melhor roteiro no Festival de Veneza

Neste sábado (7), o filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no 81º Festival de Veneza. O roteiro foi assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega. O longa tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para novembro, ainda sem data definida.

Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, com participação especial de Fernanda Montenegro, o filme aborda uma história que começa nos anos 1970, quando um ato de violência transforma para sempre a vida da família Paiva. A obra, tanto literária quanto cinematográfica, oferece a perspectiva daqueles que sofrem perdas sob um regime de exceção. Marcelo, Anna Lucia, Beatriz e Vera, filhos de Rubens Paiva, também estiveram presentes na cerimônia em Veneza.

O grande vencedor da noite, no entanto, foi Pedro Almodóvar com seu novo trabalho The Room Next Door. Este é o primeiro longa-metragem do diretor espanhol falado em inglês, que recebeu o Leão de Ouro, um prêmio que, nos últimos anos, tem indicado fortes concorrentes ao Oscar. Dos últimos dez vencedores desse prêmio, cinco foram indicados ao Oscar de Melhor Filme, e dois saíram vitoriosos (A Forma da Água e Nomadland).

O Leão de Prata, destinado à Melhor Direção, foi concedido a Brady Corbet pelo filme The Brutalist, uma das obras mais elogiadas da competição. O Prêmio Especial do Júri foi para Abril, da diretora Dea Kulumbegashvili.

Nicole Kidman conquistou a Coppa Volpi de Melhor Atriz por seu desempenho em Babygirl, dirigido por Halina Reijn (Morte Morte Morte). Já Vincent Lindon levou a Coppa Volpi de Melhor Ator por seu papel em Brincando com Fogo.

Mostra Paralela

O Brasil também brilhou na Mostra Jornada dos Autores com o filme Manas, a estreia em longa de ficção da diretora Marianna Brennand. A mostra, que ocorre paralelamente à competição principal, busca destacar novos talentos, e o trabalho de Brennand foi reconhecido com o prêmio de Melhor Direção. Filmado na região amazônica, Manas narra a história de uma jovem que decide enfrentar a violência sexual sofrida por diversas mulheres em sua comunidade.

Redação com veículos Foto: divulgação

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *